Jean Azevedo e Emerson Bina Cavassin, respectivamente piloto e navegador da Equipe Petrobras Lubrax, integram a lista de favoritos desta 18ª edição do Rally dos Sertões. A favor da dupla pesa a experiência de ambos e a melhor colocação de Jean em 2009, quando conquistou o terceiro lugar entre os carros, atrás apenas dos oficiais de fábrica alemães.
“Este ano a briga pelo título será mais justa, pois teremos veículos potentes e no mesmo nível técnico, e o que contará, principalmente, será a competência dentro do carro, valorizando o trabalho da dupla piloto/navegador, além de todo o esforço da equipe de apoio. Tenho certeza de que teremos um rali emocionante, com grandes nomes do off road nas trilhas, prometendo disputas acirradas em cada etapa”, ressalta o piloto Jean Azevedo, que também possui o pentacampeonato do rali na categoria Motos.
O Rally dos Sertões 2010 tem largada prevista em Goiânia (GO) no dia 10 de agosto e chegada na cidade de Fortaleza (CE), no dia 21, tendo 4.486 quilômetros no total. Segunda maior competição de fora-de-estrada do mundo, atrás apenas do Rally Dakar, a 18ª edição da prova ainda apresenta 95% de ineditismo em seu roteiro.
A Equipe Petrobras Lubrax competirá em mais duas categorias: Motos, com o piloto Denisio do Nascimento, vice-campeão de 2009, e o trio André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto.
Equipe Mitsubishi Brasil:
A equipe Old Boys terá o suporte de dois estrangeiros de renome no Rally dos Sertões 2010. O português Filipe Palmeiro será o reforço na logística de apoio, parte desportiva e estratégia de equipe e o francês Thierry Viardot ajudará na consultoria de engenharia do veículo da dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad durante o segundo maior rali do mundo, que começa no dia 10 de agosto, em Goiânia.
Os conhecimentos do francês Thierry Viardot, diretor técnico da Equipe Mitsubishi Japão nos últimos 26 anos, serão úteis no desenvolvimento da Triton SR ao longo dos Sertões. Viardot foi o principal responsável pelo projeto e fabricação de todos os 12 veículos da Mitsubishi, que foram campeões do Rally Dakar, tornando a montadora a maior vencedora da mais perigosa aventura off-road do planeta. Ele também fez parte da equipe de Spinelli no Dakar 2010, como diretor técnico. Nos Sertões, Viardot será responsável pela consultoria de engenharia.
O navegador oficial de Spinelli, o português Filipe Palmeiro, irá trabalhar na parte desportiva da equipe Old Boys, sendo o responsável pelo regulamento, contato com a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e direção de prova. Além de montar a logística diária de apoio, roteiros, mapas e idas aos briefings ao lado do navegador Youssef Haddad.
Equipe FORD Trucks - Edu Piano/Solon Mendes:
Nos últimos três anos, Edu Piano/ Solon Mendes não deram chances aos competidores dos caminhões no Rally dos Sertões, vencendo a disputa na geral e na categoria Leves. Em 2010, no entanto, a dupla terá um novo desafio: estrear um caminhão entre os Pesados. Apesar de saber das dificuldades, Piano acredita que o sucesso da equipe virá já em 2010.
“Os últimos três anos foram marcados por muita dedicação e muita união da equipe. Esses foram os fatores principais. É muito importante ter uma equipe unida e que esteja 100% no projeto e isso está acontecendo no novo caminhão, o que me faz acreditar que bons resultados virão já em 2010”, disse o piloto.
A bordo de um Ford Cargo modelo 1722e 4x4, a dupla ainda corre contra o tempo para fazer os últimos ajustes do equipamento. “Nós estamos finalizando seu desenvolvimento apenas agora, porque, apesar do projeto ter iniciado no ano passado, ele chegou para nós apenas no início do ano, então acabamos atrasando um pouco o inicio da construção. Infelizmente nós não conseguimos realizar todos os testes que queríamos, mas iremos encarar o Sertões com muita coragem”, afirmou.
Uma das possíveis dificuldades apontadas pelo piloto na prova que terá início no próximo dia 10 é o fato de não conhecer muito bem os sintomas do caminhão, como problemas que podem acontecer e o comportamento em tipos variados de terreno. No entanto, Edu mantém a confiança no veículo por acreditar muito no projeto.
"Estamos nos preparando em cima do que nós temos de experiência na competição. Eu não vejo que a falta de conhecimento do caminhão pode atrapalhar. Quando nós montamos a F4000, em 2002, nós viemos aprendendo com ela e conseguimos vencer em 2005, quando nós a preparamos com o Amable. Então, eu acho que nós temos que aprender com o caminhão aos poucos e continuar o desenvolvimento do projeto. Com um bom trabalho, quem sabe nós não conseguimos surpreender e mostrar o bom futuro que nós esperamos logo este ano?”, finalizou.
Marcio Medina - TR4 AT Powered by SFI CHIPS + KAISER Locker + Kit 4WD EVO + OFFSHOX FX5 e FX7 + Rally Design Stradalle + Ramsey 12K + algumas coisas