Olá.
Também considero que o que eu escrevi em 2018 ainda seja válido, apenas com algumas "atualizações", como o fato de que as importações para o Brasil se tornaram bem mais complexas e caras.
Assim, adquirir peças pela Lada Power ficou bem mais complicado e caro. Vai impactar diretamente os proprietários do "russinho".
[]s.
Amigo, nesse fim de semana devo ir para o interior. Há um Niva para ver, embora eu saiba, de antemão, que o dono nem pensa em vender. Mas se eu fosse olhar o carro para compra, você poderia me dizer o que é importante observar? Sei que a questão da estrutura, sobretudo nos suportes de quadro, suspensão, motor, é crítica, mas fora isso desconheço os pontos críticos.
Amigo, nesse fim de semana devo ir para o interior. Há um Niva para ver, embora eu saiba, de antemão, que o dono nem pensa em vender. Mas se eu fosse olhar o carro para compra, você poderia me dizer o que é importante observar? Sei que a questão da estrutura, sobretudo nos suportes de quadro, suspensão, motor, é crítica, mas fora isso desconheço os pontos críticos.
Olá.
Tem muuuuuita coisa que pode (e deve) ser observada na compra de um Niva.
Vou tentar me ater ao que é "principal" (na minha opinião e experiência).
Primeira coisa: ferrugem. Fique atento ao assoalho e as caixas (frontal, portas e traseira) de junção das chapas.
Segundo: transmissão. Excesso de vibrações ou dificuldades para engatar reduzida e bloquei pode indicar problemas. Teste simples: com a alavanca de transmissão no neutro, engate todas as marchas (menos a ré) sem pisar na embreagem. Se todas entrarem fácil, a transmissão está em bom estado.
Terceiro: direção e embreagem. Volante muito difícil de virar e pedal da embreagem muito "pesado" pode indicar problemas.
Quarto: parte elétrica. Quanto mais original, melhor. Atenção redobrada para alternador e regulador de tensão.
Quinto: motor. Não deve fazer barulho excessivo nem soltar muita fumaça. A marcha lenta deve ser estável. Marcas de vazamento de óleo indicam necessidade de troca de juntas e retentores.
Faça um "test driver" com o carro. Um bom Niva deve apresentar uma condução tranquila, semelhante a dirigir um carro de passeio convencional. Vibrações, ruídos ou dificuldade de dirigir indicam necessidade de reparo.
Veja se o carro está "bonito" (não "maquiado"); quem cuida bem de um veículo normalmente também cuida da aparência do mesmo.
Não se deixe levar pela "conversa de vendedor". Carros "em perfeito estado de conservação" existem somente quando o veículo for "0 km"; usados sempre vão ter uma coisa ou outra para fazer. Não fique empolgado demais com uma "mosca branca" a "preço de bananas".
Desconfie de carros "muito baratos"; também com o fato de ser caro não querer dizer que é bom. Ou seja, desconfie sempre.
Carros muito mexidos podem indicar problemas sérios.
A hora da compra é o único momento em que o doid... er..., quero dizer, o futuro proprietário de um Niva tem de ser racional.
[]s.