Bom,
Nunca me conformei com duas coisas no Niva (principalmente, tem outras que até dá pra engolir, com muita cerveja por cima...): a embreagem dura e o sistema de freios, duro e ineficiente (quem já desceu piranbeira em 1ª reduzida e com o 0 na mão sabe do que estou falando...).
Depois de muito ler por aí e pouco encontrar, a não ser que a adaptação do sistema de servo/cilindro mestre do Kadett era plug'n'play, me veio finalmente a motivação que faltava: meu cilindro mestre começou a vazar igual tubulação da sabesp.
Depois de uma rápida cotação, veio a paulada: pra mais de 200,00, o original. Aí, fui cotar o conjunto do kadett: 155,00, servo-freio + cilindro mestre, da varga. Fora a marca, o cilindro-mestre do Kadett tem diâmetro externo maior que o do niva, o que me faz deduzir que o diâmetro de seu êmbolo também é maior que o do niva, o que implica em menor força aplicada no pedal para a mesma frenagem (teorema de Pascal). Idem, ibidem para o servo-freio. Comprei. Rodei com ele no porta-malas por uns quinze dias (com o carro fazendo 10ml de fluido de freio por km...) até que no sábado de carnaval encostei o carro pra finalmente sanar tudo que resolveu dar problema de uma só vez (se fosse só o freio tava lindo). Obs.: O cilindro e servo-freio são do kadett pós-97. Depois posto o part number dos componentes.
Agora, vamos à adaptação: quem falou que era plug'n'play devia ter tomado tudo que era cachaça do universo!!! Não é impossível, mas requer uma boa dose de inventividade. Não tenho fotos, mas depois, bem depois, posso postar desenhos em CAD das peças que foram adaptadas e/ou fabricadas.
Segue a sequência dos trabalhos:
1 - O diâmetro do servo freio do kadett é uns 5 cm maior que o do niva, o que faz com que ele não entre no local original, devido ao cilindro de embreagem. Ele deve ser instalado na mesma direção do servo-freio original, com um distanciamento de 150 mm da parede corta-fogo. A haste de acionamento do servo freio tem comprimento de cerca de 180 mm, o que é quase suficiente. Nem preciso dizer que com isso o estepe não cabe mais no lugar original... Tampouco o canister, que quem ainda tem devia meter uma bala na cabeça. Capa esta porcaria logo!!!
2 - Retirado o sistema original, vem o segundo problema: o braço de acionamento do servo-freio do kadett é uma barra roscada (rosca M10x1,50), enquanto que o do niva é um garfo que é preso à haste do pedal de freio. Solução: após a extremidade do garfo o braço do niva se afunila para um diâmetro de 10,5 mm. O braço foi então cortado e ligeiramente afunilado. Como é de alumínio, não precisei de um torneiro para fazer a rosca na mesma medida do braço do kadett, mandei ver o cossinete nele. Fácil, fácil. Duas porcas para travamento e um tubo roscado de 30mm de comprimento fizeram a conexão entre as duas peças, com regulagem do comprimento do conjunto, permitindo que o conjunto alcançasse os cerca de 200 mm de comprimento necessários.
3 - Devido ao distanciamento de 150 mm, foram feitos dois suportes, em forma de "U", em chapa de aço galvanizado de 2 mm de espessura, para fixação do servo-freio à parede corta-fogo com o devido distanciamento.
4 - Pronto o suporte e testada a fixação, cai a ficha: vai entrar água e tudo que é tranqueira na !@#%!%*%* do buraco que ficou (o servo-freio original selava o furo da parede corta-fogo e por dentro só se via a coifa da haste do servo-freio). Não tive dúvidas: peguei o servo-freio original que ia pro lixo e cortei a parte onde vão os quatro prisioneiros de fixação, com o encaixe para a coifa. Coloquei isto no lugar, os suportes que fabriquei e o servo-freio. Encaixei a haste no pedal de freio, regulei o comprimento e fim... da primeira parte

5 - O cilindro mestre do kadett possui dois estágios, como o do niva, um pra o circuito de freios que frena as quatro rodas e outro que frena só as dianteiras. Acontece que o segundo estágio do kadett tem duas saídas, logo uma tem de ser selada por um bujão (acrescente isso a sua lista de materiais). Devido ao distanciamento (êta distanciamentozinho problemático...) as mangueiras de freio do niva não alcançaram o novo cilindro mestre. Foram usados três flexíveis de freio com rosca macho numa ponta e fêmea na outra para extensão das tubulações. Pra finalizar, a rosca das conexões do niva é M10x1,25 e as do kadett são M10x1,00. São necessários três adaptadores (um para cada conexão) macho M10x1,00 de um lado fêmea M10x1,25 do outro. Neste momento estou na captura desses adaptadores (na verdade nem comecei ainda...) para terminar o serviço.
Viram como não é tão plug'n'play assim?
Abraços frenados.
P.S.: Próximo passo: freio a disco nas rodas traseiras, com duas pinças em cada roda ("bloqueio"). Ainda maturando...
P.S.2: Como o cilindro mestre do kadett tem reservatório incorporado, usei o reservatório original para fluido de embreagem. Assim tenho uma bóia indicadora de nível e uma luzinha a mais pra acender no painel

