As pessoas que sabem mais que eu neste caso não estão mais frequentando este forun, infelizmente. Foram procuram um Forun que tem mais Aventura & Off road. Lá eles continuam fazendo plantão e ajudando os novos e futuros niveiros.
Procure lá a seção de NIvas.
Os Nivas comercializados a partir de 1998 contam com as mesmas características dos Nivas 1995 (21217 - Alteração na carroceria, porta traseira até o assoalho, painel redesenhado, bancos, transmissão com homocinéticas, freios, radiador de alumínio) mais as alterações no motor para injeção eletrônica monoponto. (extraído da lista Camaradas do Niva) http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4162
Na figura em anexo os diferentes motores que equiparam algumas das versões dos Nivas.
Problemas de corrosão são realmente comuns em alguns Nivas, mas grande parte desses problemas ocorreram em decorrência das condições em que o veículo permaneceu ao longo dessa última década, se ele foi muito judiado na trilha, se ficou muito tempo exposto ao sol/chuva/sereno/marezia. E mesmo sofrendo com todas esses intempéries você ainda encontra Niva em muito bom estado de funilaria o que ajuda a derrubar esse mito de que os Ladas são frágeis.
" O Niva Pantanal ate 94 era preparado no centro operacional da Lada em Sao
Paulo, portanto possivel ter um Renavam proprio e constar no documento de
propriedade. Apos os servicos de preparacao dos carros (PDI) serem passados
para os revendedores nao foi mais possivel fazer isto.
O Niva RC somente vale para o 95 que foi criado como Road Cruiser apenas
como marketing de vendas nao existindo preparacoes especiais , somente o que
estava na fabricacao.
Os Nivas sao basicamente iguais , ressalvando as modificacoes ano a ano que
vem de fabrica.
No Brasil, convencionou-se alguns modelos;
Niva1.6 4x4
Era fornecido como vinha de fabrica, nos chamavamos de normal.
Niva CD 1.6 4x4
Este era preparado somente com uma direcao esportiva de diametro menor ,
importado,fabricado pela Formuling da Franca para trabalhar em conjunto com
uma caixa de direcao com multiplicacao maior tambem originaria da Franca,
porem da Gemmer.
Niva Pantanal 1.6 4x4
O Niva Pantanal era basicamente o mesmos porem com adicao dos seguintes
itens de acessorios;
Direcao Esportiva, neste caso nacional fabricada pela Momo (Jolly)
Caixa de direcao com desmultiplicacao da Gemmer (Franca)
Quebra mato nacional
Guincho eletrico da Warn 4.000 lbs. (EUA)
Bagageiro fixado no teto (35kg.)
Frizo lateral de borracha.
Faixa decorativa Pantanal ( em cores, grafite, verde, ouro ou prata, de
acordo com escolha e cor do carro)
Espelhos esportivos pintados na cor do carro, modelo Flag
Niva RC 1.6 4x4
O Niva RC, como ja disse somente foi valido para o ano 95, modelo 21217.
As suas modificacoes basicas sao;
Alteracao na carrocaria, com porta traseira ate o assoalho, painel, bancos,
transmissao com adicao de homocinetica, freios, radiador de aluminio,
Niva 1.7 i 4x4
O Niva com injecao eletronica e comercializado a partir de 98, com as
caracteristicas do 95 na carrocaria mais as alteracoes no motor para injecao
eletronica monoponto. "