Aproveitando o assunto do Izzi.
Pensei em instalar freios à disco nas rodas trazeiras do Niva para acabar de vez com os problemas de barro após as trilhas.
Alguém tem idéia de forma de instalação e custo?
Será que fica bom?
abraços
Cesar
Versão Imprimível
E aê, Paulo.... Beleza?
Cara, primeiramente, desculpa a demora em responder (às vezes fico uns dias sem acessar :putz: . . .)
Bom, quanto às relações de marcha dos Nivas e Laikas, realmente são as mesmas (É o mesmo câmbio),
e até as diferentes relações de diferencial (10x43 e 10x41) estão presentes nos dois carros (Niva e Laika),
embora a grande maioria dos laikas - que eu saiba - vieram com 10x41...
Existe também a 11x43, mas... Ah, deixa pra lá :mrgreen: . . .
O que faz o Niva mais reduzido (pra compensar os pneus de maior diâmetro) é justamente a Caixa de Transferência que,
mesmo na posição "DIRETO" (normal), não é 1:1, e sim 1,20:1 (quando "reduzido", a proporção aumenta para 2,13:1).
Daí a "tomada do cabo do velocímetro/odômetro" ser (no Niva) na caixa de transferência, e não no câmbio (como no Laika) :wink: .
Quanto à Perua Laika.... Bom, o Soldier já explicou: Samara é uma coisa,
e Laika Sedã e SW (Station Wagon - Perua) são outras ;) ...
Qualquer coisa grita aê....
[]'s
Cesar, essa foi a primeira idéia que me veio. Até pelo fato de eu já ter projetado esses sistemas na faculdade quando eu fazia Mini-Baja.
O problema é que nossos amigos russos têm um cubo muito bitelo.
Eu vi (acho que foi aqui mesmo) uma adaptação do freio a disco do fusca.
Sugeri pro meu mecânico (especialista em freios e quem faz os freios da família toda, inclusive do Willys do meu primo) e ele acha que é complicado.
Cada vez que precisar trocar os discos tem que levar no torneiro, abrir o furo pro cubo, fazer a furação nova e assim por diante...
Eu acabei me convencendo que é mais prático, econômico e viável manter os tambores. Tô até pensando em fazer os moldes e mandar fundir, já que é MUITO difícil achar os ditos tambores...
Bom, é isso...
Abraço!
No site do Cassiano tem essa adaptação: http://www.natal4x4.com.br/freios.htm :pensativo: .
Inclusive, se não me engano, o Flugêncio (que, por sinal, está participando desse tópico) usa esse sistema :pensativo: . . .
[]'s
Izzi e Shakall
Estive recentemente conversando com o Júnior da Atacama 4x4 (oficina especializada em 4x4 ) sobre a possibilidade desta instalação, e pelo que pude entender ele já tem esta "receita" utilizando-se do sistema de freios do Kaddet ( se não me falha a memória ).
Não dei sequencia ao "projeto" pois achei um pouco caro para mim, neste momento.
Penso ser uma boa solução.
Pro Shakall está um pouco distante, mas para você Izzi, acho que vale o contato com ele.
O site dele é: www.atacama4x4.com.br
abs
Cesar
Então Pietro,
o meu russo, qdo era do antigo dono, tinha sua manutenção feita na Atacama, mas eu ainda não fui lá conhecer (sei pq o antigo dono me deu todas as notas fiscais dos serviços).
Sobre a adaptação, quanto ele cobra? Pq fazer a adaptação em si, para mim, é muito simples (suportes e válvulas) mas fico com medo de ficar dependente de um torneiro toda vez que precisar de discos novos.
Amigos, por falar em peças substitutas, oq se usa no lugar da tampa do vaso de expansão (reservatório do radiador) nos nossos amigos?
O Kalashnikov anda estranhando o "calor intenso" de São Paulo (em agosto, imagina em dez, jan) e soltando muito vapor pela tampa no dito reservatório.
Notei que a tampa está bem frouxa e pensei em colocar uma nova borracha "Made in Coxas" mas desisti depois que observei que a borracha que está lá tem um corte que, suponho, seja pra aliviar a pressão do sistema. Porém percebi que há um espaço não utilizado na tampa, onde poderia haver uma mola ou algo do gênero. Alguém ai sabe me dizer se minha suspeita procede?
Liguei pra uns amigos que trabalham com peças de carro e me disseram que essa praga dessa tampa, nem pra remédio...
Ai me bateu aquela vontade, quase incontrolável, de fazer uma gambiarra. Comprar um reservatório de qualquer carro que eu consiga adaptar com uns dois ou três parafusos, rechear a saida superior do reservatório com uma dose generosa de Araldite, Durepox ou outro adesivo porreta. Mas a dúvida sobre o alívio da pressão voltou a atormentar.
Preciso dar um jeito, senão vou ter de usar Nitrogênio líquido pro Kalashni não sentir mais saudades da Rússia... hahahahaha
Então senhores, alguma sugestão?
Abraços!