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  • #1
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    Smile Niva - Como ter mais economia.




    Pessoall,

    Gostaria de iniciar aqui um tópico onde poderiamos concentrar todas as informações sobre como manter o carro e o motor original e fazer dele mais econômico.

    Já vi diversas informações em tópicos separados, mas acho que seria mais interessante se colocassemos tudo o que sabemos sobre isso num só lugar.

    O tópico poderia ser fixo. Isso evitaria que novatos criassem um tópico novo a cada ano sobre este assunto que é tão importante para nossos bolsos.

    Claro que peço a preferencia para relatos de quem fez a modificação em seu próprio carro, e não aquele "ha... eu ouvi dizer que tal coisa ajuda".

    Aqui podemos colocar: experiências com rebaixamento de cabeçote, booster, dis, carburador etc.

    Eu não tenho mais NIva, mas quando tive melhorei a economia com carburador Weber 450 (miniprogressivo), ventoinha elétrica e pneus mais baixos. Quando comprei o Niva ele fazia 5,5 km/l na cidade, depois passou a fazer 6,5 km/l.

    Vamos lá pessoal.

    Abraços
    Marcelo J. Manente

  • #2
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    Mais uma coisa

    PAra chegar a 6,5 Km/l ainda coloquei ignição eletronica do Laika.
    Vamos colaborar pessoal, só olhar não vale.

    Abraços.
    Marcelo J. Manente

  • #3
    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    PAra chegar a 6,5 Km/l ainda coloquei ignição eletronica do Laika.
    Vamos colaborar pessoal, só olhar não vale.

    Abraços.
    Cacilda, eu escrevi uma longa mensagem neste tópico, e ela desapareceu... acho que as forças ocultas não querem um Niva econômico...

    Não vou escrever tudo de novo, mas, resumindo: os pneus são importantíssimos, pneus grandes e/ou borrachudos (lameiros) irão prejudicar o consumo de forma significativa, pois irão "segurar" o Niva, seja pelo peso, seja pelo perfil mais agressivo da banda de rodagem. Tive um Niva que fazia entre 7,5 e 8,0 Km/l, em grande parte graças aos ótimos (mas fora de linha há anos) pneus radiais Michelin 175/80 R16 (medida dos radiais originais). É claro que há inúmeros outros fatores a serem considerados, mas lembrem-se dos pneus!

    Xexelo, na sua primeira mensagem você fala que seu Niva tinha "pneus mais baixos". O que significa isto? Eram menores que os originais? Andavam sempre murchos?
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Cacilda, eu escrevi uma longa mensagem neste tópico, e ela desapareceu... acho que as forças ocultas não querem um Niva econômico...

    Não vou escrever tudo de novo, mas, resumindo: os pneus são importantíssimos, pneus grandes e/ou borrachudos (lameiros) irão prejudicar o consumo de forma significativa, pois irão "segurar" o Niva, seja pelo peso, seja pelo perfil mais agressivo da banda de rodagem. Tive um Niva que fazia entre 7,5 e 8,0 Km/l, em grande parte graças aos ótimos (mas fora de linha há anos) pneus radiais Michelin 175/80 R16 (medida dos radiais originais). É claro que há inúmeros outros fatores a serem considerados, mas lembrem-se dos pneus!

    Xexelo, na sua primeira mensagem você fala que seu Niva tinha "pneus mais baixos". O que significa isto? Eram menores que os originais? Andavam sempre murchos?
    Gil,

    Depois que vc escreveu eu me toquei. Grande parte da melhora do consumo que eu consegui na época foi por causa dos pneus com certeza.
    Quando comprei o Niva ele tinha os Garra 6.50, barulhentos e com certeza freiam o Niva. Depois passei para uns 6.50 com desenho 100% asfalto, já melhorou o consumo.
    Mas ficou bom mesmo quando coloquei uns pneus 205/65 R16 tbm 100% asfalto, que mais tarde tbm recapei. Então não eram menores que o pneu original, mas menores que os que eu andei no começo.
    Gil, estes pneus que falei por ultimo devem ficar bem proximos do original, correto? Não me pergunte qual marca que não me lembro.

    Abraços.
    4X4 Brasil
    Marcelo J. Manente

  • #5
    Citação Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Gil,

    Depois que vc escreveu eu me toquei. Grande parte da melhora do consumo que eu consegui na época foi por causa dos pneus com certeza.
    Quando comprei o Niva ele tinha os Garra 6.50, barulhentos e com certeza freiam o Niva. Depois passei para uns 6.50 com desenho 100% asfalto, já melhorou o consumo.
    Mas ficou bom mesmo quando coloquei uns pneus 205/65 R16 tbm 100% asfalto, que mais tarde tbm recapei. Então não eram menores que o pneu original, mas menores que os que eu andei no começo.
    Gil, estes pneus que falei por ultimo devem ficar bem proximos do original, correto? Não me pergunte qual marca que não me lembro.

    Abraços.
    Existe um site que permite a comparação de pneus de medidas diferentes, o endereço é http://www.voxwheels.com/. Usei este site e comparei os pneus originais 175/80 R16 com os 205/65 R16 que você usava. O resultado:

    Diâmetro pneu 175/80 R16: 686,4 mm

    Diâmetro pneu 205/65 R16: 672,9 mm

    Ou seja, os pneus que você tinha em seu Niva o deixavam um pouco mais baixo (muito pouco, apenas 13 mm) do que ficaria com os pneus originais. Se tivessem as meddias 215/65 R16, teriam 685,9 mm de diâmetro, seriam portanto quase idênticos, em termos de diâmetro, aos originais.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #6
    Usuário Avatar de pmarc
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    D=2*r

    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Diâmetro pneu 175/80 R16: 686,4 mm

    Diâmetro pneu 205/65 R16: 672,9 mm

    Ou seja, os pneus que você tinha em seu Niva o deixavam um pouco mais baixo (muito pouco, apenas 13 mm) do que ficaria com os pneus originais. Se tivessem as meddias 215/65 R16, teriam 685,9 mm de diâmetro, seriam portanto quase idênticos, em termos de diâmetro, aos originais.
    Ops, apenas 7mm!

    686,4 - 672,9=13,5mm de diferença no DIÂMETRO. Apenas 6,75 no raio.
    Paulo Marcondes = PU2ONI | PX2Q4887
    Lat. -23.96 Lon. -46.32 = GG66UA = Santos/SP
    Sem 4x4 | ex-Tracker 2008 "Vader" +2"

  • #7
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    Novato de niva

    Olá pessoal,

    acabei de me cadastrar e adquiri um niva semana passada, vim para o interior com ele e enchi o tanque com 39 litros de gasolina, ele nao marcava direito o tanque mais ascendia a reserva, andei 300 km com ele, levei no meu mecanico de confiança pois estava falhando fiz uma revisão geral, oleo filtros, limpeza de carburador, tampa do distribuidor entre outros e agora nao consigo fazer mais que 4 na estrada, achava 7,6 pouco e mandei limpar a weber 450, acabou a falha, anda direitinho e acabou com a média, o que devo fazer pra melhorar, pois o bolso tá ficando vazio, comprei pra usá-lo 400 km por semana só na estrada.

    Obrigado.

    NIVA 91 MOTOR ORIGINAL, PLATINADO E WEBER 450 E PNEUS 205 SEM NENHUM ACESSÓRIO OU PESO EXTRA

  • #8
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    Errado

    Cara,
    tem alguma coisa bem errada, Niva não faz essa média na estrada. O meu com carb 450, bobina de gol MI e ignição eletronica, na estrada andando a 100 Km/h faz 10 as vezes 11 dependendo da estrada.
    Manda revisar o carburador que tem coisa errada. Só não sei te dizer o que é.

    Um abraço e boa sorte.

    Marcelo JM
    Marcelo J. Manente

  • #9
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    foi desmontado o carburador inteiro e revisado, trocado agulhas, limpeza e bóia, será q o carbura por ser de carro a álcool gasta mais, o carro é gasolina, mas não justifica ele fazer mais que 7 falhando na estrada, e depois de revisado 4, não sei o que fazer, já tive um com motor ap, esse é meu segundo queria original, o mecânico é bom, de confiança, faz direitinho, será que ele deixou passar algo? o caminho é carburador ou tenho que mudar o caminho? Obrigado pela atenção.

  • #10
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    Giclês

    Olha colega, provavelmente o carburador não esta com os giclês corretos para o Niva ou eles estão arrombados.
    Isso aconteceu com meu 450, o giclê do 1o estagio era velho e estava mais largo que a medida original. Ao inves de 110 estava 130, quase 140.
    Tem uma mensagem anterior neste tópico falando nisso.
    Meus giclês são 110 - 1o. estagio / 122 - 2o estagio. Carburador weber 450 a gasolina.

    Outra coisa, tem muitos mecanicos bons por ai, mas o ideal para o carburador é levar a um especialista em carburador. Foi assim que descobri o problema.

    Veja a diferença de um Weber 450 a alcool:
    Gol 1.6 2º estágio a vácuo, Álcool (Volkswagen)
    Ano: de 1984 a Nov/84 | Carburador: Mini Progressivo 450 (Weber)
    1° Estágio 127
    2° Estágio 150

    Um abraço.
    Marcelo J. Manente

  • #11
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    Se o distribuidor estiver em bom estado, você pode optar pelo Booster, que tem um custo final menor.
    Sim, Booster, DIS e DD fazem o papel do variador, só que com diferenças importantes e que mudam o comportamento do moto, como se pode ver naqueles vídeos.
    No caso do Booster, ele avança até 24 graus REAIS, comprováveis com lâmpada de ponto, e tem versões especiais como a com dupla centelha e o dobrador de tensão da centelha, chegando a 80000V teóricos. O Booster básico vai até 45000V teóricos.

    Abraços
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #12
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    Distribuidor OK.

    Citação Postado originalmente por sraposo Ver Post
    Se o distribuidor estiver em bom estado, você pode optar pelo Booster, que tem um custo final menor.
    Sim, Booster, DIS e DD fazem o papel do variador, só que com diferenças importantes e que mudam o comportamento do moto, como se pode ver naqueles vídeos.
    No caso do Booster, ele avança até 24 graus REAIS, comprováveis com lâmpada de ponto, e tem versões especiais como a com dupla centelha e o dobrador de tensão da centelha, chegando a 80000V teóricos. O Booster básico vai até 45000V teóricos.
    Abraços
    Raposo,

    Meu distribuidor aparentemente esta ok, troquei o sensor Hall a uns 2 meses e tbm troquei o rotor que tinha queimado.
    O que vc está dizendo então que apenas com o Booster, mesmo apenas na gasolina, eu teria um ganho em consumo correto? Se eu colocar GNV será que é necessário o Booster com duplo centelhamento? No caso do GNV, o Booster teria como mudar automaticamente o ponto na mudança de
    GNV para gasolina e vice-versa?
    Qual o valor dele?
    Se não quiser ou não puder falar de valores no forum, me escreva uma mensagem PVT com o $.

    Então posso até tentar trocar os gicles, mas pode ser que não ajude em nada na melhora do consumo, certo?

    Obrigado pelas dicas.
    Marcelo J. Manente

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