:shock: :shock: :shock:
Os NIVAs que eu conheço são 4X4 mesmo sem estar com o bloqueio acionado.
Versão Imprimível
Confirmando o que o Gil disse:
- Para engrenar a reduzida É OBRIGATÓRIO que o NIVA esteja COMPLETAMENTE PARADO.
- Para bloquear o diferencial central o veículo pode estar em movimento desde que a velocidade seja INFERIOR a 30km/h. Se for difícil desbloquear o diferencial com o carro andando, deve-se fazê-lo com ele parado. Se ainda assim não desbloquear, andar em sentido inverso ao que se estava utilizando o diferencial por uns 3 a 5 metros.
Estas informações, infelizmente, não constam do Manual do Proprietário dos veículos vendidos no Brasil.
Em alguns manuais estrangeiros, inclusive, comenta-se a não usar o bloqueio do diferencial quando as duas rodas de um mesmo eixo estiverem patinando e sim fazê-lo antes, preventivamente, de acordo com as condições do terreno. Ou seja, vai entrar na lama/areia/neve ou coisa do tipo, bloquei antes. Assim que superar o obstáculo, desbloqueie.
Segundo esses mesmo manuais, andar com o diferencial bloqueado em terrenos firmes, diminui a durabilidade dos componentes da transmissão, aumenta o desgaste dos pneus e do consumo de combustível.
Em uma informação assinalada como IMPORTANTE consta a informação que o NIVA não foi projetado para ser usado permanentemente em condições de de serviço extremas.
Exatamente, nobre Gil, exatamente. :concordo:
TRAÇÃO INTEGRAL = 4X4:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
4X4 significa que das 4 rodas existentes, 4 serão tracionadas.
4x2 significa q das 4 rodas existentes, duas são tracionadas.
A diferença do bloqueio é que as 4 rodas rodarão na mesma intensidade, razão pela qual em terrenos firmes com curvas, etc, não se deve utilizá-las.
Não acho certo dizer que 4x4 é igual a integral. O funcionamento é bem diferente. Eu tentei diferenciar para o nosso novo camarada poder entender.
Se não fui claro, por favor expliquem corretamente e de uma maneira definitiva senão ele não vai entender nada.
[]
[Gil Gilberto Mode ON]
Se o veículo em questão possui 4 rodas e se essas 4 rodas possuem tração, logo, 100% das rodas possuem tração. Se 100% das rodas possuem tração, logo, a integralidade das rodas possuem tração. Se a integralidade das rodas possuem tração, logo, porque não afirmar que é 4x4 integral ?
[Gil Gilberto Mode OFF]
A culpa dessas desinformações é da porcaria do "manuel" nacional.
Hoje em dia, com o novo CDC, é obrigatório que todo e qualquer equipamento venha com um manhual contendo informações claras e precisas do funcionamento e operação do produto. Aqui, no caso, o NIVA.
Os links abaixo pode ajudar a esclarecer as dúvidas.
É de extrema importância saber usar de forma adequada qualquer equipamento, seja uma ferramenta, um NIVA ou qualquer outra máquina, sob risco de danos físicos e materiais. Sei de muita gente que faz trilha, mas, que se for ver, não sabe conduzir de forma adequada no off-road.
http://360graus.terra.com.br/offroad...ion=reportagem
http://www.lroa.brasil.nom.br/conten...areadifcen.htm
http://www.uor.com.br/default.asp?pg.../glossario.htm
Quando ainda tinha o Niva e ia para a Trilha, já reduzia e bloqueava ele parado na entrada da Trilha, só desligava no final.
Opa...
meu ex niva, esse da foto, anda por minas...
Será o seu? Placa IDH?