Powered by vBulletin

Comprei um niva 95 e to meio perdido. Alguem ajuda?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/08/2010, 19:15
    BACALHAU
    Citação:

Postado originalmente por Dinola Ver Post
    ...
    Quando o bloqueio é acionado a tração se torna 4x4, ...
    []

:shock: :shock: :shock:

Os NIVAs que eu conheço são 4X4 mesmo sem estar com o bloqueio acionado.
  • 26/08/2010, 20:00
    BACALHAU
    Citação:

Postado originalmente por Girti Ver Post
    Correção: o bloqueio pode (o que não quer dizer que precise ser engatada com o carro em movimento!) ser engatado e desengatado com o carro em movimento, apenas não é recomendável fazê-lo em alta velocidade. Já a reduzida realmente só deve ser engatada com o carro parado, mas pode ser desengatada em baixa velocidade.

Confirmando o que o Gil disse:
    - Para engrenar a reduzida É OBRIGATÓRIO que o NIVA esteja COMPLETAMENTE PARADO.
    - Para bloquear o diferencial central o veículo pode estar em movimento desde que a velocidade seja INFERIOR a 30km/h. Se for difícil desbloquear o diferencial com o carro andando, deve-se fazê-lo com ele parado. Se ainda assim não desbloquear, andar em sentido inverso ao que se estava utilizando o diferencial por uns 3 a 5 metros.

Estas informações, infelizmente, não constam do Manual do Proprietário dos veículos vendidos no Brasil.
    Em alguns manuais estrangeiros, inclusive, comenta-se a não usar o bloqueio do diferencial quando as duas rodas de um mesmo eixo estiverem patinando e sim fazê-lo antes, preventivamente, de acordo com as condições do terreno. Ou seja, vai entrar na lama/areia/neve ou coisa do tipo, bloquei antes. Assim que superar o obstáculo, desbloqueie.

Segundo esses mesmo manuais, andar com o diferencial bloqueado em terrenos firmes, diminui a durabilidade dos componentes da transmissão, aumenta o desgaste dos pneus e do consumo de combustível.

Em uma informação assinalada como IMPORTANTE consta a informação que o NIVA não foi projetado para ser usado permanentemente em condições de de serviço extremas.
  • 26/08/2010, 23:02
    Soldier
    Citação:

Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Citação:

...
    Quando o bloqueio é acionado a tração se torna 4x4,...
    []

KKKKKKKKK :mrgreen::mrgreen:

Esse é o Bacalhau :palmas:
  • 26/08/2010, 23:43
    Girti
    Citação:

(...)Em alguns manuais estrangeiros, inclusive, comenta-se a não usar o bloqueio do diferencial quando as duas rodas de um mesmo eixo estiverem patinando e sim fazê-lo antes, preventivamente, de acordo com as condições do terreno. Ou seja, vai entrar na lama/areia/neve ou coisa do tipo, bloquei antes. Assim que superar o obstáculo, desbloqueie.(...)

:concordo: É assim que eu procedo, quando percebo que o terreno está/vai ficar complicado! Paro, engato reduzida e bloqueio, depois prossigo. Melhor jogar no seguro, não?
  • 27/08/2010, 09:15
    BACALHAU
    Exatamente, nobre Gil, exatamente. :concordo:
  • 27/08/2010, 10:52
    Dinola
    Citação:

O meu só fica 4X4 quando aciono o bloqueio. Fora isso a tração fica integral.
  • 27/08/2010, 11:15
    baseggiov
    Citação:

O meu só fica 4X4 quando aciono o bloqueio. Fora isso a tração fica integral.

TRAÇÃO INTEGRAL = 4X4:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

4X4 significa que das 4 rodas existentes, 4 serão tracionadas.

4x2 significa q das 4 rodas existentes, duas são tracionadas.

A diferença do bloqueio é que as 4 rodas rodarão na mesma intensidade, razão pela qual em terrenos firmes com curvas, etc, não se deve utilizá-las.
  • 27/08/2010, 11:47
    Dinola
    Citação:

Postado originalmente por baseggiov Ver Post
    TRAÇÃO INTEGRAL = 4X4:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

4X4 significa que das 4 rodas existentes, 4 serão tracionadas.

4x2 significa q das 4 rodas existentes, duas são tracionadas.

A diferença do bloqueio é que as 4 rodas rodarão na mesma intensidade, razão pela qual em terrenos firmes com curvas, etc, não se deve utilizá-las.

Não acho certo dizer que 4x4 é igual a integral. O funcionamento é bem diferente. Eu tentei diferenciar para o nosso novo camarada poder entender.
    Se não fui claro, por favor expliquem corretamente e de uma maneira definitiva senão ele não vai entender nada.
    []
  • 27/08/2010, 12:17
    Pinaudmaster
    Citação:

Não acho certo dizer que 4x4 é igual a integral. O funcionamento é bem diferente. Eu tentei diferenciar para o nosso novo camarada poder entender.
    Se não fui claro, por favor expliquem corretamente e de uma maneira definitiva senão ele não vai entender nada.
    []

[Gil Gilberto Mode ON]

Se o veículo em questão possui 4 rodas e se essas 4 rodas possuem tração, logo, 100% das rodas possuem tração. Se 100% das rodas possuem tração, logo, a integralidade das rodas possuem tração. Se a integralidade das rodas possuem tração, logo, porque não afirmar que é 4x4 integral ?

[Gil Gilberto Mode OFF]
  • 27/08/2010, 12:29
    BACALHAU
    1 Anexo(s)
    A culpa é do "Manuel"
    A culpa dessas desinformações é da porcaria do "manuel" nacional.
    Hoje em dia, com o novo CDC, é obrigatório que todo e qualquer equipamento venha com um manhual contendo informações claras e precisas do funcionamento e operação do produto. Aqui, no caso, o NIVA.

Os links abaixo pode ajudar a esclarecer as dúvidas.
    É de extrema importância saber usar de forma adequada qualquer equipamento, seja uma ferramenta, um NIVA ou qualquer outra máquina, sob risco de danos físicos e materiais. Sei de muita gente que faz trilha, mas, que se for ver, não sabe conduzir de forma adequada no off-road.

http://360graus.terra.com.br/offroad...ion=reportagem

http://www.lroa.brasil.nom.br/conten...areadifcen.htm

http://www.uor.com.br/default.asp?pg.../glossario.htm
  • 27/08/2010, 21:05
    jorgeffn
    Quando ainda tinha o Niva e ia para a Trilha, já reduzia e bloqueava ele parado na entrada da Trilha, só desligava no final.
  • 16/09/2010, 01:50
    Paulo1234
    Opa...

meu ex niva, esse da foto, anda por minas...

Será o seu? Placa IDH?
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 16:51.