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  • #1
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    CALIBRAGEM PNEU NIVA (pirelli chrono)




    Boa tarde pessoal. O meu niva está com os pneus (acho que reformados, pois não entendo muito) pirelli chrono 205/75r 16 - 110/108r, alguem sabe a calibragem que devo colocar tanto para asfalto quanto estradas de terra? Muito Obrigado

  • #2
    Citação Postado originalmente por Jônatas M. Campos Ver Post
    Boa tarde pessoal. O meu niva está com os pneus (acho que reformados, pois não entendo muito) pirelli chrono 205/75r 16 - 110/108r, alguem sabe a calibragem que devo colocar tanto para asfalto quanto estradas de terra? Muito Obrigado
    Jonatas, no uso normal, devem ser seguidas as especificações do manual, independentemente do tamanho ou marca do pneu. Lembre-se que a pressão não é medida pelo tamanho ou diâmetro do pneus e sim pela pressão exercida pelo ar nas paredes internas do pneu. Ou seja, estamos falando de pressão de ar, e não de volume de ar. É claro que, se o pneu for maior que o original, haverá mais ar dentro dele, mas a pressão exercida por este ar deverá ser a mesma, que vem a ser de 25 libras na frente (pode ser 26, para aliviar um pouco a direção, mas não mais do que isto) e 24 libras atrás.
    As exceções ficam por conta de situações como a de muito barro (baixa-se a pressão - até cerca de 10 libras, para evitar que o pneu saia da roda, se este for sem câmara - , que deve ser voltada ao normal logo que possível), de carro lotado (25 ou 26 na frente, 30 atrás) ou de longos trechos de estrada asfaltada (deve-se colocar 2 libras a mais em cada pneu, isto reduz o aquecimento dos pneus, fazendo com que a pressão dos mesmos sofra menos variações).

    Nas estradas de terra, há um "dilema": se mantivermos a pressão de estrada (2 libras a mais), o carro vai pular mais e fazer mais barulho, mas os pneus estrão mais protegidos contra cortes e furos; se baixarmos a pressão ou a mantivermos sem alterações (ou seja, 25-26 na frente e 24 atrás), haverá um risco (remoto) de corte ou furo nos pneus. No meu caso particular, como os pneus de meu Niva são extremamente robustos, costumo manter a pressão em 26 (D) e 24 (T), mas se os pneus forem não forem reforçados, é melhor manter as 2 libras a mais. Acredito que os pneus que você mandou instalar sejam de carga (vans), portanto reforçados, neste caso, pode-se rodar nas estradas de terra com a pressão original.

    [ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #3
    Usuário Avatar de Cursino
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    A propósito,

    Gil, que medida de pneu que vc usa mesmo?
    Acabei de colocar um jogo de rodas de suzuki com pneus 225/75-15. Achei que ficou muito bom, pelo menos se comparado aos enormes 6.50-16 que usava. Esses pneus ainda tem uns 5mm de borracha, mas já estou pensando em novos sapatos e estou pesquisando opções...

    Abraços
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #4
    Citação Postado originalmente por Cursino Ver Post
    A propósito,

    Gil, que medida de pneu que vc usa mesmo?
    Acabei de colocar um jogo de rodas de suzuki com pneus 225/75-15. Achei que ficou muito bom, pelo menos se comparado aos enormes 6.50-16 que usava. Esses pneus ainda tem uns 5mm de borracha, mas já estou pensando em novos sapatos e estou pesquisando opções...

    Abraços
    A medida dos meus pneus é.... 225/75 R15! Mas eu apenas comprei pneus nesta medida porque o preço deles estava ótimo (comprei usados, mas com pouco uso), na minha opinião as medidas 205/75 R15 são mais adequadas, pois, além de saírem menos dos paralamas, são pneus um pouco mais estreitos, o que proporciona uma direção mais leve e uma ligeira melhora no consumo de combustível.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #5
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    ... longos trechos de estrada asfaltada (deve-se colocar 2 libras a mais em cada pneu, isto reduz o aquecimento dos pneus, fazendo com que a pressão dos mesmos sofra menos variações).

    ...



    Meu caro Gil, de onde você tirou essa máxima?


    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    ...

    Nas estradas de terra, há um "dilema": se mantivermos a pressão de estrada (2 libras a mais), o carro vai pular mais e fazer mais barulho, mas os pneus estrão mais protegidos contra cortes e furos; se baixarmos a pressão ou a mantivermos sem alterações (ou seja, 25-26 na frente e 24 atrás), haverá um risco (remoto) de corte ou furo nos pneus.
    ...

    Outra que eu, confesso, não entendi.
    Pneus com 2 libras a mais estão mais protegidos contra cortes e furos?

  • #6
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post


    Meu caro Gil, de onde você tirou essa máxima?
    Como você deve saber, pneus sofrem aquecimento ao rodarem. É por isso que não se deve calibrar os pneus após rodar muito.

    Ao rodarem por mais tempo, os 4 pneus sofrem esforços diferentes (mais curvas para um lado do que para o outro, pesos diferentes na traseira e na dianteira, etc...), tendendo a sofrer diferentes alterações de pressão. Num exemplo utópico, poderiamos iniciar uma viagem com 26 na frente e 24 atrás e, após, digamos, 100 Km, estar com as seguintes pressões (repetindo, é um exemplo utópico):

    DD 28 / DE 27 / TD 27 / TE 25

    Se o veículo ficar parado até os pneus esfriarem, as pressões irão retornar aos valores que estavam antes de iniciarmos o percurso.

    Estando mais cheio, o pneu irá sofrer menos deformações (estará menos flexível), o que irá fazer com que seu aquecimento seja menor, o que fará com que as diferenças de pressão entre eles, após rodarem um trecho longo, seja menor.


    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Outra que eu, confesso, não entendi.
    Pneus com 2 libras a mais estão mais protegidos contra cortes e furos?
    Estando mais cheios, deformam menos, dificultando os cortes e a entrada de objetos pontiagudos. Qaunto às 2 libras, sim, elas fazem diferença, no caso do Niva, faça o teste em uma estrada esburacada ou em uma rua de paralelepípedos, rodando primeiramente com a pressão normal e depois com 2 libras a mais em cada pneu, acredito que você irá perceber a diferença. Entretanto, acredito que, se a especificação do fabricante for de mais pressão, como é o caso, por exemplo, de algumas picapes e SUVs mais pesados, as 2 libras provavelmente não serão perceptíveis, por representarem, proporcionalmente, uma diferença menor.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #7
    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Como você deve saber, pneus sofrem aquecimento ao rodarem. É por isso que não se deve calibrar os pneus após rodar muito.

    Ao rodarem por mais tempo, os 4 pneus sofrem esforços diferentes (mais curvas para um lado do que para o outro, pesos diferentes na traseira e na dianteira, etc...), tendendo a sofrer diferentes alterações de pressão. Num exemplo utópico, poderiamos iniciar uma viagem com 26 na frente e 24 atrás e, após, digamos, 100 Km, estar com as seguintes pressões (repetindo, é um exemplo utópico):

    DD 28 / DE 27 / TD 27 / TE 25

    Se o veículo ficar parado até os pneus esfriarem, as pressões irão retornar aos valores que estavam antes de iniciarmos o percurso.

    Estando mais cheio, o pneu irá sofrer menos deformações (estará menos flexível), o que irá fazer com que seu aquecimento seja menor, o que fará com que as diferenças de pressão entre eles, após rodarem um trecho longo, seja menor.

    ...
    Sim, sei que os pneus esquentam ao rodarem e que isso faz com que a suas pressões se alterem (aumentem), a menos que estejam cheios com nitrogênio (N2).
    Mas, o que faz os pneus esquentarem é o atrito dos mesmos com o piso e a própria temperatura do solo (asfalto/pedra/terra/...) e não deformações dos pneus. Até concordo que o pneu estando cheio acima de sua pressão nominal esquente menos, mas, devido à diminuição da superfície em contato com o piso (menos atrito). Por isso a direção fica mais "leve" também. Porém, é uma prática desaconselhavel tendo em vista o desgaste prematuro e desigual da banda de rodagem (gasta mais no centro) além de tornar mais fácil a derrapagem.




    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    ...

    Estando mais cheios, deformam menos, dificultando os cortes e a entrada de objetos pontiagudos. Qaunto às 2 libras, sim, elas fazem diferença, no caso do Niva, faça o teste em uma estrada esburacada ou em uma rua de paralelepípedos, rodando primeiramente com a pressão normal e depois com 2 libras a mais em cada pneu, acredito que você irá perceber a diferença. Entretanto, acredito que, se a especificação do fabricante for de mais pressão, como é o caso, por exemplo, de algumas picapes e SUVs mais pesados, as 2 libras provavelmente não serão perceptíveis, por representarem, proporcionalmente, uma diferença menor.

    Sei que duas libras de pressão a mais vão fazer uma enorme diferença em um veículo como o NIVA em um piso irregular. Vai pular muito mais.
    Faz diferença até na minha F1000, estando ela vazia.
    Só não concordo com a sua afirmação de que um pneu mais cheio dificulte um corte ou um furo. Muito pelo contrário.
    Responda-me uma pergunta: O que é mais fácil de estourar, um balão (bexiga) daqueles de aniversário bem cheio ou um menos cheio?

  • #8
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    (...)O que é mais fácil de estourar, um balão (bexiga) daqueles de aniversário bem cheio ou um menos cheio?
    Comparar um robusto pneu de veículo 4x4 com uma bexiga de aniversário??? Bacalhau, desta vez, você se superou!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

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