x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1

    Gasolina contaminando o óleo




    Fala Pessoal!!!
    Estou meio preocupado com o meu Niva, verifiquei o óleo do motor e achei muito ralo e ainda faltavam 4000 km para a próxima troca, senti um forte cheiro de gasolina, fiquei pensando em sabotagem pois o carro ficou em uma capoteiro que no final do serviços não cumpriu o combinado e rolou uma treta. Então fui até um posto e troquei o óleo, rodei uns 60 km e voltei a verificar o óleo ele apresenta forte cheiro de gasolina, juro que preferia que tivesse sido sabotagem, pois agora acredito que estou com um sério problema.

    A única coisa que foi feita a um tempo atrás foi a troca dos reparos do carburador e tem hora que fica parecendo que está com excesso e da uma borbulhada no motor. (não sei se consegui ser claro)
    Mas o motor não está apresetando nenhum barulho estranho e no desempenho também esta normal.

    Alguém já viu algo igual?

  • #2
    Jiuliano, explique melhor isso aí:
    "
    ...tem hora que fica parecendo que está com excesso e da uma borbulhada no motor. (não sei se consegui ser claro)
    Mas o motor não está apresetando nenhum barulho estranho e no desempenho também esta normal.
    "
    Não consegui entender a borbulhada no motor, mas, não tem nenhum barulho estranho; parace que está com excesso (de quê?), mas, o desempenho está normal.
    Explica isso melhor.
    Diga-nos outra coisa: Após a troca do óleo (suponho que tenha trocado o filtro também, não é?) e depois apenas ter rodado 60 Km, além do forte cheiro de gasolina você notou alguma diferença visual nas características do óleo? E o nível dele, aumentou?


  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por jiuliano Ver Post
    Fala Pessoal!!!
    Estou meio preocupado com o meu Niva, verifiquei o óleo do motor e achei muito ralo e ainda faltavam 4000 km para a próxima troca, senti um forte cheiro de gasolina, fiquei pensando em sabotagem pois o carro ficou em uma capoteiro que no final do serviços não cumpriu o combinado e rolou uma treta. Então fui até um posto e troquei o óleo, rodei uns 60 km e voltei a verificar o óleo ele apresenta forte cheiro de gasolina, juro que preferia que tivesse sido sabotagem, pois agora acredito que estou com um sério problema.

    A única coisa que foi feita a um tempo atrás foi a troca dos reparos do carburador e tem hora que fica parecendo que está com excesso e da uma borbulhada no motor. (não sei se consegui ser claro)
    Mas o motor não está apresetando nenhum barulho estranho e no desempenho também esta normal.

    Alguém já viu algo igual?
    Olá Amigo,

    Esse é um sintoma "clássico" de diafragma da bomba de gasolina com vazamento.

    Isso se deve à algum pequeno furo na membrana ou vazamento pelo eixo do próprio diafragma.

    Repare que a bomba vai fixada diretamente ao bloco do motor que se comunica com o interior do mesmo pela abertura de onde vem o eixo de acionamento. Um vazamento no diafragma deixa vazar gasolina para dentro do bloco, que acaba chegando ao cárter. Por isso vc sente forte cheiro de combustível no óleo lubrificante.

    Faça uma média de consumo de gasolina (km/l) e vc notará que deve ter subido, pois está havendo perda de gasolina.

    Sds,

    Octávio

  • #4
    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Jiuliano, explique melhor isso aí:
    "...tem hora que fica parecendo que está com excesso e da uma borbulhada no motor. (não sei se consegui ser claro)
    Mas o motor não está apresetando nenhum barulho estranho e no desempenho também esta normal."
    Não consegui entender a borbulhada no motor, mas, não tem nenhum barulho estranho; parace que está com excesso (de quê?), mas, o desempenho está normal.
    Explica isso melhor.
    Diga-nos outra coisa: Após a troca do óleo (suponho que tenha trocado o filtro também, não é?) e depois apenas ter rodado 60 Km, além do forte cheiro de gasolina você notou alguma diferença visual nas características do óleo? E o nível dele, aumentou?
    Bacalhau, realmente ficou confuso, tem hora que parece que o caburador está jogando muita gasolina, quanto a caracteristica do óleo verifiquei que escureceu um pouco o nivel não deu para perceber diferença, vou marcar e dar um nova volta e ver se altera.

  • #5
    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Amigo,

    Esse é um sintoma "clássico" de diafragma da bomba de gasolina com vazamento.

    Isso se deve à algum pequeno furo na membrana ou vazamento pelo eixo do próprio diafragma.

    Repare que a bomba vai fixada diretamente ao bloco do motor que se comunica com o interior do mesmo pela abertura de onde vem o eixo de acionamento. Um vazamento no diafragma deixa vazar gasolina para dentro do bloco, que acaba chegando ao cárter. Por isso vc sente forte cheiro de combustível no óleo lubrificante.

    Faça uma média de consumo de gasolina (km/l) e vc notará que deve ter subido, pois está havendo perda de gasolina.

    Sds,

    Octávio

    Octávio, têm que trocar a bomba toda ou têm como trocar só o reparo?
    outra dúvida, tenho que deixar o carro parado ou posso continuar rodando, até resolver as peça?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por jiuliano Ver Post
    Octávio, têm que trocar a bomba toda ou têm como trocar só o reparo?
    outra dúvida, tenho que deixar o carro parado ou posso continuar rodando, até resolver as peça?
    Olá Jiuliano,

    A bomba de combustível do Niva é desmontável, ou seja, vc tem acesso ao diafragma. Não sei se é fácil de encontrar a peça. (vide arquivo anexo)

    Eu recomendaria vc não usar o carro enquanto não sanar o problema, pois a gasolina está "diluindo" o óleo lubrificante e reduzindo a eficiência de lubrificação do motor.

    sds,

    Octávio

    Octávio
    Arquivos Anexos

  • #7
    Jiuliano, como o Octávio descreveu, uma das causas mais prováveis é o diafragma da bomba de combustível furado. Nesses casos, como o tanque do NIVA tende a ter uma grande pressão interna (às vezes vaza pelo bocal de abastecimento) a quantidade gasolina que passa para o cárter é grande. Por isso perguntei a cerca do aumento do nível.

    Outra hipótese muito provável (você diz que o carburador parece estar jogando muita gasolina e foram trocados os reparos do mesmo) é a agulha que veda a passagem de gasolina da cuba do carburador estar agarrada ou não vedar. Com isso, vaza gasolina para dentro do motor, mesmo com ele desligado. O combustível desce pelos cilindros, passa pelos anéis de segmento e vai para o cárter.

    Em ambos os casos, quanto mais você usar o carro sem solucionar o problema, mais rápido você vai gastar uma grana na retífica.

    Se partir para trocar a bomba de combustível, use a do Fiat 147.

  • #8
    Usuário Avatar de buchmann
    Entrada
    23/11/2007
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Posts
    636
    Agradecimentos: 0
    Putz.. ainda bem que não mandei abrir o motor do meu Niva... um meca me falou que estava vazando gasola pelo pistão..
    Graças a Deus não mandei abrir o motor.. por isso adora esse forum
    Valeu Octávio pela dica

  • #9
    Usuário Avatar de zanötto
    Entrada
    19/04/2005
    Local
    Sumaré/SP
    Idade
    54
    Posts
    539
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Jiuliano,

    A bomba de combustível do Niva é desmontável, ou seja, vc tem acesso ao diafragma. Não sei se é fácil de encontrar a peça. (vide arquivo anexo)

    Eu recomendaria vc não usar o carro enquanto não sanar o problema, pois a gasolina está "diluindo" o óleo lubrificante e reduzindo a eficiência de lubrificação do motor.

    sds,

    Octávio

    Octávio
    Interessante sua observação. Me diga uma coisa - se a bomba for das "genéricas blindadas" corre-se o mesmo risco? O nível do óleo do meu está sempre acima do máximo, e quando vou dar a primeira partida do dia demora pra pegar.

    Abço

  • #10
    Citação Postado originalmente por zanötto Ver Post
    Interessante sua observação. Me diga uma coisa - se a bomba for das "genéricas blindadas" corre-se o mesmo risco? O nível do óleo do meu está sempre acima do máximo, e quando vou dar a primeira partida do dia demora pra pegar.

    Abço
    As bombas blindadas também furam o diafragma.
    A dificuldade a pegar na primeira partida do dia pode ser pelo fato da cuba do carburador estar vazia.

  • #11
    Citação Postado originalmente por buchmann Ver Post
    Putz.. ainda bem que não mandei abrir o motor do meu Niva... um meca me falou que estava vazando gasola pelo pistão..
    Graças a Deus não mandei abrir o motor.. por isso adora esse forum
    Valeu Octávio pela dica
    Se estiver vazando gasolina pelo pistão não seria o caso de abrir o carburador?

  • #12
    Citação Postado originalmente por osarmento Ver Post
    Olá Jiuliano,

    A bomba de combustível do Niva é desmontável, ou seja, vc tem acesso ao diafragma. Não sei se é fácil de encontrar a peça. (vide arquivo anexo)

    Eu recomendaria vc não usar o carro enquanto não sanar o problema, pois a gasolina está "diluindo" o óleo lubrificante e reduzindo a eficiência de lubrificação do motor.

    sds,

    Octávio

    Octávio
    Jiuliano, para evitar algum mal entendido: a bomba desmontável é apenas a bomba original. Se o seu Niva já estiver com a bomba nacional (= à dos Fiat), não há como desmontá-la, pois é blindada. Neste caso, a solução é trocar a bomba.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade