x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 17 de 17

Citação Postado originalmente por JBassman Ver Post
    Gil, muito obrigado pelo link. Vou guardar ele nos meus favoritos para depois olhar com mais calma!

Thiago, obrigado pelas boas-vindas. Também espero ser muito feliz com o russo .

Amigão Bacalhau, sou português de gema sim, mas estou no Brasil pois a minha esposa é brasileira. É claro que essas construções gramaticais custam a desaparecer! Esse Manual do Mecânico será o mesmo Manual que eu tenho? O original que vem com o Niva?

Estou tentando encontrar uns conceitos básicos de mecânica para compreender o funcionamento do motor, refrigeração, etc, e terei ainda de atravessar o desafio das diferenças de terminologia (por exemplo, freio em Portugal são travões). O mais importante e mais urgente para mim é conhecer a fundo a manutenção do Niva, para tentar assumir alguma autonomia nisso. Estou curioso e com muita vontade de aprender, mas sinto que preciso de orientação.

Mais logo entro em contato com você via e-mail, Bacalhau. Será que com um nickname desse também encontrarei um português?

Um abraço a todos.

Jbass
    JBass, além do manual do Niva brasileiro que veio com o carro, tenho uma cópia de um manual em português de Portugal, editado pela Autovaz de Togliatti (acredito que seja uma tradução para o Português de um manual russo). Quem me emprestou o manual é um amigo, filho de portugueses, que teve dois Nivas, um 93 e um 99. É muuuuuito mais completo que o brasileiro, ensina até a dirigir (é sério!). Infelizmente, devido ao grande número de páginas deste manual (156 páginas), é inviável escaneá-lo mas, caso haja alguma dúvida específica, posso tentar localizar e escanear as páginas referentes a esta dúvida.

Em anexo, como exemplo, a capa e quatro páginas do citado manual, que eu escaneei há tempos.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -manual-de-manutencao-tecnica-capa.jpg   -manual-de-manutencao-tecnica-03.jpg   -manual-de-manutencao-tecnica-04-05.jpg   -manual-de-manutencao-tecnica-06-07.jpg   -manual-de-manutencao-tecnica-08-09.jpg  
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Agradecimentos: 0
    Pinaudmaster, obrigado pelo link. Tenho a certeza que me será útil!

Gil, que raridade que isso deve ser... Guarde isso bem guardado. Se eu precisar de uma ajuda específica posso contatar você por mensagem?

Agora que já andei algum tempo com o Niva posso constatar que os únicos problemas que detectei foram essencialmente eléctricos, provavelmente porque o carro esteve bastante parado. Farol, luzes de freio, limpa-vidros, esses pormenores. Outra coisa que notei é que o indicador de combustível não está muito fiável, pois mexe muito. Além disso, as luzes indicadoras do painel que acendem quando se liga o farol baixo estão também com falhas.

Precisava de abrir a parte frontal do carro para ter acesso aos faróis. Mas não queria inventar sem ter alguma orientação. É fácil? Difícil? Tem alguma "manha"?

Abraços niveiros.

Jbass

(...) Gil, que raridade que isso deve ser... Guarde isso bem guardado. Se eu precisar de uma ajuda específica posso contatar você por mensagem?
    Desde que eu não precise escanear 100 páginas...

(...) Outra coisa que notei é que o indicador de combustível não está muito fiável, pois mexe muito.
    Ao contrário, ele mexe muito justamente porque é bastante sensível. Para checar se ele está OK, complete o tanque (até a segunda parada do automático. O abastecimento deve ser feito de forma lenta, a maioria dos Nivas "afoga", se o abastecimento for muito rápido) e ver se ele marca "cheio".

(...)Precisava de abrir a parte frontal do carro para ter acesso aos faróis. Mas não queria inventar sem ter alguma orientação. É fácil? Difícil? Tem alguma "manha"?
    É trabalhoso, mas não complicado. É necessário retirar a grade dianteira (6 parafusos e 4 encaixes, atenção para não quebrar estes últimos, tire a grade com cuidado!) e afrouxar os parafusos (3 de cada lado, NÃO é necessário retirá-los, basta afrouxar um pouco!) que fixam a moldura cromada dos faróis. Esta moldura, além de decorativa, serve de fixação para os faróis. Depois de afrouxados os 3 parafusos, basta girar a moldura e puxá-la com cuidado, com o que o farol estará solto. Aí, é só retirar a lâmpada defeituosa e instalar a nova (NÃO toque no vidro da lâmpada, isto irá abreviar a usa vida útil!).

Minha recomendação é que você leve o Niva a um eletricista de confiança, pedindo a ele uma revisão geral na parte elétrica. Se você puder acompanhar o serviço, melhor, irá aprender um pouco!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Complementando o que o grande Gil falou, se o farol for do tipo "Sealed Beam", você troca o farol.

Mais fácil que escanear as 100 páginas é mandar tirar fotocópia (xerox) e despachar pelos Correios.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -sealed_beam.jpg  

Usuário
    Entrada
    09/06/2010
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelas dicas, Gil. Acabei por conseguir retirar a grade sem dificuldade e consertar os problemas de faróis que existiam na frente e atrás. Tudo coisas menores, com alguma ferrugem a mistura.

No entanto, notei algo estranho, e amanhã irei levar o Niva a um eletricista. Quando ligo os faróis isso parece interferir no sistema elétrico pois modifica os níveis do indicador de gasolina, de óleo, de temperatura, até o rádio por vezes se cala. Desconfio que seja um problema de isolamento de terra.

Quanto às 100 páginas, agora tenho algum material com que me entreter e aprender, mas se precisar digo alguma coisa. No entanto, Gil, não se preocupe porque não abusarei da sua boa vontade :P.

Abraços!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem