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Troca de óleo Caixa de Transmissão

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  • 11/06/2010, 10:17
    BACALHAU
    Viscosidade dos lubrificantes
    Olá, realmente na Bahia faz calor, mas, também faz frio. Tudo bem que não é aquele frio do sul, mas... Já peguei 16ºC em Salvador. Além disso, quando viajamos, não vamos trocar os óleos dos nossos carros de acordo com a temperatura da região para onde nós vamos. Então devemos utilizar em nossos veículos lubrificantes adequados e nem sempre um óleo super viscoso é o mais indicado.
    A viscosidade é considerada a propriedade mais importante dos óleos lubrificantes, pois ela mede a dificuldade com que um líquido escoa ou escorre. Quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo uma melhor lubrificação das mesmas. Quanto menos viscoso for um óleo lubrificante, mais rapidamente ele, quando bombeado, chegará aos locais nos deve fazer a lubrificação, porém terá dificuldades de manter-se lá.
    Ao utilizarmos um óleo muito viscoso (muito “grosso”), nas manhãs frias, ele terá dificuldade de chegar às áreas que necessitam ser lubrificadas, provocando um desgaste maior da máquina e no caso do câmbio do NIVA, o ponto crítico em termos de lubrificação é a engrenagem da 5ª marcha.
    Se utilizarmos um óleo pouco viscoso (muito “fino”), quando o motor aquecer ele escoará com muita facilidade, prejudicando também a lubrificação e aumentando o desgaste do equipamento.
    A escolha da viscosidade correta para as temperaturas de trabalho é importante, pois um óleo tem que proporcionar adequada lubrificação em todas as estações do ano.
    A viscosidade dos lubrificantes não é constante, pois varia com a temperatura. Quando se eleva a temperatura de um óleo lubrificante a sua viscosidade diminui, e quando a sua temperatura diminui ele fica mais viscoso.
    Na classificação SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos EUA), dos óleos lubrificantes aquela letra W que aparece referece a "winter"(inverno) e serve para identificar a faixa de temperatura em que o óleo mantém a sua viscosidade.
    http://www.lubrificantes.net/Fotos/v-001.jpg
    Esta variação da viscosidade em função da temperatura não ocorre em todos os óleos da mesma maneira. Alguns óleos ficam menos viscosos mais rapidamente que outros. O Índice de Viscosidade (IV) mede a variação da viscosidade com a temperatura; quanto mais alto este índice, menor será a influência da temperatura sobre a viscosidade. Isto indica que este óleo é menos viscoso (“grosso”) em manhãs frias e mais viscoso em dias quentes, quando comparado a um óleo com Índice de Viscosidade menor. Portanto um óleo com maior Índice de Viscosidade irá proteger melhor o equipamento contra o desgaste.
  • 24/03/2014, 21:16
    BobJipe
    Anexo 456238Anexo 456239:news-coffee:Camaradas, qual das fotos é a entrada de oléo? pois decidi eu mesmo trocar. A primeira foto que tem entrada p/ chave allen 13mm lado direito ou um parafuso lado esquerdo? obrigado!
  • 25/03/2014, 22:01
    BobJipe
    1 Anexo(s)
    Entrada de oleo na caixa
    Citação:

    Postado originalmente por BobJipe Ver Post
    Anexo 456238Anexo 456239:news-coffee:Camaradas, qual das fotos é a entrada de oléo? pois decidi eu mesmo trocar. A primeira foto que tem entrada p/ chave allen 13mm lado direito ou um parafuso lado esquerdo? obrigado!

    Anexo 456430
    (3)suspiro
    POR BACALHAU O REI DO MARhttp://www.aventuraeoffroad.com/aven...es/cacique.gif:
    "Gil, as caixas de câmbio têm dois orifícios laterais (pelo menos as três que tenho aqui), um de cada lado, como diz o forista Alexandreski.
    Do lado esquerdo (lado do motorista), em nível mais baixo, (1)fechado com um bujão sextavado alto relevo (para ser aberto/fechado com chave de boca ou encaixe), é o que se usa para abastecer o óleo.
    Do lado direito, em nível mais elevado, (2)fechado com um bujão de sextavado baixo relevo (tipo allen), existe outro que, confesso, não sei para que serve.
    http://www.aventuraeoffroad.com/aven...milies/533.gif"
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