x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Idade
    55
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0

    Terminais de direção adaptáveis no niva




    Salve galera niveira ,
    Fiz uma pesquisa detalhada sobre terminais,devido à nescessidade que tive de adaptar terminais no kit que ja estou testando para uso da direção do gol ou santana no NIVA,e achei de valia deixar informações de quais modelos, que pesquisei, são compativeis com o sistema de direçaõ do nosso russinho.
    Na minha opinião o ideal nos dias de hj é colocar os originais!
    Mas já adaptei de willis(antes de conhecer a internet)
    Os diâmetros dos pinos(opala,rural,omega...)São menores que os originais,portanto os pinos dos terminais adaptados sobem demais dentro do furo(ops!) original dos braços ... Acaba a rosca e não dá aperto só com o uso da porca,por isso nescessita o uso de uma arruela que conpense essa folga!O ângulo do cone dos terminais que verifiquei(abaixo descritos) é o mesmo do NIVA (2graus e 30 minutos) Portanto se compensar com uma arruela vai dar aperto.
    Os modelos da eurovan 96/ e da nissan frontier não nescessitam de arruela!
    O do opala,apesar de tb ter o mesmo angulo,no entanto é muito menor no diametro que do NIVA,ou seja,mesmo se apertado, o braço vai chegar no fundo(ui!) e ainda ficar sem o aperto ideal nas suas paredes internas com o cone do pino desse terminal!
    OBS: Os diâmetros indicados abaixo são os menores(parte mais fina do cone) os comprimentos são até o centro dos pinos.

    Minha afirmação que dá certo,é em relação aos encaixes dos cônicos dos pinos!
    quanto às roscas...Nenhuma é a mesma do terminal original,assim como os comprimentos tb são diferentes.Portanto essas são as partes que precisam ser adaptadas com auxilio de luvas, extensores e algum conhecimento em mecânica(apesar de eu não ter nenhum na época)

    Ficam as dicas das dimensões e roscas aos que quiserem aventurar-se em alguma dessas adaptações:

    Original;
    14,6mm (dois terminais tem essa medida,o de 200mm e o de 90mm de comp.)M16x1mm
    14,9mm(170mm de comprimento). M16x1mm externa

    willis:
    14,3mm-82mm comp.-11/16x18fios-externa

    Omega:
    14,4mm-83,5mm comp.-M16x1,5-interna

    Eurovan 96/
    14,8mm 93mm comp.- M16x1,5 interna

    Nissan frontier:
    14,8mm-93,5mm comp.-M14x1,5 interna

    Opala 88/92 (os antigos tem diâm.12 e 12,5mm)
    14,0-103mm comp.-M14x1,5mm-externa

    Abçs
    Geniva

  • #2

    Barra de direção central

    Amigo Geniva estou interessado em saber qual foi o resultado final de seu projeto de adaptação dos terminais de direção no niva?!
    Estou querendo adaptar a da barra de direção central cortando as pontas e soldando uma polca na ponta da barra e assim rosqueando um terminal de direção de um carro nacional em vez de trocar a barra toda troca se só a ponta mais para isso tenho q saber qual terminal teria o diâmetro do original na parte cônica. não sei se me expressei bem mais acho q deu pra entender. peço ajuda dos camaradas valeu.

  • #3

    Terminais de direção adaptáveis no Niva

    Na barra central de direção, adaptei pivos superiores do Fusca.
    vc tem que adquirir preferencialmente no Ferro Velho, duas mangas de eixo superior do Fusca, na tornearia mandar cortar as duas pontas da Barra Central, observando a curvatura da mesma soldar as potas da manga de eixo, onde serão encaixados os Pivos do fusca, e quando um pivo der problema e só encaixar outro no lugar, cada pivo 20,00, vou ver se consigo postar umas fotos.

  • #4
    Valeu pela dica aguardo as fotos, vai facilitar a confecção de uma barra nova.

  • #5
    Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Idade
    55
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por xunio Ver Post
    Amigo Geniva estou interessado em saber qual foi o resultado final de seu projeto de adaptação dos terminais de direção no niva?!
    Estou querendo adaptar a da barra de direção central cortando as pontas e soldando uma polca na ponta da barra e assim rosqueando um terminal de direção de um carro nacional em vez de trocar a barra toda troca se só a ponta mais para isso tenho q saber qual terminal teria o diâmetro do original na parte cônica. não sei se me expressei bem mais acho q deu pra entender. peço ajuda dos camaradas valeu.
    Amigo xunio,
    Os terminais que estou adaptando são para os braços da direção (que ficam presos junto às rodas).
    Mas a barra central que eu usava no Bumerang (ja fazem 6 anos que ele estava assim) antes de adaptar a direção do gol, era essa do anexo:
    Uma barra de aço 1020 de diâmetro 7/8' (22mm) com roscas internas
    (40mm de roscas) M14x1,5 (mesma dos terminais do opala 88/92).
    O cone desse terminal é um pouco mais fino do que o original do NIVA,por isso ele fica um pouco ácima do seu alojamento fazendo com isso que se coloque uma arruela para que a porca dê aperto.
    Fiz isso e nunca tive nenhum problema!
    Naquela época não tinha acesso à internet,por isso fiz a adaptação dessa forma.
    Hj faria a mesma barra,porém com terminais do NIVA rosqueados nela(ficaria 100% os cones e manteria a vantagem de não precisar trocar toda
    barra qd desse pau em uma !)
    DETALHE IMPORTANTE:
    Meu motor é ap diesel...Não sei dizer se em um motor original poderia ser usada a mesma adaptação,pois a barra fica reta(original é um pouco curvada nas pontas)
    Abç

  • #6
    Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Idade
    55
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GENIVA Ver Post
    Amigo xunio,
    Os terminais que estou adaptando são para os braços da direção (que ficam presos junto às rodas).
    Mas a barra central que eu usava no Bumerang (ja fazem 6 anos que ele estava assim) antes de adaptar a direção do gol, era essa do anexo:
    Uma barra de aço 1020 de diâmetro 7/8' (22mm) com roscas internas
    (40mm de roscas) M14x1,5 (mesma dos terminais do opala 88/92).
    O cone desse terminal é um pouco mais fino do que o original do NIVA,por isso ele fica um pouco ácima do seu alojamento fazendo com isso que se coloque uma arruela para que a porca dê aperto.
    Fiz isso e nunca tive nenhum problema!
    Naquela época não tinha acesso à internet,por isso fiz a adaptação dessa forma.
    Hj faria a mesma barra,porém com terminais do NIVA rosqueados nela(ficaria 100% os cones e manteria a vantagem de não precisar trocar toda
    barra qd desse pau em uma !)
    DETALHE IMPORTANTE:
    Meu motor é ap diesel...Não sei dizer se em um motor original poderia ser usada a mesma adaptação,pois a barra fica reta(original é um pouco curvada nas pontas)
    Abç
    IIIIIIIhhh esqueci do anexo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -barra-direcao.jpg  

  • #7

    Barra de direção central.

    Olá a todos camaradas!
    Terminei a adaptação da barra de direção optei por fazer com o pivô do fusca por ser mais fácil e acessível. ficou muito bom ,um amigo q tem niva tbm viu e gostou muito falou q vai fazer no dele .uma dica p/ quem quiser fazer tome cuidado com a altura do pivô na hora de soldar p/ ñ raspar no diferencial o pivô do fusca é um pouco mais cumprido é só soldar a argola um pouco mais baixa ñ tem mistério . Agradeço a todas idéias sugeridas pelos amigos. um abraço.

  • #8
    Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Idade
    55
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por xunio Ver Post
    Olá a todos camaradas!
    Terminei a adaptação da barra de direção optei por fazer com o pivô do fusca por ser mais fácil e acessível. ficou muito bom ,um amigo q tem niva tbm viu e gostou muito falou q vai fazer no dele .uma dica p/ quem quiser fazer tome cuidado com a altura do pivô na hora de soldar p/ ñ raspar no diferencial o pivô do fusca é um pouco mais cumprido é só soldar a argola um pouco mais baixa ñ tem mistério . Agradeço a todas idéias sugeridas pelos amigos. um abraço.
    Olá Xunio!
    Que bom que deu certo
    Mas tire-me uma dúvida: A barra original tem uma pequena curvatura nas pontas...No caso a barra que eu usava(com dois terminais rosqueados nas pontas) era reta...Meu motor é ap diesel,não tive nenhum problema dessa barra(por ser reta) ficar pegando em alguma coisa...Mas no seu caso(seu motor é original,né?!)vc deixou a barra nova reta(não está raspando?) ou fez alguma curvatura?
    Abç

    “TER UM NIVA...UMA LIÇÃO DE VIDA !!!”
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59021




  • #9
    Olá Geniva!
    O motor é original sim. Mantive a curva original da barra pq se for reta quando virar ia encostar no terminal de direção. a barra ficou igual a original com a mesma volta sendo q agora posso trocar só os pivôs.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    10/02/2016
    Local
    Dores de Campos/MG
    Idade
    46
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Qual terminal então posso usar no meu niva com motor e suspensão original?

  • #11
    Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Idade
    55
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Aislan Ver Post
    Qual terminal então posso usar no meu niva com motor e suspensão original?
    Tu pode adaptar terminais nacionais do opala,etc...fazendo uma barra de aço Aislan, eu vendo essas 2 adaptações para usar terminais nacionais,se quiser mais detalhes mande email,abração!
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de GENIVA
    Entrada
    18/05/2009
    Local
    Vera Cruz/RS
    Idade
    55
    Posts
    252
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GENIVA Ver Post
    Tu pode adaptar terminais nacionais do opala,etc...fazendo uma barra de aço Aislan, eu vendo essas 2 adaptações para usar terminais nacionais,se quiser mais detalhes mande email,abração!
    Para duvidas Mande email: camaradageniva@gmail.com

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade