Postado originalmente por
BACALHAU
Lídia, essa é a pergunta que angustia 11 em cada 10 NIVeiros. :mrgreen: :parede:
Mas, vamos lá. Convertendo "horrores" para km/l, o que isso representa? :pensativo:
Não dá para você usar como referência um Uno Mille ou outro carro 4X2 1.0. Na verdade, em relação à tração 4X4 Full Time (permanente), esse é um dos muitos motivos do seu consumo elevado.
Segundo o manual do proprietário do NIVA, o consumo urbano é 7,5 km/l e o consumo a 90 km/h constante e em 5ª é 9,5 km/l.
Isso seria referente a um NIVA novo, com pneus originais, pesando 1.150 kg e, COM CERTEZA, :twisted: o consumo urbano não se refere ao trânsito de São Paulo ou Rio de Janeiro na hora do rush. :putz:
Já vi relatos de proprietários de NIVA dizendo que o seu veículo faz 11, 12 e até 13 km/l, mas, nunca explicaram como fizeram a medição, se foi descendo a serra ou rebocados :twisted: .
Itens que influenciam, e muito, o consumo e que você deve verificar:
- Regulagem e limpeza do carburador.
- Filtro de ar.
- Velas, cabos de velas, platinado e condensador.
- Medida dos pneus e calibragem (pneus maiores aumentam o consumo). (sobre pneus, veja: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11620&page=33 , da mensagem #329 em diante)
- Rodas prendendo ou "pesadas" (a causa pode ser freio ou rolamentos).
- Excesso de peso "morto" no veículo (porta malas cheio de tralhas, sogra:twisted:, bagageiro no teto, cunhado:evil:, ...)
Um outro item que influencia muuuuuito no consumo, é aquela "pecinha" que fica entre o volante e o banco: o motorista (e NÃO estou referindo-me ao gênero, não :discordo:). Tanto faz se for homem ou mulher, se o pé for "pesado", não existe carro econômico não. Ou seja, economia está diretamente ligada à forma como o carro é conduzido.
Uma consideração final. Muitas vezes dizemos que o NIVA é um carro "beberrão", todavia, tomamos como referência, mesmo que de forma inconsciente, os automóveis mais atuais, com motores mais eficientes, formas mais aerodinâmicas, além de inúmeros outros itens que os tornam mais econômicos.
Esquecemos, por vezes, que o NIVA foi projetado e criado há mais de trinta anos. Compare o consumo do NIVA com outro carro daquela época, mesmo 4X2 e verá que o "russo" até que não se sai tão mal assim.
Já tive dois Fuscas 1600 (4X2 e mais leves) e mesmo com o carburador bem regulado, o consumo deles não era muito diferente do NIVA. Eram poucos os carros da época que chegavam a 10 km/l na estrada.
Uma opção mais radical para deixar o seu NIVA mais econômico e eficiente, talvez seja a colocação de um motor AP MI, se bem que ainda não li relatos sobre o consumo de quem fez essa adaptação. Mas, mesmo assim, não espere que seu NIVA tenha com esse motor o mesmo consumo e desempenho que teria em um Gol, por conta do peso e da tração 4X4 do NIVA.
Para terminar, pense no NIVA como um marido.
Você olha e apesar dele não ter a aparência de galã da televisão, você se encanta com ele.
Você sai para dar uma voltinha e, apesar dele não ser exatamente o que você sonhava, você se apaixona com seu jeito diferente e o leva para a sua casa.
Aí, com a convivência, você começa a descobrir que ele nem sempre "funciona", "bebe" demais, não é "cheiroso" como você queria, "respinga" todo o chão da garagem... e por aí vai. :parede:
Aí, ou você muda de "marido" ou a paixão supera tudo isso e vocês convivem em harmonia. :dance:
Desejo que você seja feliz com o seu NIVA por muitos anos e lembre-se: o NIVA, assim como as pessoas, não tem defeitos. Tem características.
O carro (ou o marido :mrgreen:) da vizinha pode até ser mais bonito, mas é o seu NIVA que a leva em lugares que o carro da vizinha não levaria e por isso a faz mais feliz. É o seu NIVA que a torna mais especial e faz com que você, na realidade, seja invejada pelas vizinhas.
(OBS.: A analogia vale para os "cuecas". Pelo menos, comigo é assim: Meu NIVA, minha PAIXÃO.)
Abraços[/FONT]