Fabiano, você que está montando estas caixas reduzidas de roda?
Percebo que ela é montada com 3 engrenagens para que não gire a roda ao contrário como acontece com a caixa reduzida da Kombi, obrigando a inverter a posição da coroa do diferencial.
A caixa é muito bem feita, é montada com engrenagens de caixa de marchas?
Eu estive outro dia com o Fabiano falando sobre essa solução, que era uma coisa que eu tb tinha vontade de fazer no meu Niva, esse sistema é o mesmo que a mercedes usa no Unimog e é muito bacana, como proprio Fabiano ja falou. Ele tem a idéia de fazer e eu quero muito que isso siga adiante, mas até onde sei o custo de produção seria bem alto para poucas peças o que seria um tanto proibitivo para Muitos niveiros, ainda assim vamos ver a resposta dele, enquanto isso procurem esses sistema do Unimogo para ver como funciona.
Acho que esse equipamento deveria ganhar um tópico próprio: NIVAMOG
É uma idéia muito boa para ficar escondida dentro de um tópico de pneus. Estive brincando de desenhar uma caixa dessas e é uma idéia fantástica, você pode projetar infinitas relações de redução e altura, com os devidos reforços, e não fica limitado ao Niva, pode ser feito para qualquer jipe. Vi uns caminhões do exército aqui das Agulhas Negras de Resende equipados com algo semelhante, agora sei o que é. Acho que seria interessante evoluir a idéia até que pudesse ser colocado e tirado com as rodas grandes, assim o Niva seria tão versátil que teria uma aplicação para o dia a dia e para a trilha animal.
É uma idéia muito boa para ficar escondida dentro de um tópico de pneus. Estive brincando de desenhar uma caixa dessas e é uma idéia fantástica, você pode projetar infinitas relações de redução e altura, com os devidos reforços, e não fica limitado ao Niva, pode ser feito para qualquer jipe. Vi uns caminhões do exército aqui das Agulhas Negras de Resende equipados com algo semelhante, agora sei o que é. Acho que seria interessante evoluir a idéia até que pudesse ser colocado e tirado com as rodas grandes, assim o Niva seria tão versátil que teria uma aplicação para o dia a dia e para a trilha animal.
Maurício,
Já ví toda a construção deste eixo em um fórum russo, vou dar uma procurada. Tem muitas fotos e até o gabarito.
Mauricio, Tb estou com a idéia atiçada Vamos aguardar para ver se o Mestre Flugencio acha mais algum material à respeito.
CARACAS Isso vai mexer com os (ou o ) neurônios de muitos niveiros,he,he! Vamos estudar semana que vem...Com muita calma. Obrigado por mais essa Flugêncio
ai simmmm
....quem disse que niva num vai pra trilha..
parece que é complicado esse sistema pra fazer....quem tiver uma luz repasse pra nos que somos leigo nesse assunto
Agora deu para ver bem como foi confeccionado. Aliás muito bem feito, parabéns pros Camaradas. Não é complicado, mas trabalhoso. Dá para fazer em um bom torneiro, mas teremos que correr atrás das engrenagens antes de tudo, e definir a relação das engrenagens, que calcularemos de acordo com os pneus e rodas que serão escolhidos..........viajando na maionese, esse sistema permite que usemos até outros diferenciais, como os de Opala por exemplo, pois a relação corrigiremos ali.
Agora deu para ver bem como foi confeccionado. Aliás muito bem feito, parabéns pros Camaradas. Não é complicado, mas trabalhoso. Dá para fazer em um bom torneiro, mas teremos que correr atrás das engrenagens antes de tudo, e definir a relação das engrenagens, que calcularemos de acordo com os pneus e rodas que serão escolhidos..........viajando na maionese, esse sistema permite que usemos até outros diferenciais, como os de Opala por exemplo, pois a relação corrigiremos ali.
Essa "peça"...irá trazer varias possibilidades, assim como o Mauricio comentou conforme a necessidade/configuração de como vamos deixar o nivão.
Partindo pra quem conhece ou tem ideia de preço....
Vc's Chutariam $$$ pra fazer as 4 peças? Entre material e mao de obra