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  • #1
    Usuário Avatar de buchmann
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    Barulho estranho no motor




    Camaradas... help!!!!!

    Estou com meu niva em um mecâ faz 3 semanas.
    Mandei abrir o motor para dar uma geral, pois ele tinha fervido.
    Segundo ele foi preciso plainar o cabeçote, só que foi algo muito irrizório (um terço de milimetro, segundo ele). Ele, o mecâ, deu uma regulada nas valvulas.
    Feito tudo isso, blz, mas começou a fazer um barrulho estranho na corrente dentada do bixo, tipo cleck cleck . Mas só ocorre quando o motor está frio, depois que esquenta para.

    Alguém já passou por isso ou tem alguma sujestão para este caso??

  • #2
    Hum!

    O Mecânico deu uma olhada no estado das polias e da corrente?
    "...Você vai se amargar
    Vendo o dia raiar
    Sem lhe pedir licença..." - Apesar de Você - Chico Buarque

  • #3
    Citação Postado originalmente por buchmann Ver Post
    Camaradas... help!!!!!

    Estou com meu niva em um mecâ faz 3 semanas.
    Mandei abrir o motor para dar uma geral, pois ele tinha fervido.
    Segundo ele foi preciso plainar o cabeçote, só que foi algo muito irrizório (um terço de milimetro, segundo ele). Ele, o mecâ, deu uma regulada nas valvulas.
    Feito tudo isso, blz, mas começou a fazer um barrulho estranho na corrente dentada do bixo, tipo cleck cleck . Mas só ocorre quando o motor está frio, depois que esquenta para.

    Alguém já passou por isso ou tem alguma sujestão para este caso??
    Se o ruído não for exageradamente forte e sumir em poucos minutos, é normal, é op tempo para o óleo lubrificante esquentar e circular pelo motor. O meu faz o mesmo, parece um motor diesel por um ou dois minutos, depois para. Faz isto há 4 anos, e até agora não explodiu , portanto, não me preocupo!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #4
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    Barulho

    Citação Postado originalmente por buchmann Ver Post
    Camaradas... help!!!!!

    Estou com meu niva em um mecâ faz 3 semanas.
    Mandei abrir o motor para dar uma geral, pois ele tinha fervido.
    Segundo ele foi preciso plainar o cabeçote, só que foi algo muito irrizório (um terço de milimetro, segundo ele). Ele, o mecâ, deu uma regulada nas valvulas.
    Feito tudo isso, blz, mas começou a fazer um barrulho estranho na corrente dentada do bixo, tipo cleck cleck . Mas só ocorre quando o motor está frio, depois que esquenta para.

    Alguém já passou por isso ou tem alguma sujestão para este caso??
    O meu esta parado, esperando chegar da russia o GUIA DA CORRENTE, pois gastou, e comecou com um barulhinho, ate mudar para um barulhao, que parecia que estava tudo solto dentro do motor. E' bom verificar.
    Abracos

  • #5
    Usuário Avatar de Dinola
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    Pelo seu relato, parece a corrente mal ajustada. Já ajustou ?
    Ab

  • #6
    Usuário Avatar de buchmann
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    Camaradas..

    Teixeira: Cara, o meca esta mechendo no bixo por 3 semanas, ele falou que as peças estão boas, mas lendo os post, lembrei que ele comentou que o esticador da correia dentada estava no máximo.

    Girti: kkkkk, estou rindo até agora sobre o seu caso, "faz isso a 4 anos e o motor ainda não explodiu" kkkk, mas realmente é + ou - isso que vc comentou mesmo, mas como eu não estou andando com o carro, pois esta lah ainda, só posso transmitir o que o meu meca falou. Mas ouvi o barrulho e me pareceu um pouco alto.

    Sergio Mollo: camarada, só por curiosidade, vc não achou essa peça aqui? e quanto vc vai pagar por ela?? Quem sabe podemos usar essas informações no futuro

    Dinola: Como comentei antes, o ajuste da corrente está no máximo, o cara, o meca, tentou ajustar de todas as formas e nada.

    Obrigado pela ajuda ai pessoal.. amanhã cedo vou ligar pro meu mecâ e passar essa informações.. valeu ai..

  • #7
    Citação Postado originalmente por buchmann Ver Post
    Camaradas..

    Teixeira: Cara, o meca esta mechendo no bixo por 3 semanas, ele falou que as peças estão boas, mas lendo os post, lembrei que ele comentou que o esticador da correia dentada estava no máximo.

    Girti: kkkkk, estou rindo até agora sobre o seu caso, "faz isso a 4 anos e o motor ainda não explodiu" kkkk, mas realmente é + ou - isso que vc comentou mesmo, mas como eu não estou andando com o carro, pois esta lah ainda, só posso transmitir o que o meu meca falou. Mas ouvi o barrulho e me pareceu um pouco alto.

    Sergio Mollo: camarada, só por curiosidade, vc não achou essa peça aqui? e quanto vc vai pagar por ela?? Quem sabe podemos usar essas informações no futuro

    Dinola: Como comentei antes, o ajuste da corrente está no máximo, o cara, o meca, tentou ajustar de todas as formas e nada.

    Obrigado pela ajuda ai pessoal.. amanhã cedo vou ligar pro meu mecâ e passar essa informações.. valeu ai..
    Buchmann, o ruído de folga na corrente é muito forte (e tende a aumentar, com o passar do tempo), e não desaparece quando o motor esquenta. O ruído quando o motor está frio deve ser das válvulas, o que é normal no Niva, sendo que muitos Nivas batem válvulas (moderadamente!) mesmo quando à temperatura normal.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
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  • #8
    Usuário Avatar de Dinola
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    Apesar do seu meca dizer que já está no máximo, é prudente retirar o extensor (peça que ajusta a corrente) e verificar se a mola não está emperrada. Além disso é preciso apertar bem o parafuso de ajuste senão um pouquinho que ele solta, apresenta o ruído intermitente descrito. Isto já aconteceu comigo. Não custa tentar. Só para completar, o barulho de válvula é bem diferente do da corrente. Dica : com uma chave de fenda grande vc consegue identificar de onde vem o ruído colocando a ponta nos pontos onde vc desconfia e no cabo vc encosta a orelha. Experimente.
    Ab
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de Flugêncio
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    Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Buchmann, o ruído de folga na corrente é muito forte (e tende a aumentar, com o passar do tempo), e não desaparece quando o motor esquenta. O ruído quando o motor está frio deve ser das válvulas, o que é normal no Niva, sendo que muitos Nivas batem válvulas (moderadamente!) mesmo quando à temperatura normal.
    O Meca, pode ter montado a corrente mais folgada do lado da engrenagem bomba/distribuidor, ai pode colocar tudo novo que não vai parar de fazer barulho.

  • #10
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    Prezados colegas

    Estou procurando um Niva para comprar e os 4 que vi com motor original são o seguinte:
    1 faz um barulho de válvulas mesmo com o motor quente.
    1 barulho de válvulas + rajando
    2 barulho de válvula mais um tá, tá, tá, tá ...

    Resta saber qual dos 4 está normal.
    Tenho 1 opala 4cc, um dia retirei a tampa de válvulas e estava com borra no óleo, então fiz uma limpeza no motor, retirei a bomba de óleo e as engrenagens estavam riscadas, limei e depois lixei as engrenagens, troquei óleo e filtro e o barulho do motor ficou bem melhor.
    A explicação que encontrei é que com certeza a lubrificação ficou com fluxo maior diminuindo o barulho.
    Se alguém quiser fazer com o Niva me escreva que passo os detalhes.
    O que vi nos Nivas é que o pessoal geralmente deixa parado e as vezes não troca o óleo que também tem validade por tempo e não somente por km.
    Também tive um Gol GT que fazia um barulho de válvulas e rodei com ele 30mkm e nunca deu problema não explodiu assim como o colega Girti falou.

    Espero ter ajudado.

  • #11
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    Olá Amigos,PRECISO DE UMA LUZ.
    O MEU LADA BATEU PEGOU ,MARCHA LENTA ÓTIMA SEM BARULHOS,POREM QUANDO SOBE A ROTAÇÃO ELE COMEÇA A EMBARALHAR E PERDE POTENCIA E MORRE,NÃO TEM COMO ANDAR COM ELE,JÁ TROQUEI VELAS,ME FALARAM QUE PODE SER VÁVULA ´PRESA,SERÁ???,JÁ VERIFIQUEI O DISTRIBUIDOR ,NÃO CONSIGO MATAR A CHARADA,ELE NÃO DA ESTOUROS E NEM SINAIS DE QUE ESTA FORA DE PONTO,ESTOU NO TATUAPÉ,ZONA LESTE,SE TIVEREM UM MECA PRA INDICAR ,AJUDA,
    OBRIGADO A TODOS - RINALADA
    ANTIGUARINA@GMAIL.COM

  • #12
    Usuário Avatar de Freitas
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    Citação Postado originalmente por rinalada Ver Post
    Olá Amigos,PRECISO DE UMA LUZ.
    O MEU LADA BATEU PEGOU ,MARCHA LENTA ÓTIMA SEM BARULHOS,POREM QUANDO SOBE A ROTAÇÃO ELE COMEÇA A EMBARALHAR E PERDE POTENCIA E MORRE,NÃO TEM COMO ANDAR COM ELE,JÁ TROQUEI VELAS,ME FALARAM QUE PODE SER VÁVULA ´PRESA,SERÁ???,JÁ VERIFIQUEI O DISTRIBUIDOR ,NÃO CONSIGO MATAR A CHARADA,ELE NÃO DA ESTOUROS E NEM SINAIS DE QUE ESTA FORA DE PONTO,ESTOU NO TATUAPÉ,ZONA LESTE,SE TIVEREM UM MECA PRA INDICAR ,AJUDA,
    OBRIGADO A TODOS - RINALADA
    ANTIGUARINA@GMAIL.COM
    Ja testou a pressão de cada pistão para ver como esta camara e os aneis de cada um

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