x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 21 de 21
  • #13



    Citação Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Confesso que não entendi nada.

    Esse processo, como você bem disse, faz com que a carroceria fique mais alta, todavia, o vão livre permanece exatamente o mesmo. O desempenho do carro ficará seriamente prejudicado seja em trilhas, em ruas e estradas, devido à mudança do centro de gravidade do veículo, que vai fazer com que o carro fique sem estabilidade, não só em curvas de maior velocidade, mas, também em trilhas.
    Então, a minha pergunta: para quê fazer isso?
    Além de possibilitar o uso de pneus maiores, os angulos de entrada e saida do carro melhoram. Além de que o vão livre no meio do carro fica mais alto (local onde geralmente enrosca em final de subidas, lombadas, etc).

  • #14
    Citação Postado originalmente por Dinola Ver Post
    Bem legal este projeto, Micross .
    Mas será que estes pneus (30x9.50R15 MT) não são muito pequenos para esta altura ?
    Equivale a qual medida nossa , 650X16 ?

    Abrs

    Veja o que achei aqui no forum:

    "30 X 9.50 R15 = Descrição mais usual no mercado Americano, "30" é a altura total do pneu em polegadas, "9.5" a largura total em polegadas, montado e inflado, "R" Radial e "15" diâmetro de apoio das rodas em polegadas."

    Fazendo as contas dá pra ver que é um pneu grande, mas acredito que poderia ser usado um pneu ainda mair. Mas ai não é só uma questão de caber, começa e forçar outros componetes.

  • #15
    Citação Postado originalmente por micross Ver Post
    Além de possibilitar o uso de pneus maiores, os angulos de entrada e saida do carro melhoram. Além de que o vão livre no meio do carro fica mais alto (local onde geralmente enrosca em final de subidas, lombadas, etc).
    Micross, isso eu sei. Eu me refiro ao que foi feito no arquivo que você anexou no post #8. O cara detonou o NIVA, para não forçar os cardãs, diferenciais, etc.. E no fim da contas, o vão livre dos diferenciais ficou o mesmo. Dá para colocar pneus maiores sem raspar na lataria? Dá, mas será que o NIVA aguenta? Eu acho que não.
    Depois que é perigoso, é. Basta ver a observação feita: "La elevación extrema del Niva presentada en este artículo modifica en gran medida las características y comportamiento del auto tanto en carretera como fuera de ella." Talvez para alguns precise traduzir um pequeno trecho: modifica muito as características do carro tanto na trilha como fora dela.
    Devido à elevação brutal do centro de gravidade do carro (no caso em questão), está arriscado em uma inclinação lateral mais acentuada, o NIVA vir rolando ladeira abaixo. E olha que NIVAs capotados ou tombados não são muito difíceis de se ver por aí.
    Nada tenho contra esse tipo de "exercício criativo" (desde que não seja no meu "Pangaré"), só não sei se, pelos resultados, compensa.
    Quem pensa em fazer grandes modificações em suas viaturas, deve fazê-lo de forma responsável e consciente do que está fazendo. O que está em risco é mais do que componentes do carro quebrados. São vidas.
    É comum vermos aqui, camaradas descrevendo motores mais possantes, pneus maiores, suspensões bombadas, ... Mas, é dificílimo alguém dizer as melhorias que fez nos freios para segurar a bagaça.
    Dizem que todos os brasileiros são técnicos de futebol. Eu digo que são projetistas automobilísticos também. Só que um time de futebol ruim, só mata de raiva.
    Quero apenas fazer um alerta. Não saiam por aí fazendo modificações em um carro sem saberem o que estão fazendo.

    O que eu acho engraçado é que por aí está cheio de receitas mirabolantes, mas, os resultados dos testes ou do funcionamento a longo prazo (o que quebrou, o que piorou, o que deu certo, o que não deu, o que precisou ser alterado), ninguém fala.
    Crianças, CUIDADO.

  • #16
    Bacalhau, eu, como engenheiro mecânico, concordo plenamente com o que vc disse.
    Qualquer alteração traz consequências e devem ser muito bem estudadas antes.

    Essa alteração da suspensão pode até ter alguma vantagem, mas só para que tem um uso muito específico.
    No meu niva tenho a suspenção original e com roda R15, não sinto a menor necessidade de levantar o carro, até mesmo porque eu não faço trilha pesadas e uso muito no asfalto.

  • #17
    Postado originalmente por Gustavo Niva:

    Camarada Col, quando levantei o meu imediatamente as homocinéticas começaram a estalar... troquei ambas e tá até hoje rodando tranquilo...

    Gustavo Niva você substituiu as homocineticas por quais homocineticas...

    ''(Ah como se não bastasse meu Niva atras usa molas de belina e calços de tecnil de mais 5 cm.Bixo parece ''torre'' de alto.).''

  • #18
    Citação Postado originalmente por COL Ver Post
    Gustavo Niva você substituiu as homocineticas por quais homocineticas...

    ''(Ah como se não bastasse meu Niva atras usa molas de belina e calços de tecnil de mais 5 cm.Bixo parece ''torre'' de alto.).''
    Deve estar alto pra car@&$%

    Botei as homocinéticas originais mesmo... mas, além de meu niva ser menos levantado que o teu, não faço trilhas pesadas, não forço, etc... então, não sei se elas vão atender aí...

    Dá uma estudada na suspensão do niva... por ser "complexa" (e confortável, estável, macia, etc ) em relação à de outros jipes, altera muita coisa pra suspender... talvez valha a pena baixar um pouco...

    Tem fotos do teu niva? Fiquei curioso...

    []s,
    Gustavo.


    .
    4X4 Brasil

  • #19
    Ola Gustavo Niva foto boa pra ver como ele fico eu não tenho mais tenho essa.



    Não da pra ve muita coisa mais essa e a unica.Vou tira outras e postar. O meu e da direita.

  • #20
    Usuário Avatar de Dinola
    Entrada
    18/09/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    64
    Posts
    359
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal !
    Ao meu ver um niva tem um vão livre muito bom para trilhas com os pneus 215X80X16.
    Um Niva com uma altura como a do projeto citado por Micross só serviria para passar em trechos alagados, pois o curso das suspenções continuaria a mesma.
    Se colocar pneus maiores pode ter certeza que vai faltar torque e aí vai ter que trocar motor e aí os problemas só começaram !
    Tenho minhas dúvidas se é uma boa opção, só para passar em trechos alagados mais fundos.
    Existe técnicas de se passar por esses trechos em trilhas sem precisar levantar o jeep, desde que tenha um guincho, claro.

    Abraço a todos !

  • #21
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    46
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    De qualquer forma, pneus maiores aumentam a altura dos diferenciais do solo também, então quanto maior for o pneu, maior será o vão livre.

    Pra compensar a estabilidade nas curvas, o ideal é usar rodas com off set mais pra fora, ou quem sabe afastadores como fazem nos jipes, porém pneus pra fora dos pára-lamas, trás dores de cabeça com as "otoridades"...

    De imediato, pra parar de estalar as homocinéticas, precisas baixar o diferencial dianteiro uns 3 cm pelo menos.

    Um detalhe que precisas considerar, com pneus maiores, os diferenciais sofrem muito mais. Já vai pensando numa adaptação de peças mais resistentes pro futuro.

    Como disse o amigo Baca, as alterações trazem complicações, porém precisas estudá-las e TE adaptares à elas. Ao levantar o carro reduzes a velocidade em curvas, com pneus maiores, perderás mais estabilidade ainda, perderás eficiência dos freios (que são uma maravilha... ) e perderás torque (afinal, é quase um V8!!! no consumo pelo menos... ahahah)!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade