meu sonho era colocar um ap 2.0 injetado no niva, até depois de muito procurar cheguei a seguinte conclusão.
O niva com o motor ap fica menos jipe e mais carro. Ai vai de uso mesmo.
O cambio é projetado pra até 5500 rpm, lubrificação e etc.
Se quiser fazer um esquema caprichado, vai muita grana.
No final optei por preparar o motor original do jipe. retifiquei o 1.6 dele, troquei tudo que estava ruim, esticador, bomba de óleo, etc etc etc e coloquei pistões do fusca no jipe. Ficou bravo, ótimo pra uso em cidade, e no barro ainda não testei, já que agora vou ter que amacia-lo. No total, os gastos com retifica, peças pro motor e mão de obra ficaram em 900 reais, muito menos que um ap, e com um resultado comparavel ao do 2.0 ap em torque.
Se quer correr na estrada e fazer trilhas casuais, ap na cabeça....
Se quer um jipe valente, motor original...e de preferencia preparado