x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18

Nivão quase fervendo - parte II

Camaradas :

Muito obrigado a todos que deram suas opiniões.

Bom, ao longo do final de semana, drenei todo o sistema, lavei ( de novo ) tudo e coloquei aditivo Radcool da Bardal, na proporção 60 % + 40 % de água.

Troquei o oleo e o filtro - não consegui observar presença de água no oleo.

Também testei a válvula termostática e a mesma esta funcionando perfeitamente, abrindo por volta de 95 graus .

Sái com a vtr para dar umas voltas e a diferença foi gritante ,,, o ponteiro manteve-se abaixo de 90 ... Forcei a máquina em uma subida forte e o máximo que aconteceu foi o ponteiro passar uns 3 mm do 90, baixando rapidamente.

Acredito que o problema está resolvido, mas agora ficou uma dúvida :

" Será que quando ferveu não danificou a junta do cabeçote" ??

Por que se preocupar com temperatura, se agora de manhã está -2 graus ??

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Agradecimentos: 0
    KCT -2 º , vou levar umas cervas prai , heheh ...
    Esse motor aguenta aquecimento , pode ficar sussa , se fosse a porcaria de um AP teria empenado cabeçote sim ...

Pode ser que a termostatica encantou fechada por algum motivo , ou por ter ficado muito tempo sem atuar ou alguma sujeira na borda da aba ...

[]s ... e boas trilhas na neve por aí , kkkk
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Aconselho também uma revisão na tampa do radiador. Meu Niva ferveu por causa da tampa. Era uma genérica, provavelmente de Fiat 147, e não aguentava a pressão do sistema do Niva. Coloquei uma original Lada (30,00) e nunca mais ferveu.

Amigo , estou aprendendo sobre niva , pois tenho pouca esperiencia , mas com certeza se tivesse empenado vc saberia. Eu ja empenei um de motor ap 1.8

Usuário Avatar de Albertosiano
    Entrada
    30/06/2005
    Local
    Paulínia/SP
    Colega eu tive um uma dificuldade parecida.

No meu caso era o óleo que ia para o reservatório de água.

Foi feito serviço completo

Radiador, bonba de água, retifica....etc.

Apenas a tampa não achei a original foi feito uma saida com um calço e outra tampa .

A brincadeira ficou cara, mas não desanima

Alberto
    Chimbica - niva 91
    Campinas - SP

Preferi não abri outro topico !

Vamos lá !

Meu Niva ta fervendo Andandando normalmene ele fica nos 90 mas quando ponho reduzida e forço um pouco mais o motor a vaca vai pro bejo!! já mandei limpar o radiador e verifiquei o oleo, a ventuinha esta OK mas ele já veio pra mim sem a termostática, a bomda d'agua parece estar normal ( mas essa eu ainda não tenho certeza ! )

O que mais eu posso verificar ? a colocação de outra ventuinha pode ser uma solução ?
    André Fajoses
    Meus Videos

Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post

Vamos lá !

Meu Niva ta fervendo Andandando normalmene ele fica nos 90 mas quando ponho reduzida e forço um pouco mais o motor a vaca vai pro bejo!! já mandei limpar o radiador e verifiquei o oleo, a ventuinha esta OK mas ele já veio pra mim sem a termostática, a bomda d'agua parece estar normal ( mas essa eu ainda não tenho certeza ! )

O que mais eu posso verificar ? a colocação de outra ventuinha pode ser uma solução ?
    Originalmente, o Niva vem com uma coifa metálica, que serve para canalizar o ar "chupado" pela ventoinha através do radiador. Muitos antigos proprietários retiraram esta coifa, mas ela faz falta, verifique se o seu Niva tem ou não a coifa.
    Você colocou o aditivo de radiadores na água? Na proporção correta? Este líquido é muito importante, sem ele a água ferve mais depressa.
    Outro fator a ser verificado é o ponto de ignição, se estiver atrasado, causa sobreaquecimento.
    A ventoinha é a original? Já vi Nivas com ventoinha adaptada, ventoinha esta que tinha menos pás do que a original, causando superaquecimento.

Embora não seja fator determinante de superaquecimento, é importante que a válvula termostática seja reinstalada, o motor trabalha mais próximo da temperatura correta.

Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

OI Gil,

Ele esta sim com a coifa e é a original, ainda não coloquei o aditivo, ( pretendo colocar ) mas não acredito que ira resolver, talvez melhorar...

Estou usando o niva em trilhas e pequenas viagens, por isso pensei emuma ventuinha adicional, vale a pena ? ou talvez trocar o radiador ?
    André Fajoses
    Meus Videos

Vamos lá !

Estranho... geralmente quando tá sem a termostática, roda abaixo dos 90oC...

Outra ventuinha pode ajudar, mas se o resto do sistema estiver ok, não precisa. O mesmo vale pra coifa, rodo a 4 anos sem e só fervi 1x (subida longa de 1a reduzida sob um calor de 50oC)

Vale a pena reinstalar a termostática...

[]s

Já estou providenciando a valvula (senão conseguir a original vou ver se ponho a do corcel )

Mas o que esta me preocupando é esse aquecimento, as vezes que aconteceram foram realmente forçando o motor ( calor, subida e reduzida ) pois o Niva esta sendo usada principalmente para trilhas ( pelo menos eu pretendo isso ) ou seja sempre forçando muito.
    André Fajoses
    Meus Videos

Usuário Avatar de Flugêncio
    Entrada
    13/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Já estou providenciando a valvula (senão conseguir a original vou ver se ponho a do corcel )

Mas o que esta me preocupando é esse aquecimento, as vezes que aconteceram foram realmente forçando o motor ( calor, subida e reduzida ) pois o Niva esta sendo usada principalmente para trilhas ( pelo menos eu pretendo isso ) ou seja sempre forçando muito.
    André,

Veja a tampa do radiador, ponto de ignição, mistura ar/combustível, e recoloque a valvúla.

A Tampa é o riginal, o Ponto tenho quase certeza que esta ok ( foi verificado pelo mecanico) mas o carburador to achando ele meio balelado ( tava com a parte de cima solta e os parafusos sem rosca, já mandei fazer as roscas mas acho que talvez não tenha ficado 100% to pensando em troca-lo )
    André Fajoses
    Meus Videos

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem