Fala MRaizer,
as fotos que você comentou são essas em anexo certo?! que kit de Toyota Hilux é esse? teria fotos?
Abs,
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Olá pessoal, pegando carona no tópico...
Se eu parecer ignorante é porque o sou!
Já li os tópicos sobre suspensão do Niva, mas devido ao meu conhecimento quase "0", não entendi muita coisa. Eis a minha dúvida:
Por que não posso erguer o Niva mais do que o Kit Scherer (acho q é isso!?)? Existe alguma forma de se aumentar a altura dos calços?
Meu problema é que tô comprando uns pneus 235/75/15 (e não queria por menor q esse) MUD, mas não vão caber sem eu não cortar os paralamas. Por isso queria levantar mais cerca de 1". Será que alguém de vocês pode me dar uma luz? Pelo sim, ou pelo não...
Abraço
CZ
Quanto à Hilux:
Na verdade não se trata de um kit, mas sim da própria canga dianteira. Simplesmente se encaixa uma sobre a outra e tem-se a suspensão toda deslocada para baixo em relação ao chassis.
Quanto ao Rui Sherer:
o que limita o deslocamento da suspensão com o "Kit do Rui" é o curso das homocinéticas. A idéia, no caso da suspensão dianteira, seria deslocar o ponto de fixação dos pivôs nas balanças e dar uma ajudinha com a mola também. O problema é que chega num ponto em que as homocinéticas é que não aguentam.
Idéia: deslocar o diferencial também. Perde-se um pouco de vão livre mas alivia-se o ângulo nas homocinéticas. Como fazer? Acho que a solução mais sensata (se é que há alguma sensatez nisso tudo) seria instalar um novo suporte para o diferencial dianteiro como o usado pelo Niva à diesel que era vendido na Europa. Parece que o pessoal da Natal tava copiando isso...
Independentemente dessas modificações, o novo suporte iria divorciar o diferencial dos movimentos do motor, estabilizando-o e reduzindo as vibrações.:grin:
Alguém já experimentou instalar um par de eixos do CJ3 ou do Samurai?
Tem mais opções de relações dos diferenciais e pode usar a suspensão tanto com molas helicoidais como feixes de molas.
Simples e muito robusto.
De quebra ganha uma boa altura.
Quando tinha a Sportage, fiz uns parafusos com rosca interna (não é porca, é parafuso mesmo) para poder subir a altura e "buscar" os prisioneiros no fundo do furo. Talvez dê para tentar isso no diferencial dianteiro, calça-se o diferencial sob o suporte com uma bucha no prisioneiro, isso vai jogar o dif pra baixo, aí prende os parafusos do dif com esses que citei...
Vou estudar melhor pra ver o que dá.
Isso é uma coisa que não entendo... Feixes de mola são bons para peso, mas tem o curso reduzido. Se vc quer colocar um pneu maior num Niva, que é leve, provavelmente é a altura do solo que lhe incomoda. Ora, ai o Niva fica alto e sem curso de suspensão... Pra quê? Vai enroscar na erosão do mesmo jeito!!
Se for para esquentar a cabeça, monta uma 4-link :twisted:
Porém nada impede de usar as molas do próprio Niva...
Amigo não é só as molas que dão o "toque" macio ao niva :)
Quanto a eixos rigidos creio que os do cherokee dão,está um tutorial no nivaventure.fr
Um post com umas ideias "giras" para o niva é este:
http://forum.difflock.com/viewtopic.php?t=36591
Há um dos nivas mostrados nesse tópico que possui eixo rígido do ARO,um jipe romeno,não sei se existiu ai no brasil..cá em portugal nós até fabrica-mos alguns com o nome de PORTARO (portugues aro) :mrgreen:
Quanto ao niva poch,existe pela net e creio que aqui no forum tambem o documento de preparação dele,na minha opinião era o equilibrio perfeito da preparação,um carro potente qb,sem suspensão muito alterada,tudo projecto para os limites do proprio carro..
Quanto a nivas mais hardcore,temos também esta amostra em portugal:
http://ladaniva4x4.net/modules/newbb...r=ASC&start=40
ainda falando em preparações,uma das mais (na minha opinião) inteligentes e adequadas preprações,aqui em portugal (que eu conheça) é esta:
http://ladaniva4x4.net/modules/newbb...er=ASC&start=0
também foi subida a suspensão..tal como no topico anterior convem ler tudo :)
Convem ler esse topico desde inicio para perceber..
QUem quer prosseguir com alterações hardcore,força :) não duvido que o niva fique bicho!mas na minha modesta opinião..senão passa vou pelo lado...niva é para andar tranquillooooo
Só para animar :D
http://images.forum-auto.com/mesimag...84.181.100.jpg
Um dos pontos fortes do Niva realmente é o vão livre do solo. O Niva com eixo rígido ficou com a bola do diferencial muito baixa. Acredito também que acabe gerando piora na dirigibilidade também, então retiro a idéia. O melhor então seria colocar a suspensão dianteira na traseira também, mas o custo disso não seria agradável, porém permite uma elevação do veículo com um excelente ganho do vão livre central.
Camarada tuga skinnie :mrgreen:, concordo mais do que plenamente... inclusive esse documento (niva dakar.pdf, manual de preparação niva dakar.pdf, etc) tá guardado aqui, pra se algum dia eu tiver $$ pra fazer isso num niva (não o meu atual hehehe)
Realmente eles não modificaram o projeto em si, mas melhoraram e reforçaram, partindo das mesmas idéias do projeto original...
Muito bom, valeu :concordo:
Aí discordo e muito... niva é pra sentar o pé na terra, em situações parecidas com essa da foto :mrgreen:
Já ouvi falar de colocarem suspenção traseira de omega no niva, mas nunca vi...
[]s,
Gustavo.
Suspensão não sei, mas sim da proposta de se colocar o diferencial do Omega.