Pudera, um motorzão desses num Niva deve ser animal!!! :shock:
Versão Imprimível
Colaborando , com as variações de motores Diesel para os Nivas, e para quem possa interessar .
Por aqui tem um camarada querendo vender um Niva 93/94, que segundo ele , esta com motor Diesel Fiat 1.7.
Seguem fotos.
Abraços. :concordo:
Posso opinar sobre o motor Fiat 1.7D, pois já tive um Niva com este motor.
Bom torque pra andar FORA DO ASFALTO, estradinhas de terra, brejo e trilha vai que é uma beleza... Consumo: entre 9 e 16 km/l
Em rodovias: se for plana, mantem 100 110 km/h tranquilo, se pegar uma subidinha, aí já era... 3ª marcha e paciência...
O meu tinha um radiador grande, acho q foi fabricado especialmente pra ele...nunca ferveu, nem subindo um precipício em 1ª reduzida, bloqueado e urrando...
Vendi pq comprei um veículo maior e uso mais em asfalto (necessidade), mas se pudesse teria segurado ele...vendi com pena...:cry:
Uma nota: O XUD que vinha instalado no Niva (original) era aspirado e já dava mais que a conta de carregar o russinho e suas 1200 garrafas de vodka. O XUD turbinado (aqui no Brasil) tinha problemas de superaquecimento independentemente de onde for instalado (JPX, Niva, moenda de cana...). O negócio é aumentar radiador e diâmetro de mangueiras mesmo (se bem lembro da "receita").
Estou com um VW 1.9 SD (aspirado e com bomba mecânica). Faz uns 12Km/l (a valvula de mistura gasosa foi amarrotada pela transportadora e não está ativa) e anda bem direitinho. Meu sonho é ativar esta válvula e colocar um blower (um M24 basta) para deixar mais econômico e "esperto" nas retomadas. Mas já anda mais que golzinho caixa-de-fósforo:twisted:
Ah, sim. Quanto à vibração:
Infelizmente todos os kits que já vi (excessão talvez do da Brandenburg, para motor Kia) usam os calços originais (monofrequência) e duros do Niva. Se para motores gasolina já se usam calços mais modernos, quanto mais para um motor diesel!
O ideal seria utilizar-se os calços do Audi diesel (invertendo-se o conceito da adaptação) e manter-se o volante original do motor VW, mais pesado e que reduz a vibração, o que demanda a criação de uma nova capa-seca que permita a instalação do motor de arranque "virado" para a caixa de marchas, como nos novos VW 1.4 (gol e Kombi). Só que isso é muito trabalho e custo...
Bacalhau,
Tenho um JPX MONTEZ com esse motor. Quando comprei, em 2007 ele aquecia bastante mesmo tendo o radiador grande (na espessura são 4 colmeias), a ponto de me obrigar a parar em subidas de serra com mais de 5 km de extensão. Como faço parte do clube do JPX, tem um mecânico (VALDEMAR) que desenvolveu uma receita para melhorar o motor, ele tem um oficina em MOGI DA CRUZES. No final do ano passado resolvi retificar o motor (quando comprei o jipe o motor ja apresentava baixa compressão) e o Valdemar me orientou em todo o processo da transformação do motor (o nome dado a receita é SUPER XUD), ja que eu não tinha disponibilidade para levar o jipe até a oficina dele em Mogi, pois moro em Minas.
O resultado? O jipe parece outro, motor ficou muito bom, não aquece, anda muito mais que antes, mesmo antes de implementar todas as modificações necessárias (maior pressão na turbina e bomba injetora da kombi diesel).
Um detalhe, aquele consumo informado no inicio é muito dificil de conseguir, o meu jipe antes da transformação apresentava uma média 11,5km/l na estrada. Agora depois das modificações, acredito que não chegue a 10Km/l, mesmo porque eu sou meio pirado e mexi na bomba injetora. Ja tenho a bomba da Kombi e vou instalar posteriormente.
Normalmente o pessoal dos JOTAS não gostam muito desse motor (eu aprendi a lidar com ele) porque trata-se de um motor muito melindroso e não é qualquer mecânico que sabe mexer. A transformação que citei eu acredito que tem uma garantia muito maior quando feita por quem desenvouveu, no caso o Valdemar.
Outro detalhe, esse motor não tem muito valor $$$ no mercado. Portanto, não se deve pagar muita grana por ele.
abs.
Bacalhau,
Quanto a um caso real, não conheço, como diz a musica: "...nunca vi nem comi, só ouço falar..."
O que eu ja vi de verdade, foi o Jossano (jossano@gmail.com que importa peças Lada), ofereçer em outra lista (NivaclubeRGS) o kit para adaptação do motor XUD no Niva, capa seca, suportes, etc...
Vem direto da Russia, novo, derrepente nem precisa adaptar nada...
Parabens pela determinação na reforma do Pangaré, ta ficando arretado...
Um abraço