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Hybrid View

  • #1

    Fazendo o Motor do NIVA URGENTE!!!




    Bom dia camaradas, por favor preciso da ajuda de vcs, tenho um Niva 91 motor original, estava queimando oleo, mas não estava batendo nada, resolvi mandar para o Mecânico para abri e ver , bom meu motor esta detonado, tem uma folga nos cilindros enorme, agora a pergunta o que devo fazer colocar os componetes originais ou colocar kit 1.7? liguei em uma loja e eles me disseram que vendem o kit do NIVA 1.7 mesmo, bom pelo que sei seriam os pistões de Fusca não seriam? qual seria uma loja de confiança onde posso comprar esse kit sem medo.

    muito obrigado a todos até a próxima.

  • #2
    Citação Postado originalmente por Tanque Russo Ver Post
    Bom dia camaradas, por favor preciso da ajuda de vcs, tenho um Niva 91 motor original, estava queimando oleo, mas não estava batendo nada, resolvi mandar para o Mecânico para abri e ver , bom meu motor esta detonado, tem uma folga nos cilindros enorme, agora a pergunta o que devo fazer colocar os componetes originais ou colocar kit 1.7? liguei em uma loja e eles me disseram que vendem o kit do NIVA 1.7 mesmo, bom pelo que sei seriam os pistões de Fusca não seriam? qual seria uma loja de confiança onde posso comprar esse kit sem medo.

    muito obrigado a todos até a próxima.
    Há diversas opções para a retífica do Niva, das quais as mais comuns são:

    - instalar o kit de pistões originais, porém, devido à retífica, com sobremedida de anéis;

    - instalar o kit de pistões do motor Lada 1.7, importado da Rússia (via Internet);

    - instalar algum dos kits para modificação da cilindrada original para 1.7 e mesmo 1.8, utilizando os pistões do Fusca ou do Tempra

    Em minha opinião, esta terceira opção é arriscada, eu já soube de diversos casos em que o motor modificado ficou "batendo saia" (pistões do Fusca) ou o bloco trincou, devido ao excessivo afinamento de suas paredes. É necessário pesar prós e contras antes de mandar executar o serviço.
    A segunda opção é boa, mas, no seu caso, devido à urgência, pouco viável, pois existe uma demora de cerca de 40-50 dias entre o pedido e o recebimento (a não ser que você opte pelo envio via aérea, que é bastante caro).
    Resta, pois a opção de instalar os pistões originais do motor 1.6, opção conservadora porém segura. O que você pode fazer para "apimentar" o motor de seu Niva é aproveitar para mandar baixar ligeiramente o cabeçote do motor (pouca coisa, no máximo 0,5 mm) e instalar o kit de comando de válvulas modificado da Aerocar (www.aerocar.com.br). Acredito que estas medidas já irão melhorar muito o desempenho de seu russinho.


    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #3
    Gil vc como sempre muito prestativo, muito obtigado pela sua sugestão, realmete me ajuda muito.
    Gil é o seguinte realmente é incrivel a durabilidade do motor do NIva, olha no meu caso o meu já passou por 3 donos, sendo que o primeiro foi nada menos que a CPFL, então rodaram bastante com o russo.
    Sobre a Urgencia do motor realmente o motor esta aberto, preciso resolver logo, eu perguntei sobre os kits pois liguei em uma loja, não vou citar o nome por questões de etica, o vendedor me jurou que era do Niva 1.7 achei melhor não questionar o mesmo.
    Gil os meu cilindros estão todos comidos, pois devido ao desgaste, acho que vai ficar complicado colocar pistões 1.6, eu vou dar um pulo no mecanico,depois eu te falo o andamento , Gil muito obrigado pela sua opinião , realmente me ajudou muito, até mais

  • #4
    Citação Postado originalmente por Tanque Russo Ver Post
    Gil vc como sempre muito prestativo, muito obtigado pela sua sugestão, realmete me ajuda muito.
    Gil é o seguinte realmente é incrivel a durabilidade do motor do NIva, olha no meu caso o meu já passou por 3 donos, sendo que o primeiro foi nada menos que a CPFL, então rodaram bastante com o russo.
    Sobre a Urgencia do motor realmente o motor esta aberto, preciso resolver logo, eu perguntei sobre os kits pois liguei em uma loja, não vou citar o nome por questões de etica, o vendedor me jurou que era do Niva 1.7 achei melhor não questionar o mesmo.
    Gil os meu cilindros estão todos comidos, pois devido ao desgaste, acho que vai ficar complicado colocar pistões 1.6, eu vou dar um pulo no mecanico,depois eu te falo o andamento , Gil muito obrigado pela sua opinião , realmente me ajudou muito, até mais
    Para os cilindros deglutidos , há duas possibilidades:

    Instalar os pistões originais do motor 1.6 com anéis em sobremedida máxima (0,4, se não me engano) OU encamisar os cilindros. Nenhuma destas opções é complicada, pelo que sei.

    Um cliente do Wilson (mecânico especializado em Lada que faz a manutenção de meu Niva) trocou o motor do carro esta semana (instalou um motor modificado para 1.7, com os pistões originais), e o motor antigo está lá, num canto. Não sei se este motor será vendido, nem sei em que estado se encontra, mas talvez você tenha interesse em ligar para o Wilson e conversar a respeito. Se o dono pretende vender o motor, pode ser interessante para você.

    O telefone do Wilson é (0XX11) 5531.7796

    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #5
    Gil beleza, valeu mesmo , eu to vendo com um camarada uma cotação de peças vindas da Russia vamos ver, mas o negocio e que o Jipe esta com o motor aberto, se bem q agora vai sair da mecanica sem motor e câmbio e vai para a funilaria fazer a parte de baixo, bom estou cotando em diversas casas do ramo, e ver as possibilidades, eu teria pensando em colocar pistões de fusca com comando aerocar, mas...ainda não sei

    abração até

  • #6
    A Aerocar tinha o kit de pistões do NIVA 1.7.

    Se você está(va) satisfeito com o desempenho do seu motor 1.6, continue e faça apenas uma retífica com uma sobremedida.
    Se você gostaria de dar uma "apimentada" a mais, a hora é agora.
    As receitas são muitas.
    Mais importante do que O QUE você vai fazer é COMO você vai fazer.
    Escolha uma retífica conceituada e um bom mecânico. Isso, é óbvio, custa dinheiro, mas uma economia de merreca agora pode significar um enorme prejuízo no futuro. Peças de qualidade também é fundamental para um serviço de qualidade e duradouro.
    Histórias de "saias" batendo ou blocos trincados existem muitas.
    O que não se fala é como e porquê aconteceu.
    Como estava o estado dos blocos antes da modificação?
    Serviço realizado de forma correta em boa oficinas?
    Foi melhorada a capacidade de refrigeração com a colocação e eletroventiladores, p.ex.?
    Foi feito um amaciamento adequado do motor? (Este item é importantíssimo e já foi discutido aqui no Fórum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55317&highlight=velho+amigo+come% E7ou+fumar). Existem aqueles que dizem que não é preciso amaciar o motor. Isto é válido apenas para os motores mais modernos, o que não é o caso do NIVA )
    Para transformar o seu motor para 1.8 (com os pistões do Tempra 2.0 8V) como vou fazer no meu, você precisará aumentar o diâmetro dos cilindros de 79mm para 84mm, ou seja, vai precisar retirar 2,5mm das paredes de cada cilindro. (O diâmetro dos pistões do NIVA 1,7 é 82mm, stander)
    "Acho que o bloco dos NIVAs 1,7 é diferente, é mais robusto", pode olhar e medir, não é não.
    Receitas existem várias. Depende do que você quer e de quanto tem para gastar.
    Analise com calma, faça um levantamento de quanto você vai gastar (leve em consideração que sempre aparecem coisas não previstas).

    Uma outra opção é colocar um AP 1.8 MI (Ih, vai aparecer gente dizendo para colocar logo um 2.0... Mas o resto do carro aguenta?)

    Meu camarada, desejo-lhe Boa $orte.
    Precisando, estamos todos aqui, cada um com uma opinião diferente para ajudar a confundir.

    Veja isto aqui: http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?cod=3376

    4X4 Brasil

  • #7
    Muito obrigado caramada Bacalhau, pela sua sugestão no caso de pistões de tempra as paredes do bloco não ficam finas demais? o que é preciso? sabe que o Cassiano do x-niva ESTA retirando o motor AP1.8 até me ofereceu, mas a grana que vou gastar em um AP , eu posso fazer o original bem feito.

    abração até mais

  • #8
    Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
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    Fiz duas vezes motor la na Status Lada, fiz o do meu primeiro Niva e tambem do segundo Niva, os dois transformei para 1.7 e os dois estão rodando até hoje muito bem, no primeiro Niva coloquei tudo que tinha direito, desde comando passando por carburação e até retifica, ficou simplesmente fantastico, se quiser bate um papo com o Edmilson que é muito gente fina ( www.statuslada.com.br ).
    Andrehuff - Indaiatuba

  • #9
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    Citação Postado originalmente por tanque russo Ver Post
    bom dia camaradas, por favor preciso da ajuda de vcs, tenho um niva 91 motor original, estava queimando oleo, mas não estava batendo nada, resolvi mandar para o mecânico para abri e ver , bom meu motor esta detonado, tem uma folga nos cilindros enorme, agora a pergunta o que devo fazer colocar os componetes originais ou colocar kit 1.7? Liguei em uma loja e eles me disseram que vendem o kit do niva 1.7 mesmo, bom pelo que sei seriam os pistões de fusca não seriam? Qual seria uma loja de confiança onde posso comprar esse kit sem medo.

    Muito obrigado a todos até a próxima.
    com a grana que vc vai gastar, coloca um motor ap 1.8, custo de mais ou menos 3000 reais, ai acaba seu problema com motor.

  • #10
    Usuário Avatar de MRaizer
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    Citação Postado originalmente por cleberskina Ver Post
    com a grana que vc vai gastar, coloca um motor ap 1.8, custo de mais ou menos 3000 reais, ai acaba seu problema com motor.
    3mil onde
    Só o Kit BR2000 deve estar uns 2000 reais. E quanto custa um AP1800
    Isso sem contar os custos de instalação...
    Agora, se eu tivesse um Niva nessas condições, gastaria 3000 num XUD usado e repotencializaria ele para diesel seguindo todo o kit original russo. (O motor Diesel VW parece ser melhor, mas está custando 11mil novo)
    4X4 Brasil

  • #11
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    Mal pergunte, pra colocar o AP no motor do Chevette, o flange custa 300,00 no ML,
    Não compensa mais colocar o AP junto do câmbio do chevette em vez de usar o kit BR2000?
    Posso estar falando bobagem, mas estou analisando o custo da mudança.
    Uma caixa de Chevette 5 marchas encontra entre 300 e 400,00. Com 300 do flange são 700,00.
    A Adaptação do câmbio do chevette com a CT parece ser simples.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Usuário Avatar de MRaizer
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    No kit não vem apenas a flange (que abomino, prefiro a capa-seca), mas também calço para alterar o ponto de apoio dos calços do motor, calços de motor, um novo calço de caixa (com diferença de milímetros) e flange para o motor de arranque e parafuzos, muuuuitos parafuzos. A menos que a flange do chevette permitisse a instalação do motor de arranque ao lado da caixa de marchas ao invés de ao lado do motor, acabo ficando com o kit do Bacelar mesmo... Embora trocando o suporte do diferencial dianteiro por outro que fixe o mesmo diretamente no monobloco.

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