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Tópico: Niva Parado

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  • #1
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    Question Niva Parado




    Buenas amigos!
    Andei por um bom tempo desanimado com a viatura e ela está parada a pouco mais de um ano...
    Nessa semana pretendo tentar reanimá-lo e gostaria de sugestões de como proceder. Desconectei o cabo da bateria desde o início e, além de "reza braba" e mandingas, o que seria aconselhável fazer?
    Será que ele vai pegar ou já posso ligar para o desmanche?
    Se nada funcionar, aguardem anúncios nos classificados de peças....
    abçs e inté.

    Marius - BH

  • #2
    Não desanime, Marius (que Marius? ).

    Embora você mereça um castigo por ter abandonado o seu NIVA, espero que tudo dê certo e que vocês se "reconciliem".
    Aproveite e coloque uma fotos dele. Quem sabe eu não me interesso. Tenho um fraco por animais abandonados, carros velhos e mulheres novas. (Não necessariamente nessa ordem).

    Boa $orte.

  • #3
    Usuário Avatar de Vasquez
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    17/05/2006
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    te dou 3000 pra vc nem ter aborrecimento... é só colocar na cegonha e mandar aqui pra sp....brincadeira.....
    Lada NIVA 1991 cinza
    Mahindra Pick UP 4x4

  • #4
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    Olá Mario

    Não vende o Bicho não, eu moro em Betim e posso lhe dar uma força,
    para vc por ele na ativa .

    SDS

    Marcio

  • #5

    Depende Marius!

    Se vc simplesmente parou a viatura (ela estava ok).
    Faça o seguinte:
    Verique óleo, agua e fluídos e os complete se necessário.
    Solte as velas e coloque um pouco de spray tipo wd (só um pouco) em cada orificio.
    Coloque esse spray no carbura (aí pode colocar bastante, sem a tampa do filtro de ar).
    Leve a bateria para recarregar.
    Tente a partida. Provavelmente o carro vai pegar (wd) e apagar em seguida. Verifique se está chegando combustível no carbura.
    Após alguns minutos de funcionamento, seria de bom grado a troca de óleo, água de radiador se ela não estiver com aditivo e verificar bem o flúido de freio e embreagem.
    Talvez o carbura vai precisar de uma limpeza, mas antes não tenha dó do spray.
    Ande inicialmente com o carro com muito cuidado, testando bem o acionamento da embreagem e dos freio (hidraulicos e podem dar problemas nos cilindros).
    Verifique as mangueiras se estão ressecadas (as de combustível provavelmente) e as troque se esse for o caso.
    Carro parado por muito tempo é uma Zica danada se simplesmente pegar e andar!
    Espero ter ajudado.
    Boa sorte!

    ps: se parou ele por algum problema, não acha que depois de um ano ele tenha se recuperado né
    O meu não deu certo isso não!!
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

  • #6
    Acrescentaria só uma coisa:

    TROCARIA TODO o fluido de freio (reservatório, tubulação e cilindro das rodas).
    O fluido de freio tem propriedades higroscópicas (Diz-se do material ou substância que tem grande afinidade pelo vapor de água, sendo capaz de retirá-lo de uma atmosfera ou eliminá-lo de uma mistura gasosa).
    Independente se o veículo está parado ou em uso, é aconselhável trocá-lo
    periodicamente (a cada dois anos). Em dois anos ele pode absorver até 30% de seu volume em água (depende da humidade do ar da região). Essa água, além de diminuir a eficiência da frenagem, contribui para o surgimento de corrosão no sistema.

  • #7
    Usuário Avatar de RafaelPata
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    Citação Postado originalmente por shuther4x4 Ver Post
    Se vc simplesmente parou a viatura (ela estava ok).
    Faça o seguinte:
    Verique óleo, agua e fluídos e os complete se necessário.
    Solte as velas e coloque um pouco de spray tipo wd (só um pouco) em cada orificio.
    Coloque esse spray no carbura (aí pode colocar bastante, sem a tampa do filtro de ar).
    Leve a bateria para recarregar.
    Tente a partida. Provavelmente o carro vai pegar (wd) e apagar em seguida. Verifique se está chegando combustível no carbura.
    Após alguns minutos de funcionamento, seria de bom grado a troca de óleo, água de radiador se ela não estiver com aditivo e verificar bem o flúido de freio e embreagem.
    Talvez o carbura vai precisar de uma limpeza, mas antes não tenha dó do spray.
    Ande inicialmente com o carro com muito cuidado, testando bem o acionamento da embreagem e dos freio (hidraulicos e podem dar problemas nos cilindros).
    Verifique as mangueiras se estão ressecadas (as de combustível provavelmente) e as troque se esse for o caso.
    Carro parado por muito tempo é uma Zica danada se simplesmente pegar e andar!
    Espero ter ajudado.
    Boa sorte!

    ps: se parou ele por algum problema, não acha que depois de um ano ele tenha se recuperado né
    O meu não deu certo isso não!!

    Caro Marius,

    Os procedimentos de nosso amigo Shuther esta correto so falta um detalhe, antes de ligar vc tem que trocar o óleo do motor por ele esta muito tempo parado, assim que vc trocar óleo e filtro, vc tem que dar umas voltas no motor com uma chave na polia para poder lubrificar novamente as camisa, porque pelo tempo parado ela acumula ferrugem e se vc ligar direto acaba riscando as camisa e tera que fazer o motor logo logo, e o resto é como esta escrito, e vc tb tem que dar uma olhada os óleos dos diferenciais, caixa de transferência e cambio, talvez tem ate que trocar tb.

    Bom espero ter ajudado.

  • #8

    Não poderia deixar de comentar

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Olá Mario

    Não vende o Bicho não, eu moro em Betim e posso lhe dar uma força,
    para vc por ele na ativa .

    SDS

    Marcio
    Parabéns Márcio
    é de pessoas como você que esse Brasil precisa meu amigo, gostei muito do seu comentário.
    Continue assim com esse espírito solidário e compranheiro , abç

    Marcelo Ventoinha Caiano

  • #9
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    Obrigado à VC Marcelo .
    Na verdade, quando mudei de São Paulo para Betim, isso ano passado, deixei bons amigos em São Paulo , mas fomos muito bem acolhidos pela comunidade Jipeira de BH, Betim , etc
    Novamente muito obrigado .

    Citação Postado originalmente por Marcelo Caiano Ver Post

    Parabéns Márcio
    é de pessoas como você que esse Brasil precisa meu amigo, gostei muito do seu comentário.
    Continue assim com esse espírito solidário e compranheiro , abç

    Marcelo Ventoinha Caiano

  • #10
    Usuário
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    Thumbs up Tá em tempo?

    Sei que essa resposta está um pouco atrasada, por problemas particulares estive afastado do fórum...
    O Nivão continua parado... tem algum mecânico que possa indicar aqui na região central de BH. Costumo levar no nosso guru aqui - Hudson - mas queria um mais perto do centro.
    Valeu pela força!
    Abçs e inté.

    Marius - BH

    Citação Postado originalmente por Marcio Rossetto Ver Post
    Olá Mario

    Não vende o Bicho não, eu moro em Betim e posso lhe dar uma força,
    para vc por ele na ativa .

    SDS

    Marcio

  • #11
    Usuário Avatar de vanderlei4x4
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    mogi das cruzes/SP
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    Citação Postado originalmente por Vasquez Ver Post
    te dou 3000 pra vc nem ter aborrecimento... é só colocar na cegonha e mandar aqui pra sp....brincadeira.....
    Boa noite Camarada.. ,conterraneo... e participante do Forum Brasil...!!!!!

    Querer mais um lada na garagem...é gostar(gastar) muito...eh,eh,eh

  • #12
    Usuário Avatar de mauricio_silva
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    Para qualquer carro que tenha ficado muito tempo parado (anos), é aconselhável:
    -Drenar e trocar todos os fluídos (óleo do motor, óleo do câmbio e dos diferenciais, água, combustível, fluído de freio e de embreagem, no caso do Niva).
    -Trocar todos o filtros (óleo, ar e combustível).
    -Trocar as mangueiras de combustível (fundamental) feitas de borracha.
    -Trocar a bateria.
    -Trocar as velas e os seus cabos.
    -Limpar o distribuidor.
    -O procedimento de aplicar o WD 40 (descrito anteriormente) no carburador e nos cilindros do motor tembém deve ser feito.
    Com isso, tente dar a partida no motor, depois de "bombar" algumas vezes o acelerador.
    Se o carro pegar (e não morrer mais), você deve ficar atento para ruídos ou curto circuitos (ratos "adoram" roer cabos elétricos).
    Verifique o sistema de freios e leve o carro para um mecânico.
    []s.

    Maurício (Che, Che de Guevara).

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