Boa noite a todos !
A primeira vez que avistei um Niva foi em Curitiba - PR em 1998 e logo de cara fiquei bastante curioso pelas características da máquina ! Na época era estudante, não tinha dinheiro nem pro hot-dog e fiquei só na vontade...
Atulamente resido em Cascavel-PR e ontem, para sair um pouco da rotina, resolvi passar por ruas desconhecidas e aconteceu o seguinte:
Avistei um Niva 93 numa gararem e sem pensar muito fui entrando na casa do dono para perguntar sobre a nave. Quase fui mordido por um pitbull mas valeu (em partes) a pena ! Resumindo a conversa ele contou o seguinte (A história toda se estendeu por 3 horas um bom bate-papo !!!):
Esta relíquia foi comprada de uma mulher no Rio Grande do Sul que transitava pela cidade e exporadicamente levava o marido (que não sabia dirigir) para pescar na chácara da família. Ela só vendeu o carro pois estavam necessitados de money e não teve outra opção.
O dono atual do Niva (e do pitbull!) levou a máquina em uma mecânica para que o veículo fosse revisado. O mecânico fez o orçamento... ele pagou... e o sacana do mecânico, além de não comprar as peças, não tinha revisado nada ! Quando ele falou isso já fiquei meio desanimado, mas ainda sim esperei para ver se o final poderia ser feliz. Atualmente a nave encontra-se quase pronta para andar: falta retirar o óleo colocado da parte superior do motor com o objetivo de evitar oxidação ou ressecamento de peças, colocar velas, bateria nova e revisar o básico
da elétrica e carburação! A máquina não apresenta sinais evidentes de massa ou batitas, apenas um raspão lateral perto do para-choque traseiro. Faltando com um pouco de respeito ofereci uma moto que vale R$ 3.000 no negócio e para minha surpresa ele aceitou, meio descontente, mas aceitou... Pedi quanto seria a diferença já esperando o troco pela minha ofensa e então... ele me pediu R$ 5.500,00 em troca... (na época ele pagou R$ 8500). Na mesma hora perguntei o por quê do valor tão abaixo da tabela e por ironia do destino, ele me respondeu que estava precisando de dinheiro e não tinha outra opção !
Trabalho na área de negócios de uma uma cooperativa atualmente e conheço desde o cara bonzinho até o cara que não vale o arroz que come !
Meus instintos dizem que ele é uma pessoa honesta ! Mas quando a esmola é demais.. hummmm....
Por favor, peço a ajuda de todos que já tenham passado por alguma experiência deste tipo ou algo parecido... e aceito todas as sugestões sobre o que observar (junto com meu mecânico de confiança é claro e não com o sacana) na relíquia para saber se realmente estou fazendo um bom negócio ! O Niva será usado exporadicamente na cidade para deslocamento até o local de trabalho apenas em dias de frio ou chuva. Normalmente vou de moto para economizar na gasosa !
Consequências futuras : Eu passeando feliz da vida com meu Niva e minha patroa na poltrona do lado me xingando até o "fim da eternidade"
(ela adora carros modernos!)
Abraços a todos !
Guya de Mordor !