Como meu Pai diria : - Não guenta ? Bebe leite ! AUHuHAAAAAAAAAAAAUHAs:roll:
Versão Imprimível
E no meu caso as molas servem?
Quero compensar o peso extra dos cilindros de GNV, pois quando a viatura esta carregada (4 pessoas) dá fim de curso no amortecedor traseiro quando passo em lombadas, por exemplo.
Já coloquei calços nas molas originais pra levantar um pouco, pois com o peso extra a traseira tinha abaixado, melhorou mas não resoloveu.
Estava pensando nas molas da Pampa, mas não preciso levantar a viatura, apenas uma mola mais forte que aguente o peso.
Vai dar certo?!?!?!?
A não ser que sempre ande com 4 pessoas no carro . Se não , vai separando um novo jogo de amortecedores , tel de um bom soldador , uma nova barra estabilizadora...e com azar novos batentes. Mas se quizer .... corta um elo e 1/4. Acho que ai.. dá.
Fooi maal, eenviei 22222 vezeees a messssma resssposta!!!!!
CAmaRAdas, posso está falando (digitando :mrgreen: ) besteira, mas acho que as molas de Pampa (além de serem "maiores") são mais duras :pensativo: ,
ou seja: Cedem menos com peso (GNV + 4 Pessoas). Mas se esse não for o "caso constante" (peso), a suspensão traseira ficará levantada
(implicando em "coisas já faladas aqui"), além de "muito dura" :rolleyes: . Se, para compensar essa altura "a mais", forem cortados alguns elos das molas,
estas ficarão MAIS DURAS AINDA :shock: , tornando o carro "saltitante" :neutral: , desconfortável :( e, talvez, inseguro :cry: . Sem contar a perda de curso :putz: ....
Posso está falando (digitando :mrgreen: ) uma besteira maior ainda,
mas se a intenção não é erguer o carro e sim, não deixar ele "arriado" com peso,
"dizem" :rolleyes: que as molas do Del Rey (ao invés das de Pampa) são um pouco mais macias,
devendo servir pra esses casos :pensativo: . Não posso dar certeza, pois nunca instalei :oops: ....
[]'s
A mola do Del Rey e da Pampa não é a mesma? :pensativo:
O meu mecânico sempre fala em colocar a mola ESQUERDA da Pampa, será este o pulo do gato?
Acho que dá para usar a mola de pampa cortando 1 elo e 1/4, assim fica com o mesmo numero de elos do niva e o fato de ser mais dura compensa o peso do gnv
Se cortar, vai ficar muito dura demais além da conta :mrgreen: ...
Basta lembrar que os "Preiboy" que rebaixavam o carro cortando as molas
ficavam com a suspensão tão dura que andavam "quicando" :rolleyes: ....
Quam nunca viu um carrinho rebaixado "pulando" por aí :twisted: ...
O "pior" é que não :discordo: ...
Tenho em algum lugar uma tabela dos códigos das molas, e vi que as do Del Rey e Pampa são diferentes mesmo...
O que eu não lembro é sobre a "dureza" :oops: , mas tenho "quase certeza" que as da Pampa são mais "firmes" :pensativo: ...
Já ouvi falar muuuuuuito sobre isso também, que as molas da Pampa com Ar e DH
seriam mais duras do lado esquerdo, devido ao compressor e tal....
Mas.... Será que esse compressor pesa tanto assim :pensativo: ?
Bom, vou procurar a tal tabela e depois posto aqui (não estou em casa...)
[]'s
Valeu Luciano, vou pesquisar por aqui também e qualquer coisa aviso.
O "selvisso" não é pra já mesmo. E a dúvida continua...
ACHEI, finalmente :dance: ...
(Tenho que dar uma organizada em minhas pastas no HD :oops: ...)
Olhando a tal tabela (Del Rey na página 6 / Pampa, a partir do final da 7 ;-) ), confirmei que as molas destes são REALMENTE diferentes,
e vi também que, em alguns casos (mesmo SEM "ar"), TAMBÉM EXISTE DIFERENÇA ENTRE OS LADOS ESQUERDO E DIREITO :shock: . . .
Bom, como lá consta dados como o diâmetro da barra, o diâmetro externo, etc, pode-se verificar qual seria EFETIVAMENTE mais dura.
Julgo que, quanto mais grossa for a barra, mais firme ela será, mais aí "me perco" no diâmetro externo :oops: : Quanto MAIOR, a mola é mais macia ou mais firme?
Passo a bola para "os universitários"...
Quanto ao uso de uma ou de outra, quando a galera quer elevar a traseira :roll: trocando as molas,
a opção mais usada é Del Rey e Pampa, sendo as 1ªs (Del Rey) "indicadas pra quem não tem GNV",
e as da Pampa (lado esquerdo?), por serem mais firmes; pra que tem os cilindros no porta-malas.
Mas, se para endurecer sem aumentar (EITA!) a altura, você vá realmente cortar as molas,
sugiro que, mesmo com GNV, use as do Del Rey que, por serem mais macias, "afundarão" um pouco mais que as da Pampa, mais ainda assim,
ficará mais firme e alto que com as do Niva, mas quando cortá-las (pra ficar com a altura do Niva original), elas "endurecerão" um pouco,
ficando - creio eu :pensativo: - com a dureza tipo as da Pampa, mas da altura que vc quer :concordo: ...
[]'s
Valeu Luciano!!!:concordo::concordo::concordo: