x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
    Usuário Avatar de Adonay
    Entrada
    26/03/2009
    Local
    João Monlevade/MG
    Agradecimentos: 0

Bloqueio! como testar??

Companheiros, é o seguinte tenho um Niva há algum tempo seu bloqueio funcionava perfeitamente até que levei num lava jato e pedi para lavar e lubrificar as cruzetas. Quando retornei para pega-lo percebi que o bloqueio estava acionado, fiquei muito puto, e percebi que manobraram com ele no asfalto. Funcionei o jipe tirei o bloqueio e fui embora. O que acontece é que ontem ao fazer uma trilha acionei o bloqueio na lama e percebi que seu engate e desengate ta muito leve e que ainda ele esta desengatando sozinho (parece que a alavanca ficou boba). Como faço para testar seu funcionamento o que pode estar estragado?? Procurei no fórum e não achei nada parecido por isso abri este tópico.

Exclamation teste de bloqueio !

Citação Postado originalmente por Adonay Ver Post
    Companheiros, é o seguinte tenho um Niva há algum tempo seu bloqueio funcionava perfeitamente até que levei num lava jato e pedi para lavar e lubrificar as cruzetas. Quando retornei para pega-lo percebi que o bloqueio estava acionado, fiquei muito puto, e percebi que manobraram com ele no asfalto. Funcionei o jipe tirei o bloqueio e fui embora. O que acontece é que ontem ao fazer uma trilha acionei o bloqueio na lama e percebi que seu engate e desengate ta muito leve e que ainda ele esta desengatando sozinho (parece que a alavanca ficou boba). Como faço para testar seu funcionamento o que pode estar estragado?? Procurei no fórum e não achei nada parecido por isso abri este tópico.
    Camarada Adonay, não sei se existe outro modo, mas se você retirar uma das transmissões do carro, dianteira ou traseira , ele só irá andar com bloqueio acionado e então você poderá ver se ele esta funcionando ou não.

Citação Postado originalmente por wltreis Ver Post
    Camarada Adonay, não sei se existe outro modo, mas se você retirar uma das transmissões do carro, dianteira ou traseira , ele só irá andar com bloqueio acionado e então você poderá ver se ele esta funcionando ou não.
    Onde se lê "transmissão", leia-se "eixo cardan"!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    A forma mais simples de testar o bloqueio é levantar uma das rodas, e com o motor ligado, realizar o seguinte procedimento:

- Teste do bloqueio desengatado: engatar uma marcha e soltar suavemente a embreagem. Se o carro não se mover e a roda levantada girar, então o diferencial central estará desbloqueado.

- Teste do bloqueio engatado: engatar uma marcha e soltar ainda mais suavemente a embreagem. Se perceber que há alguma tendência do carro se mover, então o diferencial central estará bloqueado.

[]'s
    França.
    4X4 Brasil

Aconteceu a mesma coisa comigo ... meu carro tinha quebrado a junta homocinetica na trilha ... dai eu bloqueei e fui embora ... na segunda levei o carro pra oficina ... concertei a junta e fui embora ... no outro dia fui perceber que o bloqueio estava ligado.

A um tempo atrás aconteceu deu estar bloqueado na trilha e chegar no asfalto e não desbloquear, mas assim que fui fazer uma curva já deu pra perceber que o carro estava bloqueado, mas agora ... depois que aconteceu essa ultima não dá para notar diferença alguma ... Assim também como antes para eu tirar o bloqueio eu tinha que dar uma ré no carro se não o bloqueio não desengatava ... já agora o bloqueio desengata normalmente sem dar ré ... não sei se ainda está funcionando ...
    Pitbull Samurai 1.8
    Ex - Soviético Niva 1.6

Unhappy Foi mal!

Citação Postado originalmente por Girti Ver Post
    Onde se lê "transmissão", leia-se "eixo cardan"!
    GIRTI foi mal, é que eu nunca me lembro do raio do nome do eixo? Mas ainda bem que voces estão ai pra ajudar a consertar nossas falhas, abraço.

Usuário Avatar de Adonay
    Entrada
    26/03/2009
    Local
    João Monlevade/MG
    Galera, Obrigado pelas dicas assim que sobrar um tempo vou testar se esta funcionando, mas de qualquer forma vou ter que abrir a caixa pois mesmo que esteja funcionando ele esta desengatando sozinho.

Adonay de uma olhada no alinhamento das caixas pois se estiver mal feito causa o escapamento de marchas e talvez possa estar causando escapamento de seu bloqueio.

Usuário Avatar de Adonay
    Entrada
    26/03/2009
    Local
    João Monlevade/MG

video de quando o bloqueio funcionava bem

Camaradas, resolvi colocar aqui um video de quando o bloqueio funcionava bem. [ame="http://www.youtube.com/watch?v=JDMh_sVSBMM"]YouTube - bloqueio do niva é tudo[/ame]

Camaradas, resolvi colocar aqui um video de quando o bloqueio funcionava bem.
    Esse vídeo tá legal mesmo pra ver a diferença entre bloqueado e não... vlw

[]s
    4X4 Brasil

Acho que não entendi.

Olá, amigos.

Eu não entendo o porque não poderia fazer curvas ou manobrar meu Niva, independente do terreno, com o bloqueio ligado. Afinal, o bloqueio do Niva se entendi direito é no diferencial central e não nos diferenciais das rodas, sendo assim o problema não é na hora de fazer curvas, ja que os diferenciais das rodas continuam trabalhando como fazem normalmente, o problema é andar muito tempo com o diferencial central ligado, afinal ele desligado alterna a força do motor entre diferencial dianteiro e traseiro, enquanto quando ligado divide a força igualmente entre os dois diferenciais de rodas, dianteiro e traseiro.
    Acho que manobrar o carro com o bloqueio ligado só seria um problema caso o carro tivesse um bloqueio do diferencial de roda, como os novos Adventure da Fiat, ai sim no asfalto poderíamos forçar o diferencial a ponto de gerar sua quebra.
    Estou errado?

Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por edneyccruz Ver Post
    Olá, amigos.

Eu não entendo o porque não poderia fazer curvas ou manobrar meu Niva, independente do terreno, com o bloqueio ligado. Afinal, o bloqueio do Niva se entendi direito é no diferencial central e não nos diferenciais das rodas, sendo assim o problema não é na hora de fazer curvas, ja que os diferenciais das rodas continuam trabalhando como fazem normalmente, o problema é andar muito tempo com o diferencial central ligado, afinal ele desligado alterna a força do motor entre diferencial dianteiro e traseiro, enquanto quando ligado divide a força igualmente entre os dois diferenciais de rodas, dianteiro e traseiro.
    Acho que manobrar o carro com o bloqueio ligado só seria um problema caso o carro tivesse um bloqueio do diferencial de roda, como os novos Adventure da Fiat, ai sim no asfalto poderíamos forçar o diferencial a ponto de gerar sua quebra.
    Estou errado?
    Camarada, você não considerou um detalhe.

Quando se faz uma curva, além das rodas de cada eixo girarem em velocidades distintas, girando mais rápido a do lado externo da curva e mais lenta a do lado interno pela diferença de distância percorrida, haverá também diferença de rotação entre as rodas do eixo traseiro e as rodas do eixo dianteiro, já que deslocando-se para frente, a roda traseira do lado interno da curva girará ainda mais lenta que a roda dianteira do mesmo lado, e também haverá diferenças de rotação entre as rodas dianteira e traseira do lado externo da curva, e a razão é simples: como apenas as rodas dianteiras mudam de direção, as rodas traseiras jamais fariam o mesmo traçado das rodas dianteiras, gerando assim velocidades diferentes entre os eixos. Resumindo, se você fizesse uma curva de 360 graus e deixasse marcado no piso o traçado feito pelas rodas, provavelmente teria 4 círculos de tamanhos distintos, e assim, obviamente, cada roda que traçou aquele círculo girou em velocidade distinta das demais. Daí a razão de haver um diferencial central para compensar essas diferenças de rotação entre os eixos dianteiro e traseiro.

[]'s
    França.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

Permissões de Postagem