Essa modernização da linha de produção e do antigo NIVA (atual Lada 4X4) só foi possivel graças à "injeção" de dinheiro proporcionada pela "join venture" Chevrolet/Autovaz, caso contrário, a Autovaz ainda estaria produzindo o antigo NIVA, em fábricas antigas e sem poder atender à demanda do mercado europeu. Ou seja, a GM não roubou o nome NIVA, ela comprou o direito de usá-lo. Há males que vêm para bem. Se bem que esse "bem" poderia ser ótimo, se esse aumento de produção atendesse também à demanda do Brasil. Um exemplo de "join venture" na indústria automotiva nacional foi a criação da Autolatina (Ford/Volkswagen).
Essa união foi no estilo caracu e a Lada foi quem entrou com o **. Eu acho que essa união já acabou e a GM ficou com o direito de usar o nome Niva, um absurdo.
A Autovaz tem uma parceria agora com a Renault, inclusive vão partilhar plantaformas, e acho que a modernização das fábricas veio dessa união com a Renault.
a GM está reduzindo a oferta de modelos, além disso a Suzuki está "voltando" ao Brasil. Com isso o acordo que eles tem com a GM deve ter mudado... Se dermos MUITA sorte eles trazem o Crevrolet Niva para preencher este nincho mas continuo duvidando. Acho mais fácil que se concentrem na bagaça da Veraneio derivada da S10...
agora a menina dos olhos da gmb na categoria dos sport-utilities é a captiva, mas como não tem reduzida tem o problema da nossa legislação ridícula não permitir a homologação de uma versão a diesel... bem que poderiam trazer o niva em ckd e agregar alguns componentes nacionais, como o motor 1.8 flexpower... tb ficaria bom uma versão com o motor isuzu 1.7 turbodiesel de fabricação polonesa...