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Meu velho amigo começou a fumar...

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  • 20/05/2009, 21:45
    Buke
    Pouco rodado
    Na realidade, eu o comprei em 1997, com 33000 KM, de uma médica que o tinha comprado para ir ao sítio nos fins-de-semana. A nota interessante é que o sítio ficava a 20 km de Porto Alegre e pegava só 2 km de chão batido... Ela comprou-o zero em 1993. Estava novo mesmo. Tinha bolsa de ferramentas original, bomba de encher pneu, manivela de partida manual, manual do proprietário, chave reserva, calibrador e funcionava tudo, como funciona até hoje. É um amigão. Não o vendo de jeito e maneira.
  • 20/05/2009, 21:51
    wltreis
    Se isso não for semi novo...
    Citação:

    Postado originalmente por Buke Ver Post
    Na realidade, eu o comprei em 1997, com 33000 KM, de uma médica que o tinha comprado para ir ao sítio nos fins-de-semana. A nota interessante é que o sítio ficava a 20 km de Porto Alegre e pegava só 2 km de chão batido... Ela comprou-o zero em 1993. Estava novo mesmo. Tinha bolsa de ferramentas original, bomba de encher pneu, manivela de partida manual, manual do proprietário, chave reserva, calibrador e funcionava tudo, como funciona até hoje. É um amigão. Não o vendo de jeito e maneira.

    É Buke não foi zerinhonão mas foi por pouco, e como a maioria dos medicos são pessoas honestas, e voce rodou o que rodou, passou pertinho de ser zero bala!
  • 22/05/2009, 09:08
    Buke
    Viatura operante
    Niva pronto e rodando.
    Agora é só andar na manha do ganso por 500 km.
    Pela maneira que eu rodo vai durar 300.000 Km...
    O interessante deste Niva é que as crianças adoram. Parece um carro de brinquedo.
    Tenho outros veículos, mas o Niva é o que uso mais freqüentemente.
    Vou tirar novas fotos e postar para os colegas verem como se encontra hoje, safenado, o velho comunista.
  • 22/05/2009, 10:49
    Rones Jr
    Buke....tinha a mesma impressão....as crianças são vidradas no Niva....no meu...coloquei até umas adesivos "hot weels" na lateral...como se fosse uma versão comemorativa..sei lá!
  • 22/05/2009, 12:16
    BACALHAU
    Citação:

    Postado originalmente por Buke Ver Post
    Niva pronto e rodando.
    Agora é só andar na manha do ganso por 500 km.
    Pela maneira que eu rodo vai durar 300.000 Km...
    ...

    Olá, Buke.
    Você não colocou um zero a menos aí em cima, não?
    Leva muito mais que 500 km para os anéis de segmento, além de outros componentes, "assentarem perfeitamente".
    Pelo visto a viatura já está andando, mas seria interessante, logo após montar o motor, andar com o carro e acelerar suavemente até aos 75 km/h deixando, com ele engrenado, deixar a velocidade cair para 45 km/h, novamente acelerar suavemente até atingir de novo 75 km/h, até completar dez vezes esse ciclo. A finalidade é aplicar uma carga ao motor, em períodos curtos e em sucessão rápida, logo após o aquecimento do motor. Isso empurra os anéis do pistão contra as paredes do cilindro com pressão crescente e resulta num assentamento rápido e uniforme dos anéis. Isso seria uma espécie de pré-amaciamento.
    Nos primeiros 3mil a 5mil km, não se deve rodar em altas velocidades/rotações por muito tempo.
    Troque o óleo e o filtro de óleo ao completar 1mil km depois da retífica. Repita a mesma operação aos 2mil e depois nas trocas regulares.
    Não se assuste se por um breve período inicial o seu motor aparentar consumir um pouco mais de óleo do que o normal, pois, apesar de hoje em dia o período de assentamento ter sido reduzido à medida que os anéis e cilindros estão sendo fabricados com maior precisão, todos os motores, novos, retificados ou com anéis novos, exigem um período de amaciamento para obter o máximo controle na fuga de gases e óleo. Isso é obtido após o desgaste de levíssimas irregularidades das faces dos anéis e das paredes do cilindro.
    No mais, desejo vida longa e muita diversão para você e o seu "russo safenado". :palmas:
  • 22/05/2009, 15:23
    Girti
    Citação:

    Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Olá, Buke.
    Você não colocou um zero a menos aí em cima, não?
    Leva muito mais que 500 km para os anéis de segmento, além de outros componentes, "assentarem perfeitamente".
    Pelo visto a viatura já está andando, mas seria interessante, logo após montar o motor, andar com o carro e acelerar suavemente até aos 75 km/h deixando, com ele engrenado, deixar a velocidade cair para 45 km/h, novamente acelerar suavemente até atingir de novo 75 km/h, até completar dez vezes esse ciclo. A finalidade é aplicar uma carga ao motor, em períodos curtos e em sucessão rápida, logo após o aquecimento do motor. Isso empurra os anéis do pistão contra as paredes do cilindro com pressão crescente e resulta num assentamento rápido e uniforme dos anéis. Isso seria uma espécie de pré-amaciamento.
    Nos primeiros 3mil a 5mil km, não se deve rodar em altas velocidades/rotações por muito tempo.
    Troque o óleo e o filtro de óleo ao completar 1mil km depois da retífica. Repita a mesma operação aos 2mil e depois nas trocas regulares.
    Não se assuste se por um breve período inicial o seu motor aparentar consumir um pouco mais de óleo do que o normal, pois, apesar de hoje em dia o período de assentamento ter sido reduzido à medida que os anéis e cilindros estão sendo fabricados com maior precisão, todos os motores, novos, retificados ou com anéis novos, exigem um período de amaciamento para obter o máximo controle na fuga de gases e óleo. Isso é obtido após o desgaste de levíssimas irregularidades das faces dos anéis e das paredes do cilindro.
    No mais, desejo vida longa e muita diversão para você e o seu "russo safenado". :palmas:

    Decididamente, o Bacalhau está querendo nos humilhar... :-D Mais uma aula, desta vez de amaciamento! :concordo: :palmas: :palmas: :palmas:
  • 29/05/2009, 15:42
    Buke
    Amaciamento
    Bacalhau, legal sua dica. Os 500 a que me referi é a primeira troca de óleo. Ando tão na manha com ele que o amaciamento vai ser tranqüilo. O mecânico que montou o motor achou muito simples a concepção do motor e sua montagem. Nunca tinha feito um destes, mas achou muito bom.
    Estava já ansioso para voltar a guiá-lo. Apesar de ter outros carros, e até hotrods, é o carango que mais gosto de dirigir. Não é o mais fácil, nem o mais bonito, nem o mais econômico, mas é o mais querido.
    Algumas fotos atualizadas do Comunista abaixo.


    http://i516.photobucket.com/albums/u...9052009265.jpg

    http://i516.photobucket.com/albums/u...9052009264.jpg

    http://i516.photobucket.com/albums/u...9052009263.jpg

    http://i516.photobucket.com/albums/u...9052009261.jpg



    http://i516.photobucket.com/albums/u...9052009258.jpg

    http://i516.photobucket.com/albums/u...9052009259.jpg

    http://i516.photobucket.com/albums/u...9052009257.jpg

    http://i516.photobucket.com/albums/u...9052009255.jpg

    http://i516.photobucket.com/albums/u...9052009256.jpg

    http://i516.photobucket.com/albums/u...9052009254.jpg

    http://i516.photobucket.com/albums/u...9052009260.jpg
  • 29/05/2009, 16:06
    BACALHAU
    Carlos Alberto, você até pode chamar o seu NIVA de comunista, mas, se voltar a chamá-lo de velho...
    Risco a faca.

    Caaaaaaaramba, tá linda a sua viatura. Parabéns. :palmas: :palmas::palmas:

    Só não gostei foi aí da sua cidade. Rua limpíssima, sem uma sujeirinha no chão (exceto uma capa de máquina fotográfica e uma forração :mrgreen:), rua asfaltada e sem um buraquinho sequer, bem arborizada, casas bem cuidadas e com muros baixinhos... Ô lugar feio, hein? :mrgreen: É por isso que não gosto do Sul. :mrgreen:

    De que carro são esse retrovisores?

  • 29/05/2009, 16:26
    eniomurara
    Bacalhao ta coberto de razão.
    POXA ... assim nem tem graça ter um NIVA.

    Camarada ... teu NIVA realmente ta bonito. Parabéns.
    Tua cidade tbm .... parabéns. Parece as "EURÓPIA".
    T+
  • 29/05/2009, 16:30
    Buke
    Ruas legais
    Rapaz, tinha uma caixa de leite amassada que um papeleiro deixou cair !
    Estas casas de muros baixos são da Vila Militar ( oficiais ). Há um sentinela em cada esquina. A cidade está bem cuidada mesmo. O prefeito, Sanchotene Felipe tem 72 anos e simplesmente faz muita coisa porque não faz trambicagens. Aqui dá pra andar com os carrinhos bem baixinhos... Toda a cidade está asfaltada. Caminhões pesados não entram. Tem de fazer transbordo. A propósito, Uruguaiana é o segundo maior porto seco da América do Sul. Atravessou a ponte está na Argentina.
    Realmente a cidade é bem arborizada. Estes retrovisores são da antiga F100 ou equipavam os caminhõeszinhos Ford 4000 também.
    Eu gostaria de cuidá-lo melhor, mas como ando nele quase todos os dias aparecem os sinais de uso. Se a gente vai fazer tudo que aparece o carro não sai da oficina...
  • 29/05/2009, 16:47
    MRaizer
    Nossa, ta MUITO bonito! Deu uma sodade do meu... snif!

    Abraço
  • 29/05/2009, 17:23
    cesar_am
    Buke, muito lindo teu Niva !!

    Com toda esta gauchada rondando o Fórum, que tal criarmos um de cadastros
    de Nivas Gaúchos....e sonhando um pouco...organizarmos um Encontro Estadual....

    Valeu. Abraços.
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