Caros niveiros,
pra começo de converso eua apenas acho que o niva é cd. Creio que sim por vir originalmente com volante formuling e caixa gemmer.
Isso é um exemplo do conhecimento (talvez até errado) que venho adquirindo após a compra (de susto) de um niva branco.
Vou relatar algumas situações (sem ordem cronológica) em que passei a compreender o significado de alguns sintomas de problemas enfrentados.
FALTOU EMBREAGEM
Após praticamente estar estreiando o niva com o motor retificado, o tal me deixou ao lado da rodoviária, com o motor invejavelmente em boa forma.
O amigo que me vendera foi até mim e trouxe uma chave fixa (creio que 8 ou 9 mm) para fazer a sangria do sistema. Bastante simples uma vez identificado o cilindro hidráulico inferior.
Sai de volta pra casa e a mudança da 3a. pra 4a. foi frustrada. Já procurava o lugar pra encostar e consegui encaixar de volta a 3a., e assim foi até entrar em casa.
No tempo em que aproveitei pra ir amaciando o motor (nunca acima de 3000), comprei o cilindro inferior e levei pra troca.
O que ocasionou a "ruptura" do cilindro anterior foi a perda de uma de suas fixações (na caixa de ... velocidade?).
O mecânico tratou de fazer a fixação, pelo que entendi, praticamente no mesmo lugar, usando um parafuso de fusca (ou fuca, como dizem aqui).
Mandarei outros relatos ...
Abraços