A idéia do scoop (a lá 147 rallye) é boa. Usei um até me roubarem... saco!
Aquí vão outras sujestões, vamos lá:
Primeiro verifique as passagens de ar. Se houver frestas entre o capô e a entrada de ar, ou entre a peça plástica da entrada de ar e a lataria, pode entrar ar quente do motor por ali.
Feche também aqueles furos por onde passavam as mangueiras de agua quente para o aquecedor.
Depois disto vamos para o isolamento.
Vá a uma expecializada em refrigeração industrial e procure uma espuma preta (que parece ser de borracha). Ela tem uma polegada de espessura, se bem lembro e acho que 2 metros dá para o gasto.
Remova aquela maldita lã com piche da parede de fogo e por entre o túnel e o acabamento.
Use cola de sapateiro para fixar. No pedaço do tunel da caixa de marchas sugiro que cole no acabamento (por dentro) ao invés de no metal. Eu coloquei também no fundo do carro, por baixo do tapete, mas ai não passei cola.
Mais fresco e silencioso, só com ar-condicionado e/ou instalando aquelas grades do Volvo (que aliás estão guardadas aqui e nunca usei).