Antes de mais nada, uma dica: existe um forum específico para os Nivas, está em http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=34. Lá, você irá encontrar muitos tópicos sobre o russinho.
Respondendo parcialmente às suas dúvidas:
1.qual a kilometragem média de um niva 91/92/93?
Não dá para se determinar uma quilometragem média, são carros com mais de 15 anos de uso. Eu vendi o meu 90/91 há dois anos, eles estava com 240.000 Km, mas estava em ótimo estado. Todavia, já vi Nivas com pouco mais de 100.000 km em péssimo estado. De modo geral, a maioria certamente já virou os 100.000 Km, muitos até os 200.000 Km. Uma vez que o odômetro volta a zero após 99.000 Km, fica difícil descobrir se já virou uma, duas ou mais vezes. Portanto, o que vale é o estado geral do carro, pois através do estado do forro interno, do painel, das borrachas, etc..., pode-se ter uma idéia do uso do carro;
2. motor feito é roubada?
Não se o serviço foi bem executado por profissional(is) competente. Como cliente do Wilson há mais de 13 anos, sou suspeito, mas se o serviço foi feito por ele, deve ter sido bem feito.
3.quais as cores originais do Niva?
De 90 a 99, foram importados Nivas nas seguintes cores:
Branco, em 3 diferentes tons;
Vermelho, em 2 tons;
Grená (vinho), em 3 tons, sendo um deles, cor de suco de uva, só nos modelos 99;
Cinza claro;
Azul (raro);
Verde claro(muito raro)
Quanto à opiniao sobre os Nivas citados, sinto muito, mas é impossível dar uma opinião sem ao menos ver os carros, embora, é claro, para dar uma opinião com certa convicção, o correto seja examinar e experimentar os carros.
Boa sorte em sua escolha, se tiver mais dúvidas, escreva (como eu já mencionei acima, melhor escrever diretamente no fórum do Niva!).