É por aí, o Savius disse tudo! :concordo:
Versão Imprimível
Cara...vai nesse encontro dos Mineiros aí uai.
Bebe uma cachacinha daquelas boas e prozeia bastante sô.
Eles com certeza tem a galera que tem niva para o "dia a dia", tem a galera dos "passeios off road" e tem a galera de "trilha". Baseado nisso vc vai se enquadrar em algum desses grupos e tirar suas conclusões.
Eu ja fiz trilha com o meu niva, foram 3, companhei os CJ na boa e onde eles ficavam eu tbm ficava (atolado é claro), então na questão trilha fica praticamente elas por elas. Só um grande detalhe....colocar o NIVA numa trilha me deu uma DÒOOOOOOOOOOOOO do bixinho já um CJ pode riscar a lata ou mesmo amassa-la, quebrar um retrovisor, etc etc, que o dono nem da bola e ainda sai dando risada, no NIVA a história é outra, pelo menos no meu caso. Então faça um balanço geral da sua situação e intenções e tome a decisão mais acertada. ABRAÇO e BEM VINDO.
Mas posso te acegurar o NIVA é GUERREIRO.
Para evitar abrir um novo tópico com dúvidas semelhantes, vou aproveitá-lo para tirar minhas dúvidas. Imagino que serão de difícil resposta, porque muito pessoal, mas vou tentar.
A história é a seguinte, estou querendo comprar meu primeiro 4x4 bla bla bla bla, daí fui eliminando as opções pelo preço e pela necessidade. Queria um carro barato e com baixa manutenção, que coubesse pelo menos 4 pessoas e que permitisse pequenas viagens e algumas "trilhas". No início mesmo eu estava a procura de uma F75, mas desisti por frustração... hahahaah
Descobri que nesse período de crise financeira não se encontra um veículo 4x4 barato, mas que a manutenção de todos eles, segundo seus donos, "é semelhante ao de um carro normal do mesmo ano". Ah, o CJ foi excluído por isso, aqui na minha região você não encontra um por menos de 10 mil reais.
No entanto, surgiram dois veículos que aparentemente permitem as viagens e ainda dá para carregar mais gente de vez em quando: o Niva e o Samurai.
Em seguida passei a procurar o Samurai, porque permite maior número de adaptações (cerca de 95% do carro é adaptável) e porque permite maior conforto (Tem DH, AC, etc). Conclusão: Todos estão inflacionados. Os baratos precisam de arrumar muitos detalhes, o que acabando encarecendo, e os caros, nem sempre tão bons assim, estão acima do meu orçamento planejado.
Então passei para o Niva, que está sendo uma opção bem interessante, apesar dos votos contras aqui de casa ("é velho", "é importado e é russo"...hahaha). Estou evitando ouvir esses conselhos e procurando meu carrinho com paciência (a ansiedade está apertando).
Daí vem minhas perguntas:
1. O que vocês acham de minha escolha? (Não vale papo de apaixonado pelo carro.rsrs) Melhor desistir e partir logo para o Fiat Uno Ecomic?
2. Andei pesquisando e vi alguns vendendo e surgiu uma dúvida. A maioria dos Nivas estão com a lataria podre (parte inferior), mas a mecânica (de acordo com seus donos) está excelente. Quanto a mecânica eu tentarei ver com o mecânico (espero que seja possível), mas em relação a lataria e parte interna gostaria de saber se o reparo é muito difícil, por exemplo, se é fácil encontrar a caixa de ar e outras peças mais específicas localizadas nessa região?
Aguardando a opinião dos camaradas experts
Olá Fred, bem vindo ao fórum! Em relação as observações acima, duas ressalvas...
1o - O Niva é tão econômico quanto a maioria dos 4x4 de mesmo ano, tanto no consumo quanto na manutenção mas um carro 4x2 de mesmo ano não tem diferenciais, por exemplo... se os valores se enquadram no que vc considera barato, blz!
2o - Pelo menos aqui em SP um bom Niva (razoável) vc não encontra por menos de 10 mil tb... já vi muitos abaixo disso... nenhum em bom estado... todos precisavam gastar no mínimo 2 ou 3 mil pra ficar confiáveis... enfim... se vc pagar 8 mil, pode estar certo que provavelmente em seis meses terá gastro mais 4 mil pra deixá-lo em ordem.
Respostas em ordem:
1. O Niva satisfaz minhas necessidades... tenho dois filhos pequenos, mulher e uma casa de campo de difícil acesso para 4x2 onde levo bagagem... viajo na estrada com frio e chuva e não me importo com isso... enfim, vai da sua necessidade;:wink:
2. Em qualquer carro, sempre é mais fácil arrumar a parte mecanica do que a lataria... eu preferiria um carro inteiro de lata e com motor meia boca do que o inverso. :rolleyes:
Boa sorte :!:
Além de ser bem conveniente pra um vendedor que está com o carro todo ferrado falar que só a lata tá ruim, afinal, mecânica é difícil de comprovar e a lata tá ali "na cara"... principalmente quem tá conhecendo niva "agora", que costuma achar que alguns defeitos/vibrações/etc são normais...
O chato da lata ruim é que logo de cara tu sabe que vai gastar bastante $$ pra ajeitar... já a mecânica varia muito, e se estiver ruim, pode ter certeza que tu vai gastar mais do que gastaria com uma lanternagem (funilaria, seilá)
Eu pessoalmente prefiro ruim de lata e bom de mecânica... até porque lata dá pra postergar um pouco... mecânica não :parede: (e se tu for duro tipo eu, isso conta na hora de decidir heheh)
[]s
Fred, o Soldier já disse praticamente tudo que eu ia dizer, mas cabe uma observação importante:
Você escreve: "Queria um carro barato e com baixa manutenção, que coubesse pelo menos 4 pessoas e que permitisse pequenas viagens e algumas "trilhas" "
Veja bem, um carro de trilha é sempre testado em seus limites, estando, portanto, sujeito a quebras, que podem ocorrer tanto na trilha como depois, como conseqüência da trilha. Assim, ele será menos confiável para viagens. Isto vale para qualquer 4x4, o que muda é o tal do limite, ou seja, uma trilha que quebra um Niva ou um Vitara pode não quebrar um Toyota (este é uma exceção, é praticamente inquebrável! Só que é bem mais duro e desconfortável para dirigir... Não existe o 4x4 perfeito!).
Resumindo: você precisa decidir se quer um 4x4 para viagens a locais de difícil acesso para um 4x2 ou se quer um 4x4 para brincar nas trilhas. No primeiro caso, o Niva é uma opção, desde que em bom estado, é um "SUV de Pobre" (com a permisssão do Otávio... :mrgreen:). No segundo caso, é melhor você ficar com o seu 4x2 e comprar um CJ para brincar na lama. Senão, prepare-se para gastar dinheiro em consertos pós-trilha e pré-viagem!
Obrigado Camaradas.
Aí que tá... Como sou um duro como o Gustavo, não dá para manter dois carros. Um para "lazer" e outro para dia a dia... Como disse, até vi um CJ todo funcionando (como tivesse tanta coisa para funcionar hehehe), mas tá muito caro... hehehe
A minha prioridade seriam as pequenas viagens, até porque para viagens longa a crise financeira vivida pelo meu bolso não permite. Como cachoeira e praia é de graça, sempre dá para ir.....
Quanto as trilhas, só pretendo fazer aquelas consideradas leves de forma excepcional, embora o pessoal tenha ido de Frontier, cherokee em passeios alternativos... Sei lá onde esse povo arruma tanto dinheiro. Mas se eles vão e não quebram, acho que o niva também aguenta, certo?
Em relação ao gastar dinheiro, no que tange a carro, é uma solução... hahahaha
Vamos ver o que vai aparecer.
Veja bem...:pensativo:
Um Niva reguladinho faz 8km/l na cidade, normalmente menos...
Quem te falou que a manutenção de um 4x4 é igual a de um 4x2 nunca teve um 4x4... ou 4x2... jipes são mais judiados (mas nem todos) tem mais peças (dois diferenciais, duas caixas) e algumas peças são mais caras que o normal (são importadas e não existe similar).
Jipes são mais desconfortáveis que 4x2, alguns mais outro menos. O Niva é quente, fraco (motor de 60hp) beberrão, peças de qualidade duvidosa (algumas) e nem todos os mecânicos tem conhecimento ou vontade de por a mão... as vezes caímos nas mãos dos tacanhos...:parede:
Se você acha que ficando apenas com um 4x4 vai economizar din-din... veja bem...:pensativo:
Pô Otávio, assim eu vou ficar no meio de locomoção mais econômico que existe, o tênis... hehehe
Por enquanto eu não tenho e não posso ter dois carros. Espero que por pouco tempo... Ainda estou analisando os prós e contras de tudo... o díficil é a pouca oferta aqui na minha região. São poucos carros 4x4 a venda e menos ainda por pessoas confiáveis.
Mas falando em peças sem similar, estamos falando em peça de acabamento ou mecânica? Eu tinha prometido para mim mesmo que não entraria novamente num carro importado por conta das peças, mas não existe carro "nacional" 4x4 com preço acessível. Como eu vi CJ, F75 e Rural vendendo no valor máximo de 5 mil reais a uns 2 anos atrás não tenho coragem de pagar 15 mil neles...
Qto a fraqueza e a bebedeira do motor, tinha o plano de suportá-la por um tempo até trocar o motor por um a alcool ou a diesel (preferencia pq de baixa rotação). Sei lá, pelo que andei lendo e conversando com um mecânico conhecido, seriam opções interessantes. E, também, nem ando tanto assim. São 20 km (10 ida e 10 volta) em média por dia...
Olá, Fred.
Sinta-se em casa (mas não ponha os pés em cima do sofá, esse seu tênis está imundo :mrgreen:)
Não gosto de dizer o que as pessoas devem ou não fazer, até porque na maioria das vezes eu não sei nem para mim. E quando é alguém de que nem conhecemos o gosto, necessidades, etc., pior ainda.
Outra coisa que eu noto, é que, na maioria das vezes, quando uma pessoa pede uma opinião sobre algo, na verdade ela (ao menos inconscientemente) já decidiu. O que ela quer na verdade é um cúmplice.
Posso estar enganado, mas você já está bem inclinado a se "amancebar" com um NIVA.
Se eu estiver correto, balance a cabeça.
Ah, não disse? :mrgreen:
Então, meu caro, seja feliz. Você só vai saber se um NIVA lhe serve, se é o que você quer, se comprar um. Eu acho que a gente deve se arrepender somente do que não fez. Se você deseja um NIVA, compre um NIVA, mas...
NÃO SE AFOBE.
Veja de quanto dindin ($$$) você dispõe. Pesquise com calma, Aqui mesmo você pode encontrar o seu carro. Volta e meia algum colega sabe de algum bom para vender. Acredito que em São Paulo você tenha mais opções. E da sua cidade a Sampa é um pulinho.
Tenha em mente que um carro usado, por melhor que esteja (seja NIVA ou qual for), tem sempre alguma coisa a ser feita. Você certamente vai ter que gastar mais alguns caraminguás ($$$), pelo menos numa revisão básica.
Se não der certo, venda e parta para outro. (Só não me culpe :mrgreen:)
Desejo-lhe Boa $orte
Olá Fred...
Depois de ler os comentários da galera... muitos feras em Niva... decidi também escrever... na verdade tenho pouco tempo de Niva... e como já relatei aqui outras vezes acabei comprando o meu no susto... sem pesquisar muito... consequentemte não comprei um bom carro... Hoje ele está rodando normalmente... mais já teve algumas quebras, creio eu que devido a falta de manutenção pelo antigo dono, e não por ser um carro que quebre muito... eu também tenho pouca grana... troquei um uno fire que tinha no Niva e ele é meu único carro... hoje tenho tentando dar manutenções preventivas nele.. sempre de acordo com meu orçamento... e espero que um dia ele possa se tornar um carro bem confiável... mais tenho viajado com ele, e não tenho tido problemas...(depois da Expedição para Visconde de Mauá ele nunca mais quebrou... hehe) na verdade uso ele mais ou menos com a mesma finalidade sua... gosto de viajar... principalmente pelas montanhas e cachoeiras aqui de Minas... e faço uso dele também aqui na cidade.... nunca fiz trilhas... mais as vezes se aparecer algo mais leve e tranquilo eu até animarei... Acho um excelente carro... mais passo uns apertos com o consumo dele... realmente não é um carro nada economico... como já disseram.. se estiver muito bem regulado vai dar uns 7km/l na cidade.... o meu ainda está longe disso.. mais creio que ainda chego lá hehe... mais finalizando.. acho que o Niva é uma excelente compra tendo em vista o que você tá querendo... no mais boa sorte na escolha e boa compra