Powered by vBulletin

Soluções de emergência - diversão e aprendizado juntos!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 05/04/2009, 01:40
    BACALHAU
    1 Anexo(s)
    Se você quer fazer uma solda elétrica, o melhor mesmo é comprar uma máquina específica para esse fim. Existem umas máquinas de solda eletrônicas leves, portáteis e baratas, como esta: http://produto.mercadolivre.com.br/M...0v-fabrica-_JM

Agora, no meio do mato, na hora do aperto (corra para trás da moita :mrgreen:), o mais importante na hora do improviso, é a sua segurança. Antes de improvisar, analise com atenção o que você vai fazer e avalie os riscos. Eletricidade, ainda que em baixa voltagem (no caso 12 V) pode matar. O que mata é a corrente elétrica (amperagem). Uma intensidade de corrente de apenas alguns milésimos de Ampére podem ser fatais, independente da tensão (voltagem).
    Outros riscos devem ser levados em consideração, uma faísca, próxima ao conbustível ou mato seco, podem ter consequências imprevisíveis. Quem já viu fogo se alastrando em uma mata ressequida sabe o que eu estou dizendo.

SEGURANÇA ACIMA DE TUDO
  • 06/04/2009, 08:54
    cacanakagi
    Td bem... Mas quero ver vc se preocupar com segurança qdo estiver no meio duma serra da canastra com sua barra de direção quebrada e o socorro mais próximo a uns 100km....

Citação:

Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Se você quer fazer uma solda elétrica, o melhor mesmo é comprar uma máquina específica para esse fim. Existem umas máquinas de solda eletrônicas leves, portáteis e baratas, como esta: http://produto.mercadolivre.com.br/M...0v-fabrica-_JM

Agora, no meio do mato, na hora do aperto (corra para trás da moita :mrgreen:), o mais importante na hora do improviso, é a sua segurança. Antes de improvisar, analise com atenção o que você vai fazer e avalie os riscos. Eletricidade, ainda que em baixa voltagem (no caso 12 V) pode matar. O que mata é a corrente elétrica (amperagem). Uma intensidade de corrente de apenas alguns milésimos de Ampére podem ser fatais, independente da tensão (voltagem).
    Outros riscos devem ser levados em consideração, uma faísca, próxima ao conbustível ou mato seco, podem ter consequências imprevisíveis. Quem já viu fogo se alastrando em uma mata ressequida sabe o que eu estou dizendo.

SEGURANÇA ACIMA DE TUDO

• 06/04/2009, 14:22
    Prieto 4x4
    O "esquema" e levar um Zequinha desses:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=DfdxzvZe9Q8]YouTube - mc giver[/ame]

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
  • 06/04/2009, 22:15
    BACALHAU
    Citação:

Postado originalmente por cacanakagi Ver Post
    Td bem... Mas quero ver vc se preocupar com segurança qdo estiver no meio duma serra da canastra com sua barra de direção quebrada e o socorro mais próximo a uns 100km....

Já que o socorro mais próximo está a uns 100 km de distância e, presumo, que você esteja referindo-se ao socorro mecânico, pergunto: A quantos km está o socorro médico mais próximo para atender um acidentado?

Não me leve a mal, mas não saio nem até à esquina com uma pessoa que coloca uma barra de direção ou sei lá o quê acima de sua própria segurança pessoal. Que dizer a dos outros.

Um carro, seja ele qual for, pode esperar o tempo que for necessário alguém ir atrás de um socorro mecânico, mas no caso de você se acidentar, aguentaria esperar um resgate?

Eu me preocupo com segurança sim. Minha e dos outros em primeiro lugar. Depois vem o resto. Já vi muitos acidentes acontecerem na minha frente, alguns fatais, causados por pessoas imprudentes que nem sempre eram as vítimas. Pense nisso.

SEGURANÇA VEM PRIMEIRO, SEMPRE!
  • 06/04/2009, 22:44
    MRaizer
    Citação:

Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post
    O "esquema" e levar um Zequinha desses:

YouTube - mc giver

:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Impressão minha ou a música da entrada era ligeiramente diferente na versão brasileira?
  • 06/04/2009, 23:01
    Gustavo Niva
    Citação:

Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Impressão minha ou a música da entrada era ligeiramente diferente na versão brasileira?

Por coincidencia gravada na russia

Dizem que ele aprendeu tudo que sabe por ter tido um niva.... :mrgreen:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=U7DFsBcVMDA]YouTube - Rush- Tom Sawyer[/ame]
  • 07/04/2009, 14:20
    Prieto 4x4
    RUSH é sem comentários.........fantástica!!!

Mas acho que Tom Sawyer fazia parte da abertura da série na Globo....

O importante é sempre ter um Mac Giver na trilha...
  • 09/04/2009, 12:03
    Gustavo Niva
    Citação:

Postado originalmente por Prieto 4x4 Ver Post
    RUSH é sem comentários.........fantástica!!!

Mas acho que Tom Sawyer fazia parte da abertura da série na Globo....

O importante é sempre ter um Mac Giver na trilha...

Cara... eu (um pouco mais novo que vcs coroas hhehehe) conheci MacGyver antes de conhecer rush... então pra mim essa é a música da série, tocada pelo rush :mrgreen:

Era a da abertura da Globo sim...

E ninguém mandou tu "desistir" do niva tão rápido, mais uns anos e ia estar dando volta no MacGyver hehehehe

[]s
  • 09/04/2009, 12:09
    Prieto 4x4
    Citação:

Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    Cara... eu (um pouco mais novo que vcs coroas hhehehe) conheci MacGyver antes de conhecer rush... então pra mim essa é a música da série, tocada pelo rush :mrgreen:

Era a da abertura da Globo sim...

E ninguém mandou tu "desistir" do niva tão rápido, mais uns anos e ia estar dando volta no MacGyver hehehehe

[]s

E você acha que meu CJ não dá trabalho???? :putz::putz::putz:

O que não falta na minha maleta de "primeiros socorros" é silver tape, fios, arames, colas, parafusos, porcas, borrachas, cabos.........e um monte de peças sobressalentes.....

Já vi o pessoal levar para trilha motor de arranque, bomba d'água, bomba de gasolina........

Nunca se sabe o que vai precisar.....

:concordo:
  • 19/04/2009, 22:12
    cacanakagi
    Citação:

Postado originalmente por BACALHAU Ver Post
    Já que o socorro mais próximo está a uns 100 km de distância e, presumo, que você esteja referindo-se ao socorro mecânico, pergunto: A quantos km está o socorro médico mais próximo para atender um acidentado?

Não me leve a mal, mas não saio nem até à esquina com uma pessoa que coloca uma barra de direção ou sei lá o quê acima de sua própria segurança pessoal. Que dizer a dos outros.

Um carro, seja ele qual for, pode esperar o tempo que for necessário alguém ir atrás de um socorro mecânico, mas no caso de você se acidentar, aguentaria esperar um resgate?

Eu me preocupo com segurança sim. Minha e dos outros em primeiro lugar. Depois vem o resto. Já vi muitos acidentes acontecerem na minha frente, alguns fatais, causados por pessoas imprudentes que nem sempre eram as vítimas. Pense nisso.

SEGURANÇA VEM PRIMEIRO, SEMPRE!

Bom, blz... Se vc se preocupa tanto com segurança, fica em casa pq aí não acontece nada contigo http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...ons/icon11.gifhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/im...ons/icon11.gifhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/im...ons/icon14.gif... Acho que um pouco de bom senso de uma pessoa que fez um serviço desses no veículo seria no mínimo andar devagar até o local de um possível conserto... Já deu errado quebrando a peça e vc vai querer abusar andando numa rodovia ou andando acima de 20km/h numa estrada de terra é demais né.... Bom mas vamos voltar ao foco do tópico que é o conserto. Alguém já testou essa solda??? Eu cheguei hoje de viajem e ainda não tive tempo, mas quando testar, eu posto aqui...
  • 19/04/2009, 23:26
    jiper
    Muito bem...
    mesmo q se consiga uma corrente eletrica elevada, o que seria usado como eletrodo? Tem que testar se com 2 baterias e um eletrodo normal da solda e depois levar eletrodos pras trilhas e passeios.
    Ja fiz solda a estanho, usando um carvão de pilha quimica (comum) e bateria 12V. Soldamos um porta escova de um motor de partida, que foi "revisado" por um zé ruela dum eletricista, e no meio da trilha o jipe ficou sem partida, e impossivel fazer pegar no tranco pois o piso tava um sabão. O estanho por incrivel q pareça, surgiu da maleta de um dentista...kkkk nem ele sabia que tinha...kkkk...foi sorte mesmo.
  • 20/04/2009, 15:16
    Savius
    Citação:

Postado originalmente por jiper Ver Post
    Muito bem...
    mesmo q se consiga uma corrente eletrica elevada, o que seria usado como eletrodo? Tem que testar se com 2 baterias e um eletrodo normal da solda e depois levar eletrodos pras trilhas e passeios.
    Ja fiz solda a estanho, usando um carvão de pilha quimica (comum) e bateria 12V. Soldamos um porta escova de um motor de partida, que foi "revisado" por um zé ruela dum eletricista, e no meio da trilha o jipe ficou sem partida, e impossivel fazer pegar no tranco pois o piso tava um sabão. O estanho por incrivel q pareça, surgiu da maleta de um dentista...kkkk nem ele sabia que tinha...kkkk...foi sorte mesmo.

Senhores, quando postei esse episódio acho que não me preocupei em ser muito específico quanto ao procedimento e ao propósito.

Então vejamos:
    Primeiro, o propósito deste quebra galho, é somente de fazer um reparo provisório ou seja, alguns pontos de solda em algum suporte quebrado, parafuso espanado, etc..., somente para que possamos voltar para casa ou procurar um mecânico que possa consertar definitivamente o problema.

Segundo, deve-se estar preparado para isso, ou seja, levar na caixa de ferramentas o cabo chupeta, e alguns eletrodos finos de solda e ainda contar que alguem lhe empreste outra bateria.
    A ligação entre as baterias tem de ser em paralelo, pois não queremos uma voltagem alta e sim uma amperagem alta ou seja + com + e - com -, pois assim a amperagem das duas são somadas.
    Se uma bateria for de 60A e a outra de 70A, deste modo teremos 130A, que é suficiente para derreter um eletrodo fino.

Quanto ao eletrodo, depois deste episódio fui comprar alguns para deixar em minha caixa de ferramentas e explicando ao vendedor como eu os usaria, este me confimou que os eletrodos de Aço inox são mais fáceis de fundir.
    Testei em casa esses eletrodos usando novamente minha bateria de 70A junto a outra de 55A e soldei um pedaço de chapa à um parafuso grande e funcionou direitinho

Terceiro, concordo com o Bacalhau que a segurança vem em primeiro lugar e que devemos sempre avaliar o grau de risco em qualquer situação, mas segundo o título deste tópico, "Soluções de emergência - diversão e aprendizado juntos!", parte-se do princípio que todos usarão o bom senso e que nehum "mocorongo" vá querer soldar seu tanque de conbustível ou o cilindro de GNV ..........e nem soldar sem máscara olhando para solda.

Já ví muitos quebra-galhos em trilhas que são muito mais perigosos do que esta solda, e que são feitos com simples pedaços de cordas, tomando-se o devido cuidado este procedimento é uma exelente Soluções de emergência.

Em fim, um eletrodo Inox de solda não custa mais que 2 Real e pedindo-se uma bateria emprestada, pode-se comprovar se funciona ou não e assim sanar qualquer dúvida.

Abraços...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:33.