x
Convex Datacenter
Página 8 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678
Resultados 85 a 96 de 96

Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    ...acho que é factível considerar usar um banco para combustível líquido e outro para gasoso, mas é só teoria. No forum Megasquirt Brasil não vi ninguém que tenha feito isso. Mas uma coisa é certa: seria possível gerenciar a injeção de combustível líquido e o avanço de ignição necessário para essa situação, e usar um mapa de ignição para ser usado apenas com o gas, fazendo algum circuito para desligar o acionamento dos bicos de combustível líquido quando fosse utilizado somente gás.
    Dá uma olhada nos fórums de países que tem GNV e megasquirt a mais tempo do que nós (italia, p.ex) que tu vai achar algumas "soluções" (ou pelo menos tentativas )

Que me lembre, se for pra usar só a ignição, não precisa desligar nada, é só colocar "0" em algumas tabelas...

Usuário Avatar de robertofs
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Só dois mapas? Caramba, é pouco... Queria algo com uns 6 pelo menos. Um para a curva do gás, outro para gasolina 100%, outro para a "batizada oficial", mais um para a 50%, outro para a 30% e, por fim, uma para alcool hidratado. E ainda que mudasse de um mapa para outro sem apertar botões! Será que alguém já fez um módulo com essas possibilidades? Acho que to querendo demais né? rs
    Na prática, duas tabelas já resolvem bem o problema. Com o álcool bem mais interessante que a gasolina em termos de desempenho e preço, usar gasolina pra que? Uma tabela para injeção e ignição usando álcool, e outra somente para ignição quando usar gás já seria melhor que nada. Em relação a megasquirt, você pode ter quantos mapas quiser, mas além dos dois armazenados no processador, só subindo outro utilizando um computador.

Os módulos da FuelTech e Pandoo trabalham com 3 mapas.

[]'s
    França.
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de MRaizer
    Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    O Flex da MS é pra inglês, ou melhor, americano ver. Não serve para o nosso caso.

Para os menos afortunados, ainda há a opção da Megasquirt V2.2 com processador I, que resolve o problema de praticamente todo motor carburado, controlando injeção e ignição.

MegaSquirt-I Programmable EFI System PCB2.2

O detalhe por conta da V2.2 com processador I é que o projeto é aberto, e você pode fazer na sua casa.

[]'s
    França.
    Hummm vamos ver se eu entendi, a MS tem um rascunho de mapa flex safadeenho para usar aquela versão de gasolina cheia de alcool que americano está achando o máximo e ainda é de projeto aberto?
    Será que basta aumentar a memória dela para "atochar" mais uns mapinhas?
    (Alguém aí por perto de Sagres para convencer o Ademir Carchano a montar essa bagaça?)

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Hummm vamos ver se eu entendi, a MS tem um rascunho de mapa flex safadeenho para usar aquela versão de gasolina cheia de alcool que americano está achando o máximo e ainda é de projeto aberto?
    Cara, a MS não tem qualquer mapa padrão. Tudo é feito a seu gosto. É você quem monta os mapas. O que você pode conseguir por aí é um mapa com alguém que já tenha feito pra algum motor.

Será que basta aumentar a memória dela para "atochar" mais uns mapinhas?
    (Alguém aí por perto de Sagres para convencer o Ademir Carchano a montar essa bagaça?)
    A MS não usa bancos de memória externos ao processador. Então, está limitado à quantidade de memória do processador utilizado, e considerar mais memória e mais mapas onboard é considerar redesenhar a coisa, tanto no hardware quanto no software.

No meu caso, acho mais viável criar mapas para fins específicos e mantê-los em meu laptop. Se precisar, baixo o mapa X ou Y no processador da MS e abraço.

[]'s
    França.

Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agora que eu estava vendo os esquemas. Realmente, não tem "nada" lá dentro! Teria-se de montar um gerenciador, memória... Affe, trampo-pra-caramba! Pena que não sei fazer isso...
    Agora, ele faz esse chaveamento entre os mapas sem precisar de botão? Ou posso programar ele para que ele faça com ou sem o botão?
    (tá um calor dos infernos aqui, mas prometo q vou depois ler o máximo que eu puder entender sobre ela)

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    então modulo de injeção nenhum opera a "injeção" de gás e bicos injetores não operam com gás é um sistema diferente.

a pandoo e a megasquirt seriam inutilizadas no uso do gás.

Atualmente abandonei o uso da pandoo por termos terminado o projeto RACE que é um ENGINE CONTROL que tem nÀo só injeção mas é um módulo de igiçãoe pode operar até mesmo cambios automáticos tudo numa peça só.

Será lançada oficialmente em outubro

abraços
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Pessoal relendo o topico só rpa ajudar um pouco e explicar algumas coisas...

Procurar os "parametro originais russos da versão injetada" não ajuda no motor carburado de modo algum pois a injeção que andam colocando nem programada ou dimensionada para o motor é... por isso o uso das programáveis surte melhor resultado, sem dizer que multiponto é muito melhor em varios aspectos que nem preciso citar... monoponto na minha opinião, mantém oc arburador pois economia é a mesma...

Porque de uma programável? Simples, se você utilizar uma injeção de monza de kadett de tipo ou tempra ou santana todas são dimensionadas e com parâmetros fixos no máximo pra atender os regimes daquele motor, obedecendo até limites de configuração para o mesmo o que não se aplica ao motor do niva no caso.

A programável consegue ser uma injeção "genérica" da qual vc pdoe limitar os parâmetros que ela vai trabalhar tranquilamente, engana-se quem pensa que as programáveis são mais simples, pelo contrário, as originais tem limites de parâmetros menores e trabalham na faixa exata de cada motor... exemplo:

Original (considere um nivel de 0 a 100 pontos) tem o sistema fixo de 20 a 70 e não te dá opção nem por software algum de enxergar os primeiros 19 e de 71 em diante.

Programável de 0 a 100 liberado quem define os limites é você para ela se auto ajustar dentro do limite estipulado

Logo a megasquirt, fueltech, pandoo tem melhores respostas, e todas essas são injeções eletronicas...

já a RACE deixa de ser apenas injeção e é um ENGINE CONTROL, ou seja ela administra cambio auto, injeção, ignição, atuadores, turbo, nitro tudo numa coisa só... ela só depende da versão de software utilizado é como um computador vc (a grosso modo) formata e coloca o linux, op windows o que quiser mas o hardware é super dimensionado

só isso

abraços
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Agora que eu estava vendo os esquemas. Realmente, não tem "nada" lá dentro! Teria-se de montar um gerenciador, memória... Affe, trampo-pra-caramba! Pena que não sei fazer isso...
    Agora, ele faz esse chaveamento entre os mapas sem precisar de botão? Ou posso programar ele para que ele faça com ou sem o botão?
    (tá um calor dos infernos aqui, mas prometo q vou depois ler o máximo que eu puder entender sobre ela)
    Camarada, o "nada lá detro" é só o mapa. O resto, tem tudo. O módulo Megasquirt, depois de montado, é apto a gerenciar a injeção, ignição e controlar outros periféricos do motor. O que não tem "lá dentro" é uma configuração pro seu motor. Isso, como falei, ou você monta, ou tenta obter com alguém que já o tenho feito. Mas essa configuração é em nível de software. Quanto ao hardware, além do módulo, você precisará dos sensores:
    - CLT (temperatura da água);
    - MAT (temperatura do ar);
    - TPS (posição da borboleta de aceleração);
    - MAP (sensor de pressão absoluta, já previsto na maioria dos módulos genéricos);
    - EGO (sensor de oxigênio dos gases de escape, mais conhecida como sonda lambda)
    - Sensor de posição da árvore de manivelas para wasted spark (dispensa o uso de distribuidor para ignição), ou um sensor no distribuidor.

Os atuadores:
    - Injetores;
    - Atuador de marcha lenta (no caso do processador MS-1, o controle é feito através de uma válvula on/off ou pwm. Já com o MS-2 é possível utilizar motor de passo);
    - Atuadores extras (ventoinha, booster, nitro, shift light etc.)

E, claro, para tudo isso você precisará confeccionar um chicote para conectar os sensores e atuadores ao módulo.

Independentemente do módulo a ser utilizado, você precisará dos sensores, atuadores e chicote para viabilizar o gerenciamento eletrônico do motor e, obviamente, de um módulo de gerenciamento.

O chaveamento de um mapa para outro, no caso da MS, de forma automática, é possível quando, por exemplo, você tem um motor turbinado, e prevê o uso de um banco de injetores para a fase aspirada e outro banco para a fase turbo, o qual pode ser realizado por parâmetros oriundos dos sensores map e tps, geralmente. Mas para chavear automaticamente baseado no combustível, só derivando do protótipo Flex Fuel with Megasquirt, o qual requer outros sensores.

Recomendo ler os manuais da MS para se inteirar do assunto, caso tenha interesse em aprender.

[]'s
    França.

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por rubensx Ver Post
    então modulo de injeção nenhum opera a "injeção" de gás e bicos injetores não operam com gás é um sistema diferente.
    Você deve estar se referindo a módulos genéricos, pois o módulo do Fiat Siena TetraFlex faz isso, e utiliza para a injeção de gas bicos injetores distintos dos injetores de combustível líquido. Se considerar que independentemente do combustível ser líquido ou gasoso, o que determina sua vazão é uma válvula. O bico injetor é uma válvula, logo, porque um bico injetor não poderia ser utilizado para controlar a vazão de gás?

a pandoo e a megasquirt seriam inutilizadas no uso do gás.
    Não seria tão radical nessa afirmação. Pelo já exposto, se a vazão do gás pode ser controlada por uma válvula, em tese, seria possível a um módulo genérico controlar injeção de gas no coletor de admissão, como acontece com o Fiat Siena TetraFlex.

Atualmente abandonei o uso da pandoo por termos terminado o projeto RACE que é um ENGINE CONTROL que tem nÀo só injeção mas é um módulo de igiçãoe pode operar até mesmo cambios automáticos tudo numa peça só.
    A Pandoo, Fueltech, Megasquir, VEMS, Haltech etc., gerenciam um motor, tanto na injeção de combustível quanto no avanço da ignição. Gostaria que você descrevesse melhor os recursos do módulo que está desenvolvendo, como por exemplo:

Resolução para controle de injetores;
    Número de mapas em memória;
    Semi-sequencial ou sequencial;
    Tipo de atuador de marcha lenta comandado;
    Se opera em closed-loop;
    Se faz correção autônoma por sonda wide.

Enfim, nos dê mais detalhes, pois gerenciamento de injeção e ignição já é possível com a maioria dos módulos atuais, e o que difere um do outro são aspectos como os citados acima. Inclusive, o controle de câmbios automático do tipo Powerglide também é possível com vários módulos. Que tipo de câmbio automático você se refere?

[]'s
    França.

...já a RACE deixa de ser apenas injeção e é um ENGINE CONTROL...
    Rubens, onde posso acompanhar o desenvolvimento desse módulo?

[]s,
    Gustavo.

Entrada
    17/01/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Camarada, o "nada lá detro" é só o mapa. O resto, tem tudo. O módulo Megasquirt, depois de montado, é apto a gerenciar a injeção, ignição e controlar outros periféricos do motor. O que não tem "lá dentro" é uma configuração pro seu motor.
    Na verdade o "nada lá dentro era me referindo à falta de bancos de memória externos e gerenciador de memória.
    (Já estava com dor de cabeça, agora imagina como estou tentando lembrar das aulas de informática... Dói tudo!)

O chaveamento de um mapa para outro, no caso da MS, de forma automática, é possível quando, por exemplo, você tem um motor turbinado, e prevê o uso de um banco de injetores para a fase aspirada e outro banco para a fase turbo, o qual pode ser realizado por parâmetros oriundos dos sensores map e tps, geralmente. Mas para chavear automaticamente baseado no combustível, só derivando do protótipo Flex Fuel with Megasquirt, o qual requer outros sensores.

Recomendo ler os manuais da MS para se inteirar do assunto, caso tenha interesse em aprender.

[]'s
    França.
    Hummm muito legal isso! Vou ler sim. Abraços!

Entrada
    17/10/2005
    Local
    Goiânia/GO

Dando um "up" no tópico

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem