Mas os pneus originais do Niva (brasileiro) saíram de linha! Eram os Maggion 6.95/16. Bons pneus diga-se de passagem!
Versão Imprimível
Graaande Thiago, o que você chama de bons pneus? Lamento discordar de você, mas os Maggion eram extremamente ruidosos e duravam apenas cerca de 20.000 a 25.000 Km, se usados predominantemente no asfalto. Por que "bons"? Até os originais russos duravam mais...
O Desenho deles era muito bom, bom pro asfalto e bem razoáveis na terra. Pra colocar um deles no Niva, não existia a necessidade de se rebater paralamas, calçar o carro pra aumentar a altura. Eram pneus bonitos, 25.000km? Não acho que esteja tão ruim para um pneu do gênero!
Casavam muito bem com o carro. Os Russos costumavam estourar com facilidade por conta do clima.
Existem pneus com uma tecnologia mais apurada, mas pra aro 16? Sem precisar substituir as rodas do Niva, sem rebater ou cortar paralamas? Sem precisar elevar o carro? Aí as opções são realmente BEM restritas!
Conheço um modelo da Yokohama que é espetacular, mas custa R$ 500,00 cada um. Aro 16, radial, desenho excelente para o asfalto e encara muito bem a lama, mas o preço... Bem proibitivo, ao menos pra mim!
As Opções atuais são poucas. Nessas condições, ou é Rodorural, ou Radial comum (geralmente de Van, duro, desconfortável e que arrebenta com a suspensão do Niva) ou Militar. De resto, ou é 100% off road, ou custa o olho da cara, ou exige adaptações.
Levando tudo isso em conta, acho que os Maggion modelo Lada (6.95/16) eram uma excelente opção!
Aliás, um adendo: Ainda não troquei os pneus do meu Niva justamente por ficar nessa eterna dúvida entre modelos e tipos. E não quero substituir as rodas do meu carro, gosto delas. Como o carro está parado, ainda tô pesquisando, de repente monto os pneus novos lá na Bomer mesmo. Só não sei quais ainda.
Thiago, como o seu uso, pelo que eu sei, não será radical (trilhas), recomendo que você dê uma olhada nos pneus para vans, nas medidas 195 ou 205/XX R16 (melhor o primeiro!). São algo duros e pesados, mas não mais do que os enormes pneus que o pessoal põe nos pobres russinhos. Seu desenho é mais para o asfalto, mas encaram uma terrinha, e devem ser bastante duráveis, ainda mais se usados num veículo bem mais leve que as vans para os quais foram projetados.
Buenas!
Instalei num jogo de rodas de liga do Niva os Yokohama Geolandar 215/65 R16. O diâmetro é praticamente o mesmo do original e o aspécto aou meu ver ficou muito bom.
Jfranck:concordo:
215/65??? é isso mesmo com perfil baixo?? digo isso pq meu carro usa pneu 175/65 e acho baixo imagino isso de mesmo perfil no Niva ?:pensativo:
Abraços
serie 75/80 pelo menos
Ricardo, não esqueça que o número após a barra transversal é uma porcentagem, aplicada sobre o número antes da barra. Alguns exemplos:
Pneu em questão:
215/65 ==> 65% de 215 = 139,75
Pneu original Niva:
175/80 ==> 80% de 175 = 140,00
Como você percebe, a diferença de altura entre o pneu instalado e o original é mínima.
Outros exemplos:
195/70 ==> 70% de 195 = 136,50
205/70 ==> 70% de 205 = 143,50
Há um interessante site, que permite comparar pneus de diferentes medidas, como, por exemplo, as originais com alguma opção. O endereço é http://www.voxwheels.com/, vale a pena visitá-lo!
Gil isso eu sei , o que quiz expressar na msg , era que será que não ia ficar ou ficou muito baixo , parecendo " tunado" , pois algumas polegadas ja melhoram e muito !
abraços