Amigo Gil, respeitosamente, tenho que discordar do amigo quanto à sua afirmação de o fato da nossa gasolina possuir álcool não implica em problemas de corrosão. Tem e muito, tanto que a indústria automobilistica nacional investiu pesadamente em pesquisa para atenuar os efeitos corrosivos do álcool nos diversos componentes dos carros, tanto aqueles apenas a gasolina, como aqueles a álcool.
A única diferença entre o álcool hidratado, que abastece os veículos a álcool, e o álcool anidro, que é adicionado à gasolina, é a quantidade de cerca de 7% de água que é adicionada ao primeiro, como o nome já diz. No mais, absolutamente o mesmíssimo álcool. E não é essa quantidade de água que o torna significativamente mais corrosivo e sim pela alta concentração de agentes oxidantes existente no álcool, seja hidratado ou anidro.
Um dos maiores problemas da utilização do álcool como combustível é o seu potencial corrosivo. A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos e pode acontecer desde o tanque de combustível do posto revendedor (o combustível já entra no seu carro "sujo"), passando pelo tanque de combustível, bomba, sistema de injeção ou carburação até o motor do automóvel, diminuindo sensivelmente a vida útil destes componentes.
Os principais fatores que favorecem a corrosão do álcool
combustível são a acidez livre, o oxigênio dissolvido e a presença de íons cloreto, sulfato e metálicos. A presença destes agentes é devida tanto aos processos de fermentação e destilação do álcool, quanto por contaminações.
Tanto é que já foram feitos vários estudos ambientais e teses de mestrado que analisam o aumento da corrosão em tanques dos postos de combustíveis, causados pela adição de álcool à gasolina, por exemplo.
O que leva muitos a dizerem que o álcool hidratado é mais corrosivo é siplesmente por ele não ser diluído com outro produto, como a gasolina. Ou seja, em carro a álcool, o seu combustível é 100% álcool (na realidade 93% ácool + 7% água) ao passo que em um carro a gasolina temos "apenas" 25% de álcool diluidos em 75% de gasolina. Por isso a corrosão é menor, mas assim mesmo bastante significativa.
Quanto à maior ou menor resistência dos carburadores russo, não posso falar nada. Espero realmente que seja boa.
Zabumbas etílicos