Skinnie , o motor XUD que temos no Brasil , é o tipo XUD 9 A .
Esse motor equipava um jipe nacional feito numa cidade de Minas , quase que num processo artesal e também uma mini escavadeira Bob Cat .
Esse jipe chamava-se ( ainda tem muitos rodando e aqui tem o forum dele ) JPX .
Eu tive um JPX e no caso ele era turbo , original do fabricante JPX .
Hoje , encontramos esse motor usado, geralmente devido ao pessoal que tem o JPX , trocar por um motor mais potente , MWM ou InternaTional , ou Perkins ou outros a álcool .....
Isso porque o JPX tem chassi de aço e pode suportar o peso desses outros motores e compensa pois o jipe é muito bom .
O problema é que é mosca branca encontrar um desses em bom estado .A maioria ja esta muito rodado e com o cabeçote ruim . Quando o povo tira do JPX é porque esta no osso .
Eu ja tive um JPX ( comprei quase zero ) e posso dizer que é um motor bom para se rodar na média até uns 160.000 km , mais que isso só trocando o cabeçote , pois ele se deteriora pela temperatura e poder da explosão do diesel e do turbo ...
Ja o ap 1.9 diesel, é fabricado pela nossa VW no Brasil , mais pela nossa legislação ambiental , não pode rodar no Brasil em carros , nesse ponto somos mais preucupados com o ar doque vcs Europeus , pelo menos é oque parece.
Não temos nem esse motor e nem peças para vender em concessionárias VW , isso é proíbido pela lei .
Então só encontarmos esses motores no Paraguai , chile e Argentina .
Um novo , não sai por menos que 5000 Euros . No caso importado dos nossos Vizinhos Ermanos .
De vez enquando aparece um ou outros usado pela metade do preço .