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Convex Datacenter
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  • #1

    Agulha magnética




    Olá pessoal, é com grande satisfação que me integro à essa equipe de desbravadores!!!

    Comprei um Niva 90/91 todo original duas semanas atrás e estou tendo problemas com o desempenho do bichinho: ele falha na aceleração (tipo engasga) até mesmo em marcha lenta, quando isso acontece eu tenho que diminuir a rotação do motor e pisar bem pianinho para que ele volte a andar... muitas vezes ele morre também... a primeira vez que isso aconteceu foi na última sexta feira, eu estava em 4º marcha a 80 km por hora e ele começou a "engasgar"... agora isso ocorre frequentemente até em marcha lenta. Ele tem perdido potência em subidas também (nao sei se isso tem algo a ver com problema)

    Dando umas fuçadas juntamente com um camarada jipeiro, descobrimos que a tal da agulha magnética estava sem o reparo interno... pergunto: como é esse reparo interno? como posso resolver esse problema sem gastar muitas doletas? uma limpeza no sistema de carburação pode funcionar? desculpem a minha ignorância sobre motores e mecânica, mas tenho procurado muita literatura sobre mecânica automotiva e com o tempo aprenderei...

    Obrigado pela atenção.

    Luciano "NIVANA" Vaz

  • #2
    Não se pode ajudar ou confundir de uma vez , mas verifique também os gicles do carburador, no Niva que eu tive os sintomas eram parecidos e quando fomos ver os gicles eram muito fechados, quando precisava de uma maior alimentação simplesmente falhava.

    []´s

  • #3
    Valeu pela força Chacal, ontem verifiquei isso com um mecânico (nao especializado em Niva) e ele me disse a mesma coisa... deixei o NIVANA lá e hoje ele me ligou dizendo que o carro já responde bem melhor... mas ainda tenho que pôr esse bendito reparo da agulha magnética... o difícil é achar!!!

    Estou pensando seriamente em trocar de carburador...

    Valeu mais uma vez irmão!!! 8)

  • #4
    Dizem que é o mesmo carburador do Escort, inclusive além de trocar, pode trocar pelo do Escort a alcool e depois troque as velas tb por de alcool, assim economizará a troca no bolso em alguns meses.

  • #5
    Olha só,

    Em conversa com amigo meu que vende peças de Niva e também tem oficina. Ele me disse que não existe reparo para a agulha magnética; a solução que adotam quando não é possivel substituir a agulha e remover a agulha, remover a tampa da válvula elétrica (tampa amarela) retirar a válvula, repor a tampa e apertar, funcionar o veículo e ajustar a lenta com o aperto/desaperto da tampa amarela...

    []´s esperando ajudar

  • #6
    O consumo aumenta muito e o carro afoga muito fácil, já catei uns 2 assim.
    Procura em alguma loja de peças a solenoide inteira que é barato.
    Agora voltando ao inicio: que reparo interno é esse? A valvula tem a solenoide, dentro dela a agulha e uma mola e a ponta de latão. Só isso. A única coisa vedando é um oring no fim da rosca que fica no corpo da solenoide.
    Na minha opinião você está com a carburador entupido, o meu estava fazendo a mesma coisa, foi só tacar um .. esqueci o nome do treco mas é pra limpar bico injetor, é uma lata aerosol, esse treco é porreta pra limpar. E depois dele taca ar comprimido em todos os dutos dele. Não rpecisa tirar fora, só a parte de cima.

  • #7

    Agulha Magnética

    Valeu Porcão!!! Eu apesar de nao manjar nada ainda de mecânica, achei um pouco estranho esse tal reparo da agulha magnética... pois a mesma é completamente lacrada!!! como o cara vai fazer um reparo interno???

    Bom, mas o meu problema foi resolvido com um carburador Webber 460, pena que nao deu tempo de tentar a sua sugestão... mas o carb do Nivana está comigo e eu pretendo destrinchá-lo para limpar e coisa e tal, algum dia eu ponho ele de volta para ver se está funcionando.

    obrigado pelas sugestões pessoal.

  • #8
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    Olá..

    O seu comentario diz "diminuir a rotação do motor e pisar bem pianinho ", esse sintoma é bem tipico de bico injetor entupido ou diafragma do injetor danificado.

    O que acontece é que quando a gente pisa no acelerado a boboleta abre para deixar entrar mais ar, mas dai até que o venturi consiga compensar a mistura ar/combustivel acontece um "empobrecimento" da mistura, ou seja, muito ar e pouca gasolina. Para compensar essa situação os carburadores tem um sistema que "enriquece" a mistura (literalmente espirra gasolina ) dentro do carburador

    Em alguns carburadores tb. existe um gigles para compensar isso e podem estar entupidos.

    Um truque que as vezes funciona Tire o filtro de ar, ligue o motor, de umas aceleradas e tampe totalmente a boca do carburador ao mesmo tempo que acelera até o fim (O VACUO VAI PUXAR A SUA MÃO, a não ser que vc. tenha a mão muito pequena a ponto de entrar no carburador não tem qualquer perigo) antes que o motor afogue e pare tire rapidamente a mão e de umas aceleradas (acho que ficou meio confuso, eu sei fazer mas talvez não saiba explicar )

    Devido ao grande vácuo dentro do carburador ele arrasta os ciscos que estavam entupindo os gigles.

  • #9
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    Oppss...

    Esqueci de comentar sobre agulha magnetica, se ele funciona como no fusca, ele só serve para evitar o fenomeno de "auto ignição", ou seja, vc. desliga o contato e motor continua funcionando

    Ela funciona assim: quando vc. liga o contato ela puxa aquela agulha de latão que tem dentro e libera a gasolina para a marcha lenta, quando desliga o contato ela solta a agulha e ela tampa o gigle da marcha lenta.

    []
    Jorge

  • #10
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    Uma entrada de ar pode causar tudo isso!
    Dica: Troca o carburador por um brosol 2E e não te encomoda nunca mais. Até um de corcel 1.6 corpo simple é melhor que o do Niva, além de jogar aquela parafernalha toda de caninhos no lixo. Um caninho daqueles entrando ar ou entipido atrapalha o funcionamento e pode causar toda essa confusão.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    quando usava o carburador original cheguei a ficar 6 meses sem marcha lenta. O mecanico não achava o problema, e eu menos. Além de péssima performance, engasgos, etc até que coloquei um weber 460 . Boa decisão

  • #12

    Angry

    Voltando a pedir a ajuda dos camaradas, o russinho ta melhorando mas ainda não tá com a lenta normal, primeiro tava sem lenta e sem força, era o ponto q tava desregulado, resolvido; depois era o escapamento q fazia a lenta oscilar pq estava parecendo uma peneira, mandei fazer tudo novo no Tico Escapes, melhorou, mas voltou a oscilar e às vezes até a morrer, junto com o mago Wilson, descobrimos q o respiro do motor jogava óleo dentro do carburador e entupia o giclê da lenta, resolvido; depois descobri q a agulha magnética tá avariada, nem funciona, e a lenta continua oscilando, num morre mais, mas continua oscilando mto. Será q a tal agulha influencia tanto? Ou pode ser outra coisa?
    Na esperança de ser atendido mais uma vez pelos meus colegas niveiros e solidários.

    Habib's

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