Olá pessoal, é com grande satisfação que me integro à essa equipe de desbravadores!!!
Comprei um Niva 90/91 todo original duas semanas atrás e estou tendo problemas com o desempenho do bichinho: ele falha na aceleração (tipo engasga) até mesmo em marcha lenta, quando isso acontece eu tenho que diminuir a rotação do motor e pisar bem pianinho para que ele volte a andar... muitas vezes ele morre também... a primeira vez que isso aconteceu foi na última sexta feira, eu estava em 4º marcha a 80 km por hora e ele começou a "engasgar"... agora isso ocorre frequentemente até em marcha lenta. Ele tem perdido potência em subidas também (nao sei se isso tem algo a ver com problema)
Dando umas fuçadas juntamente com um camarada jipeiro, descobrimos que a tal da agulha magnética estava sem o reparo interno... pergunto: como é esse reparo interno? como posso resolver esse problema sem gastar muitas doletas? uma limpeza no sistema de carburação pode funcionar? desculpem a minha ignorância sobre motores e mecânica, mas tenho procurado muita literatura sobre mecânica automotiva e com o tempo aprenderei...
Não se pode ajudar ou confundir de uma vez , mas verifique também os gicles do carburador, no Niva que eu tive os sintomas eram parecidos e quando fomos ver os gicles eram muito fechados, quando precisava de uma maior alimentação simplesmente falhava.
Valeu pela força Chacal, ontem verifiquei isso com um mecânico (nao especializado em Niva) e ele me disse a mesma coisa... deixei o NIVANA lá e hoje ele me ligou dizendo que o carro já responde bem melhor... mas ainda tenho que pôr esse bendito reparo da agulha magnética... o difícil é achar!!!
Estou pensando seriamente em trocar de carburador...
Dizem que é o mesmo carburador do Escort, inclusive além de trocar, pode trocar pelo do Escort a alcool e depois troque as velas tb por de alcool, assim economizará a troca no bolso em alguns meses.
Em conversa com amigo meu que vende peças de Niva e também tem oficina. Ele me disse que não existe reparo para a agulha magnética; a solução que adotam quando não é possivel substituir a agulha e remover a agulha, remover a tampa da válvula elétrica (tampa amarela) retirar a válvula, repor a tampa e apertar, funcionar o veículo e ajustar a lenta com o aperto/desaperto da tampa amarela...
O consumo aumenta muito e o carro afoga muito fácil, já catei uns 2 assim.
Procura em alguma loja de peças a solenoide inteira que é barato.
Agora voltando ao inicio: que reparo interno é esse? A valvula tem a solenoide, dentro dela a agulha e uma mola e a ponta de latão. Só isso. A única coisa vedando é um oring no fim da rosca que fica no corpo da solenoide.
Na minha opinião você está com a carburador entupido, o meu estava fazendo a mesma coisa, foi só tacar um .. esqueci o nome do treco mas é pra limpar bico injetor, é uma lata aerosol, esse treco é porreta pra limpar. E depois dele taca ar comprimido em todos os dutos dele. Não rpecisa tirar fora, só a parte de cima.
Valeu Porcão!!! Eu apesar de nao manjar nada ainda de mecânica, achei um pouco estranho esse tal reparo da agulha magnética... pois a mesma é completamente lacrada!!! como o cara vai fazer um reparo interno???
Bom, mas o meu problema foi resolvido com um carburador Webber 460, pena que nao deu tempo de tentar a sua sugestão... mas o carb do Nivana está comigo e eu pretendo destrinchá-lo para limpar e coisa e tal, algum dia eu ponho ele de volta para ver se está funcionando.
O seu comentario diz "diminuir a rotação do motor e pisar bem pianinho ", esse sintoma é bem tipico de bico injetor entupido ou diafragma do injetor danificado.
O que acontece é que quando a gente pisa no acelerado a boboleta abre para deixar entrar mais ar, mas dai até que o venturi consiga compensar a mistura ar/combustivel acontece um "empobrecimento" da mistura, ou seja, muito ar e pouca gasolina. Para compensar essa situação os carburadores tem um sistema que "enriquece" a mistura (literalmente espirra gasolina ) dentro do carburador
Em alguns carburadores tb. existe um gigles para compensar isso e podem estar entupidos.
Um truque que as vezes funciona Tire o filtro de ar, ligue o motor, de umas aceleradas e tampe totalmente a boca do carburador ao mesmo tempo que acelera até o fim (O VACUO VAI PUXAR A SUA MÃO, a não ser que vc. tenha a mão muito pequena a ponto de entrar no carburador não tem qualquer perigo) antes que o motor afogue e pare tire rapidamente a mão e de umas aceleradas (acho que ficou meio confuso, eu sei fazer mas talvez não saiba explicar )
Devido ao grande vácuo dentro do carburador ele arrasta os ciscos que estavam entupindo os gigles.
Esqueci de comentar sobre agulha magnetica, se ele funciona como no fusca, ele só serve para evitar o fenomeno de "auto ignição", ou seja, vc. desliga o contato e motor continua funcionando
Ela funciona assim: quando vc. liga o contato ela puxa aquela agulha de latão que tem dentro e libera a gasolina para a marcha lenta, quando desliga o contato ela solta a agulha e ela tampa o gigle da marcha lenta.
Uma entrada de ar pode causar tudo isso!
Dica: Troca o carburador por um brosol 2E e não te encomoda nunca mais. Até um de corcel 1.6 corpo simple é melhor que o do Niva, além de jogar aquela parafernalha toda de caninhos no lixo. Um caninho daqueles entrando ar ou entipido atrapalha o funcionamento e pode causar toda essa confusão.
quando usava o carburador original cheguei a ficar 6 meses sem marcha lenta. O mecanico não achava o problema, e eu menos. Além de péssima performance, engasgos, etc até que coloquei um weber 460 . Boa decisão
Voltando a pedir a ajuda dos camaradas, o russinho ta melhorando mas ainda não tá com a lenta normal, primeiro tava sem lenta e sem força, era o ponto q tava desregulado, resolvido; depois era o escapamento q fazia a lenta oscilar pq estava parecendo uma peneira, mandei fazer tudo novo no Tico Escapes, melhorou, mas voltou a oscilar e às vezes até a morrer, junto com o mago Wilson, descobrimos q o respiro do motor jogava óleo dentro do carburador e entupia o giclê da lenta, resolvido; depois descobri q a agulha magnética tá avariada, nem funciona, e a lenta continua oscilando, num morre mais, mas continua oscilando mto. Será q a tal agulha influencia tanto? Ou pode ser outra coisa?
Na esperança de ser atendido mais uma vez pelos meus colegas niveiros e solidários.