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Tópico: Freio de Mão!

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  • #1

    Freio de Mão!




    O do Niva de vocês funciona?
    E se funciona, trava bem????

    Vi uma reportagem hoje no Auto Esporte sobre regulagem de freio de mão e lá disse que puxando a alavanca e ouvindo 4 travas, o carro já deve estar devidamente parado. Mas no meu eu puxo até 5 e o bicho nem parece estar com freio puxado... Talvez esteja na hora de ver isso... DUUUH!

    O freio de mão do Niva é passível de ser bom, ou está fadado ao fracasso?

  • #2
    Citação Postado originalmente por pedrokadaka Ver Post
    O do Niva de vocês funciona?
    E se funciona, trava bem????

    Vi uma reportagem hoje no Auto Esporte sobre regulagem de freio de mão e lá disse que puxando a alavanca e ouvindo 4 travas, o carro já deve estar devidamente parado. Mas no meu eu puxo até 5 e o bicho nem parece estar com freio puxado... Talvez esteja na hora de ver isso... DUUUH!

    O freio de mão do Niva é passível de ser bom, ou está fadado ao fracasso?

    Assisti a matéria tb...e fui correndo ver o meu, rsrsr.
    O meu trava...segura bem e nos 4 clicks.

    Uffa...menos um gasto.

    Léo.

  • #3
    Tem que dar um olhada nas lonas e se tem alguma regulagem...
    o meu funciona bem...

  • #4

    Regulagem do freio-da-mãe

    Para mim, só fico satisfeito se consigo puxar apenas três "cliques".
    Recentemente regulei do meu 4X2. Da maneira que faço é válido para o NIVA também.
    Levanto o veículo o suficiente para as duas rodas traseiras desencostarem do chão. Peço para alguém apertar a porca de regulagem do freio-de-mão e ao mesmo tempo vou rodando as rodas com a mão, devagar. As mesmas devem rodar com facilidade. Assim que começarem a travar, puxo a alvanca do freio e torno a soltar. As rodas devem voltar a rodar (volta completa) com facilidade a um leve toque da mão. Repito esses ajustes apertando mais ou soltando a porca até que eu consiga puxar a alavanca até o terceiro dente (clique).
    Se as rodas giram soltas apenas uma parte da volta, prendendo em certos pontos, pode indicar que o tambor está com desgaste desigual (ovaladas). Normalmente um pequeno passe no torno resolve o problema.
    É muito importante também, uma manutenção frequente do sistema na parte interna dos tambores das rodas, já que o acúmulo de sujeira e lama pode dificultar o acionamento das sapatas e outras partes móveis.
    Este ajuste do freio-de-mão é importante não apenas para o funcionamentro do freio de estacionamento, mas para a frenagem do veículo em marcha também, uma vez que ao manter as lonas mais próximas dos tambores, melhoramos a eficiência do sistema todo.

    Zabumbas

  • #5
    Usuário Avatar de eniomurara
    Entrada
    07/04/2008
    Local
    Benedito Novo/SC
    Idade
    59
    Posts
    368
    Agradecimentos: 0
    Olá Gente ... muito boa noite ... aproveito para me apresentar ... Enio Murara de Benedito Novo /SC, viatura NIVA/91 (branco), já acompanho vcs a 2 meses porém só agora fiz minha incrição no fórum e dou meu primeiro pitaco, na verdade faço minha primeira pergunta ... niveiro novo não tem nada a declarar tem sim muitas dúvidas e clama por auxilio e exclarecimento. Meu NIVA não tem freio de mão ... meu mecânico me falou q nem os cabos ele tem ... ou seja ... quais cabos são os recomendados pela comunidade ??? Tem um similar brazuca mais em conta e com o mesmo efeito ??? Desde já agradeço imensamente a acolhida e parabéns a todos pelas muitas horas de informação e exclarecimento que vcs todos ja me proporcionaram.

  • #6

    Thumbs up Beleza!!!

    Citação Postado originalmente por eniomurara Ver Post
    Olá Gente ... muito boa noite ... aproveito para me apresentar ... Enio Murara de Benedito Novo /SC, viatura NIVA/91 (branco), já acompanho vcs a 2 meses porém só agora fiz minha incrição no fórum e dou meu primeiro pitaco, na verdade faço minha primeira pergunta ... niveiro novo não tem nada a declarar tem sim muitas dúvidas e clama por auxilio e exclarecimento. Meu NIVA não tem freio de mão ... meu mecânico me falou q nem os cabos ele tem ... ou seja ... quais cabos são os recomendados pela comunidade ??? Tem um similar brazuca mais em conta e com o mesmo efeito ??? Desde já agradeço imensamente a acolhida e parabéns a todos pelas muitas horas de informação e exclarecimento que vcs todos ja me proporcionaram.
    Em primeiro lugar, seja bem vindo ao fórum!
    Enio, você tem que ir por etapas:
    certifique se o freio traseiro de sua viatura é original.
    Se for original, verifique se está funcionando via circuito hidraulico.
    Pode ser que esteja com freio traseiro adaptado, e aí em alguns casos acabam deixando o freio de estacionamento de lado (disco por exemplo).
    Agora, se estiver tudo ok e for original, aí vai ter de correr atrás do cabo original, sinceramente não sei se tem outro nacional para adaptar, vai precisar medir todo o sistema e ir procurar. Posso ver esse fim de semana se o freio do niva é de 2 ou 3 partes (alguns carros são assim).
    abraços e boa sorte.
    Abraços.
    A melhor viatura é a que se pode ter, sempre! Então seja feliz e não desmereça outras de forma leiga!
    Fábio.

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