
Postado originalmente por
Girti
Aguiar, o carburador não deve ser usado como "opcional", ele é parte importante do carburador, seu uso é normal em um motor carburado, pois a sua função é permitir as partidas com o motor frio. Se não está sendo necessário para as partidas com o motor frio, é porque a mistura do seu carburador está excessivamente rica, o que irá trazer um alto consumo.
IMPORTANTE: uma das piores coisas que se pode fazer a um motor é dar a partida no motor frio e, para "economizar" o afogador, não puxar o mesmo, e, ao invés disso, acelerar fortemente o motor, logo que ele pegar, bombeando com o acelerador. Nesta hora, o óleo ainda não chegou aos cilindros, portanto os mesmos irão funcionar com muito mais atrito. Além disso, estando o óleo frio, ele ainda não está com 100% de eficiência, o que também irá prejudicar as partes móveis do motor.
O correto é puxar totalmente o afogador, dar a partida e, logo que o motor pegar, empurrar UM POUCO o afogador, deixando o motor menos acelerado, mas numa rotação em que não "morra". Depois, é só sair rodando, DEVAGAR, para dar tempo aos lubrificantes das caixas de câmbio e de transferência, bem como dos diferenciais, de se aquecerem e de atingirem todos os pontos que devem ser lubrificados. Ou seja: não adianta esquentar o motor com o carro parado e depois sair "rasgando", com os demais componentes ainda frios, portanto sem lubrificação.
Após rodar por alguns minutos, é só ir empurrando, paulatinamente, o cabo do afogador para dentro, conforme perceba que o motor já está funcionando "redondo" na marcha lenta.