Postado originalmente por
cibonato
Prezados
BACALHAU e
Soldier, como dizía aquele músico brasileiro... Letra A, vamos começar!!!
Aqui no Uruguai é o seguinte... algumas áreas da indústrica e comércio são monopólios do governo da república; e uma delas são os combustíveis. Existe em Montevidéu uma refinaría da ANCAP (empresa do estado responsável pelo álcool e derivados) e o país compra petróleo crú para refinar nesta refinaría. Já dá para ver que o preço do litro da gasosa não será muito barato.
Outro fator importantíssimo é que o petróleo comprado pelo Uruguai é taxado segundo o
West Texas Intermediate. Isso mesmo, o petróleo dos EUA (que hoje está custando US$ 106,00 o barril).
Moral da história... gasosa aqui é R$ 3,20 o litro (a comúm).
Outra opção seria o diesel, só que já não é opção nenhuma porque antes todo mundo tinha carro a diesel (é extranho ver Palio, Corsa, Uno, etc a diesel), aí o governo começou a equiparar o preço e hoje o diesel está custando uns R$ 3,10 o litro.
Então, resumindo... quem tem carro aqui já sabe que vai rolar aquela furada de olho. Eu até poderia comprar um Niva a diesel, mas como vou ficar mais tempo rodando com ele no Uruguai mesmo, não é muito vantajoso. Bom, neste caso o Niva ia ser 0km.
Claro que estou fazendo contas para ver se realmente posso me dar o luxo de ter um Niva (carro no Uruguai é luxo, seja qual for), e segundo as contas que fiz, vou rodar entre 20 e 30km por dia. Trajeto básico casa-trabalho-faculdade. Feriado prolongado a idéia é viajar por aqui mesmo, percorrendo 200km em qualquer direção já dá para fazer um passeio bacana.
Bom, é isso aí. Acho que deu para entender o que estou tentando explicar.
Vou ficando por aqui!!!
Abração galera!!!