Com o advento da internet, a questão da dificuldade de peças praticamente deixou de existir. Não conheço o motor Fiat, mas de acordo com relatos de outros Niveiros, é um excelente motor. De qualquer forma, o XUD também não é ruim. É como o motor 2.3 da Pickup 504 Peugeot. Na Europa ele roda milhares, mais de centenas, sem precisar abrir. Aqui ele não aguentou muito. Como mexânico e curioso, digo que os fatores são vários. Os experts na área podem atestar. A começar pela qualidade de manutenção, combustível e óleo até à tropicalização, etc. Quanto à documentação, vejo diversos depoimentos na internet acerca de procedimentos realizados ou deixados de realizar em determinados locais do Brasil. Não sejamos hipócritas a ponto de não reconhecer que, de fato, existem lugares que o carro nem precisa ser vistoriado para ter sua documentação alterada. Por outro lado existem locais onde anualmente há necessidade de inspeções, etc. Mas quanto ao procedimento de regularização do motordiesel, a legislação - federal - é clara. Ela deve ser realizada em qualquer estado brasileiro, ainda que necessário rachar a cabeça (e às vezes o bolso) acionando o judiciário. Como sabem, entre 2001 e 2004 tive um Niva, o qual teve seu motor trocado para diesel. Afirmo aqui, mais uma vez, que realizei todos os trâmites no DETRAN aqui de Brasília. Reconhecidamente um dos mais burocráticos do Brasil no que tange a procedimentos como esse. Digo isso porque aqui um agente do DETRAN ganha em início de carreira mais de 5 mil reais, sem contar que há necessidade de possuir nível superior. Quero dizer, com isso, que as chances de termos servidores recebendo gorjetas para fazer ou deixar de fazer algo é mais difícil - nunca impossível, cabe salientar. E mesmo assim efetuei todos os trâmites perante o DETRAN e o órgão de inspeção do INMETRO sem qualquer auxílio de despachante ou tráfico de influência. Mas porque? Estava tudo embasado na legislação, logo não tinha como o órgão não cumprir a lei. Infelizmente para fazer valer nossos direitos no Brasil - principalmente - é necessário conhecermos a lei. Lei esta que vale tanto para nós quanto para os servidores públicos. Eles não possuem razão absoluta. Caso façam algo além da lei, podem - e devem - responder por isso. Seja um auxiliar administrativo em uma mera repartição pública ou até mesmo um delegado de polícia ou um juiz de direito. Brigar com funcionário público quando este está errado é como briga de rua. Quanto maior a altura (do seu cargo), maior o tombo, ou seja, maior a chance de a merd@ feder para o lado dele. Não estou aqui instigando ninguém a sair peitando servidores do Estado por aí. Longe disso. Nada melhor que conseguir algo dentro da devida urbanidade. Mas temos que saber agir nos outros casos também. Saudações a todos!
Eu tb tive um Niva com motor Fiat 1.7D entre 2006 e 2009, antes da Explorer. Ô bixim bom....ainda tenho saudade dele... Tinha radiador sob medida com ventoinha elétrica, dificilmente esquentava. O único problema era o alternador Bosch 90A. Como era posicionado muito baixo, vivia mergulhado na água/lama,... Tive que trocar o regulador de tensão 4x. Tb quase perdi o diferencial dianteiro, mas o meca fez um suporte mais reforçado e nunca mais tive problemas com nada...
tche wltreis; eu ja comprei ele assim, ta com os documentos todos certo, inclusive fiz vistoria e o numero do motor consta nos documentos assim como o combustivel DIESEL !! Mas creio que todo niva e possível colocar diesel, ele tem caixa de reduçao original!!!
o consumo ta na casa dos 12 km por litro de diesel, quais dicas tu ta querendo????
tche wltreis; eu ja comprei ele assim, ta com os documentos todos certo, inclusive fiz vistoria e o numero do motor consta nos documentos assim como o combustivel DIESEL !! Mas creio que todo niva e possível colocar diesel, ele tem caixa de reduçao original!!!
o consumo ta na casa dos 12 km por litro de diesel, quais dicas tu ta querendo????
Não entendo o que tem de ruim no ap 1.6 diesel. Eu tenho um Niva com este motor a 6 anos, só me deu problema no inicio e nem foi o motor e sim na embreagem por causa da adaptação mal feita (isso sim da problema, mas com qualquer adaptação mal feita) depois foi só alegria, motor econômico e jipe não é para corres, mantem os 90km/h tranquilo para mim está ótimo. Uso o Niva no dia a dia na cidade é só manter a manutenção normal que não dá problemas. O MEU EU NÃO VENDO POR NADA