O NIVA encontrou um espaço
Caros,
Considero que o Niva tem um nicho para 4X4 de baixo custo, apropriado para quem é mais "destemido".
Entendo que o comentário inicial foi uma brincadeira, mas, poderiam desenvolver isto para uma ajuda aos pretensos NIVEIROS, listando o que dá problema e como deveria ser substituido.
Eu quero ter um, e já tenho mais três amigos que estão se animando, mas, estamos um pouco assustados com os cuidados e problemas que temos que conhecer.
Se eu comprar um basicão, o que deveria trocar para não ter preocupação (já considero fazer um upgrade para o 1.7i)?
Sei que o NIVA não é um japonês como meu Mit, mas, acho que pode ficar mais "durão" e resistente para eu brincar no mato.
Quanto aos defeitos, imagina comprar um carro zero KM e só ter problemas mecânicos a ponto de abandonar o carro, pois, a Fábrica e concessionária não respeitam nenhuma lei do consumidor?! Este é o caso do meu PEUGEOT 206 em litígio a 4 anos, assim como tantos outros de proprietários enganados (é o carro com maior índice de reclamação até 2005, junto com a Citroen - por acaso são a mesma empresa).
Por isto, com o NIVA, acho que sabemos o que estamos comprando, só temos que tomar providências certas, as quais peço ajuda para minimizar (ou acabar) com qualquer dor de cabeça que ele possa me dar.
Abraços.
PRIMEIRO NIVA...não quero esqueçer.
Citação:
Postado originalmente por
Soldier
Colega, como vc viu (leu) neste tópico, esta tb seria um debate sem fim:roll:... não há como dizer, troque isso e aquilo e fique tranquilo... tudo depende do histórico do carro que vc comprar... pode ser que vc não precise trocar nada e pode ser que vc deva trocar de carro...
O que posso dizer é que se pretende mesmo fazer trilhas médias e pesadas, talvez este não seja o veículo apropriado devido a manutenção que o esforço exigirá, entretanto se isso não for problema, comece levantando a suspensão e colocando bons pneus... o motor original dá conta do recado, é confiável e forte para isso, mas com certeza deve saber que ele não é econômico e nem uma potencia no asfalto... no mais, uma boa revisão geral em um mecânico de confiança e que conheça o carro (em SP te recomendaria o Wilson) já basta pra começar a brincar... depois, de acordo com as suas pretensões vc mesmo verá o que precisa ou não fazer...
Só mais uma coisa... pesquise bastante, pesquise muito e depois, pesquise mais ainda... vc acabará encontrando coisa boa :-D
Boa sorte :concordo:
Valeu pelos comentários,
Faltou dizer onde é o Wilson e que pneu coloco (olha o preço!)
Sei que ele tem a limitação de um monobloco e não pretendo passar este limite. Mas, quanto ao custo de manutenção, será bem menor do que colocar minha IO na terra.
Como disse estou pensando em fazer algumas coisas:
MOTOR:
Fazer o upgrade na Status ou Bomer para o 1.7i, dizem que ganha mais 7vc e chega a 9,8KM/l na cidade
Ainda considero o:
FIAT M708 1.7 Diesel
VW AP 1.8
E mais remotamente o PEUGEOT 1.9 XUD9 sem turbo (por razões citadas anteriormente não confio na marca)
OUTRAS MODIFICAÇÕES
- proteçao anti-agua para distribuidor;
- tela para evitar/diminuir entupimento do radiador com barro;
- proteçao de peito de aço para frete e caixa do niva;
- Caixa de direção (Gemmer);
- Volante;
- Banco (trilhos);
- Comandos elétricos (frouxos);
- Subir escape (ou Snorkel);
- pontos de reboque dianteiro e traseiro;
- Ar condicionado (polemica!!), talvez por isto o AP;
- Freios (Modif. da Bomer)
- Levantar a suspenção
Já listei algumas mecânicas, tenho que colocar o Wilson agora:
Status (faz o 1.7i)
Bomer
Atacama (Kit BR)
Qualidade (RJ)
Fica a pergunta, onde procurar trincas ocasionadas por trilhas nos NIVAS que vou ver?
Abs