
Postado originalmente por
Marcio Rossetto
Se tratando de pivos de boas qualidades , pois se for piratão , não tem jeito mesmo , o maior problema na quebra dos pivos é a lubrificação .
Por ser um jipe , passamos com o Niva na água do mar , lama , lavamos em excesso , etc
Pois bem, a graxa que lubrifica vai embora rapidinho , inclusive porque a coifa de proteção não garante muito .
Sem lubrificante ,o excesso de atrito, gera o desgaste da rótula , então , o excesso de folga , conduz a golpes e quebra do Pivo .
Em muitos caso a oxidação interna da rótula por entrada de água , trava o pivo, ele chega a soldar por tribocorrosão e então como solicitado em um agulo maior numa trilha , ele não se movimenta e quebra .
Se o pivo tiver bem lubrificado , minimiza em muito as chances de quebra .
Como solução , busque sempre comprar pivos com bico graxeiro , para lubrificar uma vez por mês .
Senão tiver bico graxeiro , compre uma graxa líquida em Spray da Wurth HHS 2000 e aplique uma vez por mes e sempre após as trilhas .
Quando é aplicada, por estar dissolvida no gás do spary , penetra pela coifa e lubrifica internamente a rótula .
Se tiver paciencia , desmonta as rodas e com a mão injete graxa de homocinética . ( com Bissulfeto de Molibdênio)