x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25

Tópico: 1ª Quebra :(

1ª Quebra :(

Camaradas, enfim, depois de 3 anos comigo, meu Niva resolveu me deixar na mão... foi mais ou menos no km 130 da Raposo Tavares... quase em Araçoiaba... Aconteceu de forma estranha... Tava eu a 110km/h... De repente o conta-giros passou a se comportar de forma estranha, parecendo um contador Gêiser enlouquecido... oscilava abruptamente entre 3.000 RPM e 4.000RPM... a luz vermelha da bateria (aquela que tem sinal + e -), começou a piscar... Do nada, o conta-giros despencou para ZERO... o motor parou de funcionar... Como não tinha acostamento, parei em cima da sarjeta para não ser abalroado por algum outro veículo... Liguei a luz de alerta e fui lá eu fuçar debaixo do capô... senti um cheiro de borracha queimada e vi que a coifa da ventoinha estava solta e a correia raspou nela... incrível, mas, infelizmente, somente um parafuso prende a coifa ao suporte... apesar da correia estar meio danificada, vi que não corria o risco de arrebentar... verifiquei o restante e não notei qq outro dano... dei partida e percebi que o motor de arranque estava funcionando... abri o distribuidor e o cachimbo não apresentava estar danificado... verifiquei cabos de velas... bateria OK... aparentemente nada queimado, exceto pela correia meio danificada... Ao dar a partida, verifiquei que nenhuma, mas das luzes do painel acendia... como chegou o guincho, larguei mão e pedi para me deixar no auto-elétrico perto de casa... fuça lá, fuça aqui... e o veredicto do eletricista é que o miolo foi pro brejo... Alguém já passou por isso? Pelo que vi, dois fatores contribuiram para causar a pane no meu Niva... primeiro o fato da coifa ter se soltado e prendido um pouco a correia... segundo a quebra do miolo... mas será que a coifa, ao prender a correia, tenha causado mau funcionamento no alternador e isso causou a quebra do miolo? Depois dessa vou deixar de molho no auto-elétrico para uma revisão geral... qdo ligo as lanternas, todos os ponteiros sofrem um ligeiro aumento, marcando um pouco a mais do que deveriam... dizem que é aterramento deficiente de fábrica... Alguém sabe qual a melhor forma de obter um aterramento perfeito?

Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Camaradas, enfim, depois de 3 anos comigo, meu Niva resolveu me deixar na mão... foi mais ou menos no km 130 da Raposo Tavares... quase em Araçoiaba... Aconteceu de forma estranha... Tava eu a 110km/h... De repente o conta-giros passou a se comportar de forma estranha, parecendo um contador Gêiser enlouquecido... oscilava abruptamente entre 3.000 RPM e 4.000RPM... a luz vermelha da bateria (aquela que tem sinal + e -), começou a piscar... Do nada, o conta-giros despencou para ZERO... o motor parou de funcionar... Como não tinha acostamento, parei em cima da sarjeta para não ser abalroado por algum outro veículo... Liguei a luz de alerta e fui lá eu fuçar debaixo do capô... senti um cheiro de borracha queimada e vi que a coifa da ventoinha estava solta e a correia raspou nela... incrível, mas, infelizmente, somente um parafuso prende a coifa ao suporte... apesar da correia estar meio danificada, vi que não corria o risco de arrebentar... verifiquei o restante e não notei qq outro dano... dei partida e percebi que o motor de arranque estava funcionando... abri o distribuidor e o cachimbo não apresentava estar danificado... verifiquei cabos de velas... bateria OK... aparentemente nada queimado, exceto pela correia meio danificada... Ao dar a partida, verifiquei que nenhuma, mas das luzes do painel acendia... como chegou o guincho, larguei mão e pedi para me deixar no auto-elétrico perto de casa... fuça lá, fuça aqui... e o veredicto do eletricista é que o miolo foi pro brejo... Alguém já passou por isso? Pelo que vi, dois fatores contribuiram para causar a pane no meu Niva... primeiro o fato da coifa ter se soltado e prendido um pouco a correia... segundo a quebra do miolo... mas será que a coifa, ao prender a correia, tenha causado mau funcionamento no alternador e isso causou a quebra do miolo? Depois dessa vou deixar de molho no auto-elétrico para uma revisão geral... qdo ligo as lanternas, todos os ponteiros sofrem um ligeiro aumento, marcando um pouco a mais do que deveriam... dizem que é aterramento deficiente de fábrica... Alguém sabe qual a melhor forma de obter um aterramento perfeito?
    A primeira quebra a gente nunca esquece!

Que miolo quebrou, o seu, o da chave, o do alternador?

[ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Que miolo é esse irmão?! explique melhor

Gil, meu miolo deixou de funcionar há muito tempo, então não quebra mais... hehehe!!! Falando sério... me referi ao miolo de ignição... giro e não acende nada no painel... giro até o final e faz funcionar o motor de arranque, mas não dá partida... o eletricista testou o motor de arranque e o alternador, mas tudo OK... O que vcs acham? Ele acha que é problema do miolo (não o meu... rsrsrs)... só amanhã terei o parecer definitivo.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Xi.... essa estória de aterramento acaba em desfile no orgulho gay!!!

O regulador de voltagem pode estar apresentando problemas e pode ter dado uma queda na corrente o que faz aumentar a tensão no sistema e começa a aquecer tudo o que os fusíveis suportarem. Como o miolo não recebe fusível, ele está propenso a ser danificado sim, e talvez por sorte ele cortou a corrente geral.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Edintruder, pode realmente ser o regulador de voltagem... tenho um Totem ligado diretamente nos pólos da bateria e a leitura no visor é entre 12,5V, qdo o russinho está parado, e 15,9V, qdo o motor está ligado e acelerado... me falaram que não deve ultrapassar os 14V. Só fico encucado se realmente está fazendo a leitura que sai do regulador, pois não sei se o regulador está entre o alternador e a bateria ou depois da bateria. Fz mês e meio comprei um regulador novo, mas, por pura preguiça, ainda não troquei... me f. por causa disso...

Citação Postado originalmente por emtsuhako Ver Post
    Gil, meu miolo deixou de funcionar há muito tempo, então não quebra mais... hehehe!!! Falando sério... me referi ao miolo de ignição... giro e não acende nada no painel... giro até o final e faz funcionar o motor de arranque, mas não dá partida... o eletricista testou o motor de arranque e o alternador, mas tudo OK... O que vcs acham? Ele acha que é problema do miolo (não o meu... rsrsrs)... só amanhã terei o parecer definitivo.
    Edson, está realmente parecendo que o miolo (o da chave, não o seu! rsrsrs) está com algum problema, pode estar gasto, pode apenas precisar de uma revisão, para durar mais um pouco (mas é bom já ir pensando em substituição).

[ ]s
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

Usuário Avatar de ANDRÉHUFF
    Entrada
    25/08/2007
    Local
    Indaiatuba/SP
    Agradecimento: 1
    Ola Edson, bem vindo ao mundo dos nivas que não quebram mas sofrem panes ..... hehehehehe ............ na sua narrativa vc citou um sintoma importante e vou dar meu veredito de longe, se seu carro depois de esfriar pegou normalmente, posso dizer que seu problema é bobina, o que me chamou a atenção foi o fato do seu contagiro ter ficado loquinho antes da quebra, mesma coisa que aconteceu comigo em Itanhandu, como o sinal do contagiros vem da bobina quando ela esquenta e entra em curto o contagiros fica doidinho, queimou a iluminação dele tambem, por isso antes de mais nada verifique a bobina, ela pode ter vazado.

André - Nivahuff

Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Agradecimentos: 0
    Faz sentido.

Citação Postado originalmente por NIVAHUFF Ver Post
    Ola Edson, bem vindo ao mundo dos nivas que não quebram mas sofrem panes ..... hehehehehe ............ na sua narrativa vc citou um sintoma importante e vou dar meu veredito de longe, se seu carro depois de esfriar pegou normalmente, posso dizer que seu problema é bobina, o que me chamou a atenção foi o fato do seu contagiro ter ficado loquinho antes da quebra, mesma coisa que aconteceu comigo em Itanhandu, como o sinal do contagiros vem da bobina quando ela esquenta e entra em curto o contagiros fica doidinho, queimou a iluminação dele tambem, por isso antes de mais nada verifique a bobina, ela pode ter vazado.

André - Nivahuff

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Uma coisa está levando à outra.
    O Totem está lendo a voltagem da rede do veículo, aonde 15V é muito. Com isso irá queimar as lâmpadas muito facilmente, e pode também afetar a bobina. Uma coisa que acaba com a bobina é ligar a ignição e deixar ligado por muito tempo sem o motor funcionar, pois aquece a bobina e estraga o isolamento interno prematuramente.
    Na dúvida, pede para o eletricista testar o regulador de voltagem.
    Eu trocaria o reulador, a bobina e o miolo de olhos fechados pois são peças que costumam ter uma vida útil limitada.
    Olha o contato do chicote que prende por baixo do distribuidor, pois se ele soltar morre tudo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Rones Jr
    Entrada
    17/03/2006
    Local
    Vila Velha/ES
    Agradecimentos: 0
    Edsom,

tb acho que tá muito alta sua volategem de sistema. Para referência, no meu como alternador original e regulador de Corcel (analógico) ele marca em média 12,8. Em picos de acelaração, por segundos ele chega aos 14,1 - 14,3, mas logo volta para as 12,6 - 12,7 Volts, medidos sempre nos bornes da bateria.

Enfim, pode ser que um único fator tenha desencadeado uma série de problemas, mas ambos com o mesmo DNA!

Esse negocio do Niva quebrar sem avisar é chato né Ainda mais assim ....

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Eixo entalhado - Pq quebra?
      Por ojaneri no fórum Troller
      Respostas: 117
      Última resposta: 29/07/2016, 11:44
    2. Quebra mato
      Por Eduardo Thum no fórum Suzuki
      Respostas: 11
      Última resposta: 09/01/2008, 12:19
    3. Quebra Mato Niva e Alternador Bosch 55A
      Por Luiz Kristophor no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 5