Camaradas, enfim, depois de 3 anos comigo, meu Niva resolveu me deixar na mão... foi mais ou menos no km 130 da Raposo Tavares... quase em Araçoiaba... Aconteceu de forma estranha... Tava eu a 110km/h... De repente o conta-giros passou a se comportar de forma estranha, parecendo um contador Gêiser enlouquecido... oscilava abruptamente entre 3.000 RPM e 4.000RPM... a luz vermelha da bateria (aquela que tem sinal + e -), começou a piscar... Do nada, o conta-giros despencou para ZERO... o motor parou de funcionar... Como não tinha acostamento, parei em cima da sarjeta para não ser abalroado por algum outro veículo... Liguei a luz de alerta e fui lá eu fuçar debaixo do capô... senti um cheiro de borracha queimada e vi que a coifa da ventoinha estava solta e a correia raspou nela... incrível, mas, infelizmente, somente um parafuso prende a coifa ao suporte... apesar da correia estar meio danificada, vi que não corria o risco de arrebentar... verifiquei o restante e não notei qq outro dano... dei partida e percebi que o motor de arranque estava funcionando... abri o distribuidor e o cachimbo não apresentava estar danificado... verifiquei cabos de velas... bateria OK... aparentemente nada queimado, exceto pela correia meio danificada... Ao dar a partida, verifiquei que nenhuma, mas das luzes do painel acendia... como chegou o guincho, larguei mão e pedi para me deixar no auto-elétrico perto de casa... fuça lá, fuça aqui... e o veredicto do eletricista é que o miolo foi pro brejo... Alguém já passou por isso? Pelo que vi, dois fatores contribuiram para causar a pane no meu Niva... primeiro o fato da coifa ter se soltado e prendido um pouco a correia... segundo a quebra do miolo... mas será que a coifa, ao prender a correia, tenha causado mau funcionamento no alternador e isso causou a quebra do miolo? Depois dessa vou deixar de molho no auto-elétrico para uma revisão geral... qdo ligo as lanternas, todos os ponteiros sofrem um ligeiro aumento, marcando um pouco a mais do que deveriam... dizem que é aterramento deficiente de fábrica... Alguém sabe qual a melhor forma de obter um aterramento perfeito?

Que miolo quebrou, o seu, o da chave, o do alternador?

[ ]s