Gil, consegui um zero km com o Jossano. Não estou a fim de mandar recondicionar e viver a mesma situação... já pensou se quebra em plena hora do rush???
Versão Imprimível
André, valeu pelo toque! Liguei há pouco na auto-elétrica e ainda estão verificando outras peças do Niva... vou avisar a eles para verificarem a bobina também, mas acho improvável ser a bobina, pois somente uma única vez tive problema de superaquecimento com ela e foi logo que peguei o russinho, faz uns três anos atrás... Sobre vazamento, a bobina solta algum líquido? Tem cor esse líquido?
Edintruder, as luzes do painel não chegaram a queimar... o eletricista testou os fios do chicote do miolo com uma ponta de teste e todas luzes acenderam. Girando a cheva, nada acende... pelo visto é o miolo mesmo. Vou seguir sua dica e trocar as peças... já tenho o regulador de voltagem... o miolo de ignição e bobina vou comprar no sábado. Só não quero saber o custo disso tudo... arfff!!!
Putz!!! Nem me fala, Roveri. Mas engraçado que, antes de eu pegar a estrada, logo que sai de casa, meu Niva estava tentando dizer que não estava lá grande coisa... morreu três vezes... uma logo que tirei ele da garagem... outra qdo estava parado no semáforo... e, por fim, logo que cai na estrada... achei que fosse motor frio, pois liguei e já fui saindo, sem esquentar antes, como seria de bom costume. Logo na estrada, na ida, ele parecia estar meio amarrado, relutando em ir mais rápido, mas passou um tempinho, voltou ao normal... e só foi morrer na volta... Bom, na verdade, na segunda um dos faróis estava queimado... como estava chovendo esses dias, não tive o bom senso de verificar se era fusível, já que não adianta ver se a lâmpada estava queimada, pois é selead-bean (é assim que se escreve?)... talvez seja mesmo o regulador de voltagem causando sobretensão no sistema...
Edson,
Assim como nos demais carros carburados, deve-se observar o seguinte procedimento, nas partidas com o motor frio:
puxar o afogador até o final;
dar a partida SEM pisar no acelerador;
o motor deve pegar na primeira ou segunda tentativa (tentativas curtas, para não judiar da bateria!!!);
logo que o motor ficar "redondo" e começar a subir de giro, empurrar o afogador lentamente para dentro, de modo a não deixar o motor morrer, nem deixá-lo excessivamente acelerado;
sair com o carro ainda com o afogador um pouco puxado, de modo a não precisar queimar embreagem nem ficar bombeando o acelerador;
após rodar por alguns minutos, empurrar o afogador para dentro (se o tempo estiver frio, fazer isto mais tarde, pois o motor levará mais tempo para atingir a temperatura correta de funcionamento).
[ ]s
P.S.: a grafia é sealed beam (=raio/feixe de luz selado) :)
Gil,
geralmente meu russinho pega de primeira. No mais, faço exatamente como vc. São raras as vezes em que não pega na primeira vez... a segunda tentativa somente qdo o motor está quente... tipo, paro o carro e qdo volto, se o motor ainda estiver, algumas vezes não pega na primeira... faço isso sem pisar no acelerador, que é o correto, senão afoga e não pega mesmo...