Dilmar, tudo bem?
Desculpe a demora, mas estou postando as fotos da distribuição do meu niva, aproveito para colocar fotos das chapas de proteção do motor.
Abraços
Juca do Niva
Versão Imprimível
Dilmar, tudo bem?
Desculpe a demora, mas estou postando as fotos da distribuição do meu niva, aproveito para colocar fotos das chapas de proteção do motor.
Abraços
Juca do Niva
segue a foto do snoker do meu niva, pois vi um tópico falando a respeito
abraços
juca do niva
É uma questão de comprimento ! A caixa opala é muito mais comprida o que impossibilita a instalação . A não ser que vc retire o tanque de lugar e prolongue o túnel uns 30 CM (acho inviável)
A caixa de chevette é sussa, guenta muito bem Cj e Rural e o que é melhor. deu pau joga tudo fora e compra outra
A Grande questão sempre é como conectar com a caixa de transferência ! Cada um acha a sua solução
Outra questão a se pensar é com relação a redução final, se teu Niva tem uma relação de dif. 10/41 vale a pena procurar um cambio de chevette Jr.
E se vc faz muita trilha não tenha pudor em optar por uma cambio 4M é muito mais robusto, leve, facil de acoplar com a Tcase
Alexandre , eu não sei nem , to louco para comprar uma caixa de chevette e desmontar para ver se é melhor doque a do Niva .
Eu tenho duas caixas do niva e ja desmontei e montei algumas vezes esse cambio e vou dizer é bem resistente , pois possui rolamentos de rolo nos mancais , as engrenagens são bem dimensionadas e o eixo é bem feito e escalonado .O único problema é que as marchas são muita próximas e os engates muito curto , então por exemplo , se o garfo de engate gasta um pouquinho ja conduz a luva de engate de maneira torta e com isso engata mau a marcha e aí escapa .
O meu motor ap 2.0 trabalha com o cambio do Niva e vai bem , mas vira e mexe a segunda começa a escapar , antes era quarta , mas também so monto ou reparo com peças usadas , aí é fogo .
Niva com motor 2.0 sem a quinta é fogo, pois quase não usamos a quarta e precisamos de uma sexta .
Agora o cambio do opala é com certeza mais resistente doque o do chevette , mas como voce falou , ele é mais comprido . Os modelos mais novos não varetados parece que são mais curtos um pouco e mais práticos .
Acredito que há possibilidade de cortar o rabo do cambio num torneiro e encurtá-lo, colocar retentor , um rolamento no final... etc , não sei o quanto pode encurtar , mais não custa analisar .
É isso aí Giuliano, e agora estou usando no Niva o duplo acoplamento homocinético. Tem que ter mais um ponto de apoio na caixa de transferência. Realmente não vibra mais mas gera mais tranco ao arrancar, pois adicionando as homocinéticas, aumenta a folga entre componentes no sistema. Vou testar o acoplamento rígido, fixando uma caixa a outra, que deverá ficar melhor com menos manutenção.
Vou estudar essas caixas de marcha, pois pretendo trocar junto com o motor. A unica coisa que tenho contra a caixa do Niva é seu alto índice de ruído, principalmente na quinta marcha. Isso é que mata, pois até tirei o rádio que tinha no jipe - é impossível ouvir algo diferente de punk rock nele hehehe.
Então a caixa mais indicada no caso do Chevette com 5 marchas e montado com motor AP2.0 é a do Chevette Jr, correto?
E do Opala será ver a possibilidade da caixa do Opala mais novo...agora qual deles? têm 4.1, 2.alguma coisa.... Qual deve ser a relação entre marchas dessa caixa?
Olá maurício, tudo bem
O alto ruído na quinta , pode ter como causa o desgaste da engrenagem da quinta marcha . Tenho 2 cambios e ambas as minhas engrenagens da quinta apresentam desgaste acelerado. O dente fica fininho da engrenagem flutuante e passa gerar alto ruído .
Uma engrenagem nova custa R$ 300,00 a R$ 350,00 , um absuso , pois sabem que só essa que desgasta .
O cambio do chevette junior acredito que tem a relação muito curta , é melhor o cambio do 1.6 , se vc por o ap 2.0 .
Com relação ao cambio do opala , o seis cilindros parece que não saiu com 5 marchas . Então resta o cambio do modelo novo , não varetado , cambio 5 marchas .
segue ai um arquivo que acompanha os kits para adaptação de AP's vendidos pela Erosão 4X4. Pode ajudar alguém.
Pois é Marcio, mais um motivo para eu trocar de caixa. Eu tenho três caixas e uma delas com 40.000Km e todas com o mesmos ruídos.
A relação do Chevette e outros detalhes, lembro que foi colocado no tópico Nivopala, e realmente parece ser bastante interessante. Mas com o AP2000 surge mais uma necessidade:shock:: alongar as diferenciais para 11/43. Uma coisa leva a outra e aparece mais uma coisa a se mexer....:|:|:|:|:rolleyes:
Não 10/43, 11/43 = 3,9 O Jossano vende.
Pois é Maurício , eu ja estudei em colocar o cambio do chevette no meu ap 2.0 , mas não é tão trivial assim, porque o cambio do chevette é mais longo em quase 8 a 10 cm e a caixa de reduzida vai ficar encostando no túnel ou talvez nem caiba . Outra , só a flange tem 10 cm de espessura .
Aí na época alguns camaradas me falaram , joga o motor pra frente , aí tudo bem , só que pra isso tem que desacoplar o diferencial do motor quanto a sua fixação e aí vai ..... resumindo , pode jogar o kit do Barcelar no lixo , porque muda tudo .
Parece que o Bacelar fez uma tampa menor do trambulador do chevette que elimina esse problema . Agora na raça , da uma dor de cabeça pra por esse cambio.
Outra , se você reparar na flange do chevette para o ap 2.0 , para adaptação da caixa seca , verá que tem uma pancada de parafuso para apertar em toda a volta da caixa seca , então com certeza voce não vai mais poder colocar o cambio por baixo . Vai ter que por o motor no cambio. Pra mim por exemplo não compensa fazer isso , ou seja , perde-se a praticidade do brinquedo .
Se vc usa o esquema do Beto lá de Goias , que faz a junção rígida da caixa com o cambio através da gaiola , mesma coisa , vc não tira nem põe nunca mais o cambio por baixo na sequencia cambio e depois a reduzida , quando for trocar a embreagem por exemplo, pois vc não consegue apertar os parafuso da gaiola .
Ou seja , voce monta a gaiola e o cambio na bancada , põe embaixo do niva , fixa tudo e depois coloca o motor no niva . A praticidade de desmontar o bichinho ja era .
Isso é só para nós pensarmos um pouco , pois adaptação não é fácil .
O meu motor esta regulado, e com carburador w460 . Ele nunca me deixou na mão . Eu não botaria o ap jamais , acho que tem bom desempenho mas não é resistente . O motor do meu niva ja ferverveu 3x e nada aconteceu, ja o meu passat empenou o cabeçote rapidinho quando aqueceu uma unica vez.