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Resultados da Enquete: Não quanto você gostaria, mas quanto acharia justo...

Votantes
43. Você não pode votar nesta enquete
  • 20 000 a 25 000

    7 16.28%
  • 25 000 a 30 000

    6 13.95%
  • 30 000 a 35 000

    14 32.56%
  • mais de 35 000

    12 27.91%
  • Nem a porr@d@ eu comprava uma porcaria dessas...

    4 9.30%
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Resultados 13 a 20 de 20
  • #13



    Gustavo, o quanto quero pagar? Uns 13K...... mas com ar condicionado!!! eheheheh
    Sejamos realistas, um Niva 0km não sairia por menos de 50K. É só ver os preços dos carros 0km por aí...

  • #14
    Pessoal, o motor é um Peugeot XUD e não Renault... a Renaul não tem tradição em fabricar jipes, picapes e afins... Com certeza a intenção da Renault com a Lada serão os carros de passeios... Niva deve ficar a cargo da GM, mas com certeza não trarão ao Brasil, pois competiria com o Tracker...

    Qto ao valor de um Niva, com imposto e tudo não deve passar de R$55.000,00 (versão diesel).

  • #15

    Acho que tem a ver....

    Tradicionalmente, os impostos levam a culpa pelo alto preço dos carros brasileiros. A indústria costuma usar a alta carga tributária como uma espécie de biombo. A voracidade do estado brasileiro, é fato, beira a indecência. Mas as taxas sobre os produtos não são os únicos vilões dessa história.

    Ao se comparar diretamente os automóveis brasileiros com seus similares na Europa e nos Estados Unidos, descontados os impostos, a constatação é só uma: carro no Brasil é muito, muito caro. E isso em números absolutos, dólar a dólar ou euro a euro, sem relativizar o poder aquisitivo médio, que é muito maior em países desenvolvidos.

    Um exemplo: um Volkswagen Polo Sportline 1.6, com ar, trio, ABS e airbag (equipamentos sempre encontrados na Europa), custa R$ 60.095. Sem ICMS, IPI e PIS/Cofins, cai para R$ 42.668, o que equivale a 15.800 euros. Um Polo similar na Europa, sem impostos, sai por 12.768 euros, 23% a menos.

    Sem a desculpa da carga tributária, sobram poucos argumentos para justificar porque um Fiat Punto ELX 1.4 com ABS e airbag, feito em Betim, custa 18,5% a mais que o similar europeu, que ainda por cima tem uma plataforma mais moderna. Aqui ele sai a R$ 48.399, ou R$ 34.064 sem os tributos, o que representa 12.616 euros. Na Alemanha, o Grande Punto 1.4 Active, com os mesmos recursos, sai por 10.645 euros.

    A única explicação que sobra é a velha teoria de formação de preço: o preço de um produto é o valor máximo que o mercado aceita pagar por ele.

    Burocracia e produtividade
    Estudos do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) estimam que 10% do valor de um automóvel seja do famigerado "custo Brasil". Embora países como França e Alemanha tenham políticas sociais mais sofisticadas que a do Brasil, aqui se agregam os ônus da falta de infra-estrutura de transporte e até custos administrativos.

    Um exemplo: para cada R$ 1 bilhão faturado por uma empresa na Europa é necessário um funcionário para cuidar das questões tributárias. No Brasil, a proporção é de 20 funcionários para cada R$ 1 bilhão. "Essa burocracia também faz parte do custo", afirma Gilberto Braga, professor de Finanças do Ibmec.

    Por outro lado, um funcionário europeu recebe salário mensal médio de 3.000 euros, contra 500 euros médios de um operário brasileiro. Sem contar que, no chão da fábrica, a produtividade das plantas brasileiras é bem parecida com as obtidas em países desenvolvidos.

    Fábricas modernas, como a da General Motors em Gravataí, no Rio Grande do Sul, e a da Ford, em Camaçari, na Bahia, produzem cerca de 100 automóveis/ano por empregado, índice considerado altíssimo.

    Não há como negar que os impostos exercem um papel nefasto neste jogo. Por isso mesmo, as diferenças ficam ainda mais gritantes se a referência for os preços nos Estados Unidos, um dos países com menor oneração de taxas no mundo.

    Enquanto um Honda Civic EX no Brasil custa, sem impostos, R$ 45.027 (ou US$ 22.500), para os americanos ele custa US$ 15 mil. Ou seja: aqui é 50% mais caro. "O mercado dos EUA tem ganhos de escalas e custos mais baratos, e nosso mercado ainda é muito menor", diz Miguel José de Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças e Contabilidade.

    Lucros à vontade
    Aparentemente, há muitos motivos para esta gritante diferença de preços entre um país com renda per capita anual de US$ 5 mil, como o Brasil, e outros de US$ 30 mil para cima, como Alemanha, França, Itália, Espanha e Estados Unidos. E os lucros são certamente um deles.

    No ano passado, a Fiat do Brasil lucrou nada menos que R$ 804 milhões líquidos. No primeiro semestre deste ano, a divisão da General Motors para América Latina, Ásia e Oriente Médio auferiu US$ 414 milhões de lucro -- 67% das vendas deste braço são da América Latina. E a Ford alcançou US$ 255 milhões de lucro apenas no segundo trimestre deste ano no Mercosul. O tal do "custo Brasil", aparentemente, ainda deixa uma margem muito simpática para as empresas.

    E não se podem desprezar os "favores" que as montadoras costumam ganhar. Estados que querem abrigar novas fábricas acenam com as mais diversas regalias, que vão desde a doação de terrenos até isenção de ICMS e IPTU.

    Foram procuradas para falar sobre o assunto Renault, Volkswagen, Citroën, Fiat, Honda e General Motors. Nenhuma quis se pronunciar.

    FONTE: http://noticias.uol.com.br/carros/ul...t634u2644.jhtm

  • #16
    Usuário Avatar de rizk
    Entrada
    04/02/2006
    Idade
    42
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Ótimos dados Gustavo!

    Mas o que mais me deixa indignado é ver o quanto os automóveis são símbolo de status.
    Já cansei de ver cara que mora de aluguel, não financia um imóvel, mas vive financiando e re-financiando carro zero pra por banca e ainda olha torto pro Niva... Outro dia tive um ataque de risos qdo andava por um bairro e vi um vectra novinho na garagem de uma casa que deve custar no máximo 60 mil reais.
    As montadoras colocam a venda plataformas antigas ao valor que querem e as vendas estão sempre aumentando porque o povo paga sem pensar duas vezes... isso tudo sem falar em depreciação.
    Desculpa ter saido do assunto do tópico.

    Abraços

  • #17
    Não deixa de ser curioso constatar que o preço previsto para o Lada 4x4, caso realmente venha, é muito próximo do que a maioria considerou justo na enquete feita há alguns meses!
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #18
    Tava relendo meus posts nesse tópico, e é engraçado ver como a gente muda de opinião.... Hoje eu já acho que até uns R$45000, 50000 seria justo pagar, continuo não tendo o $$, mas acho justo hehehhe


    []s

  • #19
    Skinnie O Negócio Da Galera, é A Paixão Sobre O Niva, E A Propósito Será Que Tem Umas Fotos Do Seu Motor Instalado Pra Eu Poder Tirar Algumas Idéias?

  • #20
    vale entre 15 e 20 mil reais.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

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