o meu niva tb tem motor 2106 e curiosamente é de 91 tambem. Sera que saiu alguns nivas com esse motor? ou sera que por coincidencia ambos os nossos nivas foram adaptados?
Versão Imprimível
o meu niva tb tem motor 2106 e curiosamente é de 91 tambem. Sera que saiu alguns nivas com esse motor? ou sera que por coincidencia ambos os nossos nivas foram adaptados?
Na boa, acho que este motor é universal Lada da série...21XX. Não verifiquei o meu ainda...mas, quem poderia dar esta info com precisão é Sr. João Bomer...
Os motores 1600 de Niva e Laika (2105/6) são absolutamente iguais! Outras partes também, como bem sabemos. Detalhe: 2106 e o Laika SW!
Surpresa para mim é que tenham numerações diferentes, porém isso pode ter uma explicação razoável: tanto os 2121 quanto os 2105/6 eram produzidos em mais de uma fábrica/planta. Não seria surpresa que os motores produzidos para uma fornada de Laikas acabasse em Nivas e vice-versa.
A numeração do chassis dá uma pista de onde foram feitas. Vejam a tabela em http://ladaparts.ru/lada_parts.php
O Peter deu uma boa dica, que é checar com o detran se este motor está regular no carro.
Tenho uma hipótese, mero "chute" :mrgreen:: nestes 16-17 anos em que os Nivas mais antigos estão no Brasil, é possível que alguns proprietários, ao terem problemas com seus motores originais, tenham optado, devido ao menor custo, por trocar os mesmos por motores de algum Laika encontrado em um desmanche, ao invés de reformarem os motores que equipavam seus Nivas. Isto explicaria a presença de blocos "2106" em veículos "2121".
[ ]s
ainda acho q estes motores são universais...Lada AutoVaz 1.6....pronto! ...em Nada têm haver com os motores do Samara....
Mandei um E-mail para a Bomer solicitando informações .Vamos ver!!!!:stop::stop:
Estranho é que no site de peças de reposição não consta nada com 2106 para um motor completo.
Aos dois amigos que mencionaram que tem motor 2106,o que consta naquela plaquinha atraz da bateria que é o numero do chassis?So o começo.
O meu é 90/91 e consta XTA 212100 M e o motor é 2121.
O 8° digito diz qual é o motor,se for 0 é original(2121) ,se for 6 é 2106,conforme o site informado anteriormente(Lada parts)
Abaixo resposta do Sr.Bomer
Schneider
Os motores com o prefixo 2106 foram destinados aos veiculos Laika e Laika SW.
Os motores instalados nos Nivas estao gravados com 2121 como prefixo.
At.
Joao
Bomer Veiculos Ltda.
Av. Senador Vergueiro, 914 - Jd.do Mar
09750-000 - Sao Bernardo do Campo - SP
Fone/Fax.: (11)4125-0044
bomer@bomer.com.br
www.bomer.com.br
-----Mensagem original-----
De: schneiderhp
Enviada em: 13/02/2008 08:17:20
Para: bomer
Assunto: Niva
Poderiam favor me informar se foram importados Nivas ,principalmente 90/91, com motor 2106 em lugar de 2121.
Desde ja agradeço
Schneider
Portanto os motores 2106 foram montados posteriormente por alguem e pode haver problemas na hora da transferencia da documentação ,se não foram regularizados .
Peter,
como na época em que os carros foram emplacados não havia obrigação do motor...nem as fabricas informavam o número aos órgãos gestores.
Hj para sanar tal incongruência os Detrans têm solicitado um termo de compromisso do dono do veículo atestando a procedência do motor....(isso não vale para motores adaptados de outros carros, tipo AP)...então a partir daí o cabra vai ter problemas com motores...ao menos aqui no ES é assim.
Rones, é isso mesmo...:concordo:
Qdo. comprei meu Niva, oriundo do Rio Grande do Sul, eu morava em Itu, SP. Foi uma verdadeira "saga" no despachante, em razão deste termo referente ao número do motor. Segundo me informei, os números de motores da Lada não constavam da relação do DETRAN de SP...foi um saco para transaferir o carro...muita burocracia, aumentada ainda pela morosidade das "otoridades' da cidade em que ue morava na época.