Daniel, pra identificar o que é original ou não na sua viatura eu te dou um conselho: Estude.
Vá fuçando aqui no fórum, vendo as fotos das adaptações, vendo as originais. Analise o manual do proprietário e o do mecânico. Converse, etc. Pois dessa forma, com o seu conecimento adquirido, tu vai saber identificar as adaptações, aprender a ponderar melhor quando te falarem pra fazer algo na viatura, aprender qual peça é boa e qual nem tanto e por aí vai.
Agora se quiser algo de imediato, leve sua viatura a alguem que conheça e goste (aí vai ter que garimpar um assim também) que ele te ajuda e te fala o que é original, o que adaptação e o que é duvidoso. Mas o legal mesmo é você ir descobrindo. Pelo menos eu prefiro assim.
Quando compro um carro que não posso garantir a procedência sempre faço (ou procuro fazer):
Troca de óleo e filtro (por baixo e aproveito pra ver a característica do óleo - meto a mão mesmo - pode até não acreditar, mas diz muito sobre o motor)
Verifico o óleo da transmissão (no caso do niva: diferenciais, câmbio e transferência)
Também dependendo da situação a troca dos fluídos de freio e embreagem (dot 4 ok)
Vejo pastilhas e lonas
Folgas na suspensão e rolamentos (se possível de uma engraxada)
E dou uma geral no motor, procurando mangueiras trincadas, fios descascados, parafusos soltos, etc.
No niva também tem os locais específicos para se engraxar (cruzetas, cardã, etc...)
Ah, e o mais importante: Gaste uns 600 e troque a correia dentada do seu niva urgente!!!!!
brincadeira!!!
Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada!
Abraços e boa sorte!