As Lanternas Trazeiras Do Gorba, Perderam O Brilho, Estão Meio Foscas, Será Que Alguem Tem A Técnica De Recuperá-las.
É fácil, basta ter paciência: retire as lentes, ponha-as sobre um pano ou sobre um jornal, e passe (esfregue em círculos!) polidor de metais (Kaol, Brasso) com uma flanela macia. Deixe secar um pouco, depois passe uma flanela bem macia e limpa. Repita a operação, até as lentes adquirirem o brilho de peças novas (pode crer, irão ficar como novas!).
Provavelmente irão ficar alguns vestígios (brancos)do polidor, basta lavar as lentes com uma escova macia e sabão neutro (sabão de côco, por exemplo).
Gil, vc sabe me dizer se essa tecnica pode ser utilizada nas lentes de farol de carros mais antigos que estão com aquele aspecto amarelado de velho?
Trata-se apenas de um polimento da superfície, não irá alterar ou "revitalizar" as cores desbotadas. Para isto, será necessário, como já alguém já citou, o uso de tinta especial para vidros, que pode ser encontrada em casa especializadas em produtos para pinturas artísticas. Já usei esta tinta em um par de lanternas, há muito anos, e o resultado foi ótimo!
Galera, sobre revitalização de lanternas, achei uma reportagem antiga da revista OFICINA MECÂNICA sobre isso (segue anexo).
Sobre as LENTES especificamente, a reportagem fala a respeito em um "quadrinho" no canto inferior direito da última página...
As Lanternas Trazeiras Do Gorba, Perderam O Brilho, Estão Meio Foscas, Será Que Alguem Tem A Técnica De Recuperá-las.
Sem querer me intrometer mas já me intrometendo, se for pouco fosca, tenta dar um belo dum polimento com massa de polir e politriz, já fiz isso na do meu ex-niva, fica muito bom, mas se for muito, dá o polimento, lava bem com detergente pra sair qq óleo e pinta na pistola com verniz extrabrilho pra pintura automobilistica.